Plataforma Trama: Colaboração e Engajamento em Iniciativas Colaborativas

Desde que o Trama começou, sempre sonhamos em usar a tecnologia para estimular as redes de pessoas que existem no Rio e no país: queríamos promover a interação entre elas e que mais pessoas se juntassem para realizar projetos e iniciativas incríveis.

Até hoje, um dos nossos principais objetivos é passar adiante o poder que as iniciativas colaborativas possuem, um projeto sempre pode ser maior e melhor se pessoas ou instituições colaborarem com ele. Queremos levar o conceito de rede e o valor de se conectar como um lema para nosso coletivo. Em suma, a rede já existe e nós queremos catalizar a conexão entre seus pontos.

Então, bora tramar?

Rede, malha, trama que pulsa e vibra!

A Plataforma // Por que? Como? O que? Quem?

Por que existe?

Porque a gente acredita no poder e valor das iniciativas colaborativas e criativas.

Como falamos lá em cima, nós vemos iniciativas, muitas vezes semelhantes, acontecendo de forma dispersa, dividindo público, espaço e dinheiro, ao invés de atuarem juntas e de forma coordenada. Com isso, o grande motivo de essa plataforma digital existir é a necessidade de estimular interação e engajamento de qualquer pessoa/instituição/organização em iniciativas para que elas sejam colaborativas.

Como ela funciona?

A ideia até o momento é que a plataforma funcione a partir da criação de conexões entre pessoas através de ações independentes, viabilizando a mudança que cada um deseja ver por aí.

Isso vai acontecer através de eventos, atividades ou projetos listados em uma interface digital (mapa ou outro) estimulando que qualquer usuário possa explorar o que está rolando na cidade. A busca e conexão entre pessoas vai rolar com o uso de #tags que vão indexar as informações e isso permite que cada usuário possa filtrar o que vê e se engajar no que tem interesse.

Ao criar cada iniciativa/atividade o usuário pode sugerir o que ele PRECISA que outras pessoas levem para que esse evento aconteça. Cada usuário-participante também pode OFERECER algo que não esteja na lista de acordo com a sua abundância e habilidade!

O que ela é?

O objetivo é que a plataforma seja um canal mais direto entre quem produz uma atividade de forma independente e quem busca participar e colaborar com este tipo de atividade.

A ideia é que ela seja uma ferramenta facilitadora de encontros, trocas de ideias e colaboração entre pessoas com interesses similares.

O que eu posso fazer nessa Plataforma Trama?

  • Projetos e iniciativas de qualquer tipo, nas quais você deseja unir pessoas para ajudar a montar esse projeto.
  • A ideia é você dizer o que precisa para uma atividade rodar e também convidar pessoas que podem oferecer o que você precisa e mais!
  • A sua iniciativa fica exposta na plataforma e você movimenta a rede em torno desse projeto para torná-lo colaborativo e maior, convidando amigos e divulgando ele por aí.
  • Pensamos em usar das redes sociais tradicionais para cada um poder chamar sua galera para pular dentro dessa rede "tramática" ;)

Exemplos de utilização da plataforma

“Quero realizar uma atividade de pintura dos muros da praça da minha rua. Eles tão há anos enferrujados e eu não aguento mais ver aquela praça tão linda abandonada. Por isso, queria convidar moradores da região para me ajudarem a fazer isso ou mesmo artistas que topem participar. Para isso acontecer vou precisar de: tinta, pincel, látex, tinta, spray, água e comidinhas. Quem anima colorir o mundo? “
“Quero dar uma aula de yoga aberta no Parque Laje, mas quase ninguém tá indo. Para isso acontecer preciso de pessoas interessadas e tapetes de yoga.”
“Quero fazer um festival mensal de bandas pequenas no meu bairro, mas não tem bandas e não consigo divulgar esse evento direito. Para isso acontecer, eu preciso de músicos, lugar pra tocar, amplificadores e platéia.”
“Organizo em Botafogo um evento quinzenal sobre desenvolvimento de jogos. Para isso acontecer , preciso de computadores e pessoas interessadas em desenvolvimento de jogos.”
“Gostaria de realizar uma doação de agasalhos para as pessoas em situação de rua do meu bairro. Por isso, quero convocar os moradores da região para nos encontrarmos na pracinha para juntar as doações e depois distribuirmos por aí. Vou precisar de muitos agasalhos e voluntários!”
“Minha trupe de palhaços está querendo realizar uma atividade dentro do INCA e procuramos malabares que possam tornar essa ação mais animada ainda! Sem compromisso, só chegar no amor! Vou precisar de muito sorriso e disposição”
“Aqui na minha rua, tem vários canteiros abandonados e eu quero fazer uma horta em cada um! Quero me alimentar melhor e também quero que tornar minha rua mais verde. Vou precisar de bastante terra, enxada, sementes, água e algumas plaquinhas para sinalizar o que botarmos na terra. Quem vem junto comigo? ❤”

Quem poderia usar?

  • Qualquer um com o interesse de puxar uma atividade colaborativa.
  • Produtores culturais independentes, mobilizadores sociais, artistas independentes, agentes transformadores.
  • Educadores, empreendedores, moradores… A plataforma (assim como a cidade) foi feita para ser usada e adaptada de acordo com o interesse de cada um.

Concluindo

Essa plataforma é algo que projetamos para ser usada como uma "ferramenta da transformação", que vai permitir que qualquer um possa botar a mão-na-massa e provocar a mudança que deseja que aconteça de forma criativa, colaborativa e coletiva.


Gostou? Quer se envolver? Fala com a gente e vamos tramar. :D

Facebook: www.facebook.com/colet.trama

Instagram: @ColetivoTrama

E-mail: contato@trama.net.br

Github: www.github.com/tramalabs

Slack: hackatrama.slack.com

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.