Será Que Eu Sou Trans Não Binárie?

Arte da Imagem: Peixel

Apoie nosso trabalho

Autoria: Luci

Ser trans não binárie é se identificar em alguma coisa, em um gênero, com uma característica. Ao mesmo tempo significa que você não se enquadra totalmente como homem ou como mulher, também significa que não você sente que não pertence ao gênero que te impuseram no nascimento.

Se identificar como algo ou alguém é um ato necessário para conquistar a busca de direitos e visibilidade pra suas necessidades e chamar atenção para desigualdades, violências e preconceitos que você sofre. É também um ato necessário para emponderamento próprio, autocompreensão, autodescoberta e amor próprio.

Ser algo te traz um sentimento de pertencimento a alguma coisa, nesse caso, a um grupo de pessoas que se identificam como você, passam pelas mesmas desigualdades, violências e preconceitos, precisam dos mesmos direitos e visibilidade que você. É também um preenchimento de um “vazio” que muita das vezes está ali pela falta de informação (porque o conhecimento de ser trans não binárie não alcança todas pessoas ainda). Se você é algo, você com certeza vai sentir essas coisas. Sentir que pessoas não binárias e trans meio que fazem parte de você. Ser algo também é entender que essa é só mais uma de suas características e que ela, mesmo que seja pra você a mais importante, você é alguém além dela. Mesmo que outras pessoas também sejam isso, cada uma é diferente uma da outra, e tem necessidades e desejos que podem ou não ser iguais aos seus.

O mais importante agora se você tem dúvidas é se questionar: “eu sou isso? me sinto feliz me chamando disso? aquelas pessoas ali me representam de alguma forma? ser isso me traz paz? isso acalma minhas dúvidas? se não, o que sou? do que eu realmente gosto?”.

E se também não chegar também fácil a lugar nenhum, se dê um tempo. Se reconhecer leva um tempo, e esse tempo é diferente para todes.

Tem também pessoas que não se identificam como homem ou mulher e não veem a necessidade de se enquadrar nem no termo “não binário” ou “trans”, e a gente também vai respeitar isso.

Desejamos boa sorte pra vocês ❤