Maratona de Hack cooperativo e colaborativo.

HackaTrama

Coletivo Trama
Coletivo Trama
Published in
4 min readJun 22, 2016

--

Fizemos esse post para falar do conceito do Hackatrama, explicar de onde veio essa ideias, tirar algumas dúvidas e mostrar como estamos preparando tudo para que o evento seja repleto de trocas e mão na massa.

Strike a pose!

A primeira coisa sobre o Hackatrama que tem ficar clara é que ele não é um Hackathon competitivo. A finalidade do Hackatrama é produzir um evento que junte diferentes habilidades, vontades e experiências para co-criar uma plataforma de iniciativas colaborativas de forma cooperativa.

De onde veio essa ideia?

A partir da nossa vivência e troca de ideias na rua, tivemos certeza de que é necessária uma plataforma digital que possa revelar a quantidade de coisas incríveis que acontece na rua e ainda permitir que mais pessoas possam participar delas (não só comparecendo, mas também ajudando a montar a iniciativa) para transformar a cidade!

Nessa pilha, apostamos todas as nossas fichas na rede e resolvemos convocar todos nossos amigos e parceiros em um “Hackathon” (Maratona de Hack) para construir esse produto, só de que forma colaborativa e cooperativa. Algo que nunca vimos.

O objetivo é que a plataforma seja um canal mais direto entre quem produz uma atividade de forma independente e quem busca participar e colaborar com este tipo de atividade.

A ideia é que ela seja uma ferramenta facilitadora de encontros, trocas de ideias e colaboração entre pessoas com interesses similares.

A proposta do dia é que todos juntos discutam e desenvolvam uma primeira versão nesse evento, um MVP (Mínimo Produto Viável em português) de código-livre que pode ser melhorado, adaptado e usado por outros no futuro!

Quem respondeu ao chamado?

  • A maior parte dos inscritos para o Hackatrama são desenvolvedores front-end e designers, seguidos de desenvolvedores back-ends. Quase 100% dos inscritos querem contribuir não só com a construção técnica da plataforma, mas também trazer ideias e sugestões de como isso pode acontecer.
  • Pessoas que querem aproveitar esse mundo digital para exponencializar processos de convivência, aprendizado, melhorias sociais, ou seja, qualquer iniciativa que funcione melhor em grupo.
  • Maior parte jovem (18–30 anos)
  • Apesar de muitos inscritos serem mais técnicos, temos também pessoas de marketing, conteúdo, filmmakers, dançarinos, arquitetos, produtores culturais, entre (muitos) outros.
Diversidade torna tudo mais colorido

Eu não sei nada de programação. O que eu posso fazer nesse Hackatrama?

Estruturamos um encontro que vai abrir espaço para as pessoas participarem a partir do que sabem, conhecem ou gostariam de se envolver.

Em grupos multidisciplinares, vamos botar designers, programadores, arquitetos, produtores culturais, dançarinos, publicitários e quem mais chegar para conversar sobre as funcionalidades que essa plataforma pode ter e resolver tarefas e desafios pensados com todos!

Cada grupo é um nó dessa rede descentralizada

Existem diversas questões a serem trabalhadas: desde a visualização de um mapa na tela, até como podemos divulgar e estimular que mais gente use, ou até mesmo qual modelo de negócio é sustentável para essa proposta… Enfim, essas e muitas outras questões vão ser levantadas e resolvidas por esses grupos e contamos com cada um de vocês para nos ajudar ❤.

O que não pode faltar?

Queremos que acima de tudo esse encontro seja um momento de troca, aprendizado, diversão, troca de ideia, networking e claro, a criação de uma comunidade de gente incrível pensando esse projeto!

Quanto mais gente envolvida, mais visões, opiniões e possibilidades nós temos para construir algo que seja usado e melhorado!

Construímos rede quando existe interação entre os grupos (pontos)

O Templo Co-working, um super parceiro do Trama, cedeu esse lugar incrível para a gente desenvolver esse projeto. Lugar maravilhoso e cool!

Templo Botafogo — Sãlao 01 — Co-working
Cê tá loko vei!!

Afinal, preciso pagar para participar?

Não, não precisa. Totalmente de graça, aberto ao públicoMAS vamos deixar uma caixinha de contribuição caso a galera queira ajudar.

É importante falar que estamos tirando tudo nosso bolso para isso acontecer.

Posso levar alguém?

Claro! Quanto mais melhor. Juntos somos realmente mais fortes e várias cabeças pensam melhor que uma só. Nessa vibe, queremos abraçar quem quiser participar e co-criar isso com todos.

Bora tramar?

--

--

Coletivo Trama
Coletivo Trama

O Trama é uma rede criativa, que busca criar conexões entre pessoas transformadoras, facilitando ações colaborativas na cidade.