10 movimentos de mulheres no áudio e na música para conhecer e se inspirar

Coletivo Vitamina
5 min readFeb 17, 2019

--

Muitos movimentos têm se estabelecido nos últimos anos, numa onda a favor da união e fortalecimento da cena das mulheres na indústria musical. Pensando nisso, fizemos uma lista com 10 movimentos liderados por mulheres, para conhecer, se inspirar e quem sabe até participar.

1- WME

O WME ou Women’s Music Event é uma plataforma de música, negócios e tecnologia vista por uma perspectiva feminina. Além do portal WME (www.womensmusicevent.com.br), com uma série de conteúdos exclusivos, o projeto ainda conta com uma premiação, a Women’s Music Awards; que premia as mulheres que mais se destacam na indústria musical.

Assista ao Women’s Music Awards 2019 aqui

Além disso, o WME também é uma conferência anual, com painéis de debates, workshops e shows, que acontece uma vez por ano, no Centro Cultural São Paulo.

No site (www.womensmusicevent.com.br) é possível comprar ingressos tanto para assistir a premiação quanto para participar da conferência anual. Além disso, o site conta com a aba “Profissionais”, onde você pode se cadastrar e fazer contatos profissionais com outras mulheres da cena do país inteiro.

2- Sêla Musical

Banner Festival Sêla

O Coletivo Sêla é uma plataforma multitarefas: é uma agência de consultoria, criadora de conteúdo, produção, assessoria e comunicação para cantoras, compositoras e instrumentistas. Em menos de um ano de existência, já realizou seu primeiro festival no Centro Cultural São Paulo e a Mostra SÊLA, na Casa Natural Musical na SIM São Paulo. É responsável pelo site mulhernamusica.com.br e pela Coletânea Sêla, que reúne produtoras musicais de diferentes estilos que gravaram, arranjaram e mixaram outras artistas em seus estúdios ou em estúdios parceiros.

Coletânia Sêla

3- Girls Rock Camp

O Girls Rock Camp é um acampamento de férias destinado a meninas de 7 a 17 anos que durante vários dias experimentam a vivência do mundo da música aprendendo a tocar um instrumento, criando uma composição inédita, montando uma banda e fazendo uma apresentação ao vivo em uma casa de shows. No site https://www.girlsrockcampbrasil.org/ é possível se inscrever tanto para campista quanto para voluntária, o que é uma ótima oportunidade para trabalhar como roadie, instrutora de algum instrumento ou auxiliar nas atividades gerais.

4- Quantize

Quantize Áudio é um canal do Youtube comandado pela produtora Karen Ávila, onde ela dá dicas de áudio e produção musical através de entrevistas e diretrizes práticas.

5- Sonora Festival

Sonora Festival Tatuí 2017

O SONORA é um festival criado a partir da repercussão da hashtag #mulherescriando que foi uma iniciativa da musicista Deh Mussulini para romper o imaginário de que existem poucas compositoras. Com grande repercussão, algumas compositoras ao redor do Brasil se reuniram para conversar sobre fazer um festival. A ideia foi crescendo e hoje o Sonora é uma grande rede espalhada pelo mundo, ou seja, se você quer realizar uma edição do Sonora na sua cidade, basta se reunir a outras produtoras, se inscrever no site e seguir o regulamento. O festival é destinado para compositoras, musicistas, produtoras e abre espaço para rodas de conversas, tudo isso para levar a reflexão do espaço que a mulher precisa e deve ocupar no ramo da música.

O Sonora acontece em todas as cidades sempre no mês de setembro, e no ano de 2017 aconteceu em 15 países e 62 cidades.

Site: http://sonorafestival.com/pb/

6- Guria Produtora

site: http://guriaprodutora.com.br/

A Guria Produtora é uma empresa espacializada em todo tipo de evento, cuidando de toda parte de gerenciamento de projeto, produção executiva, produção técnica, direção de palco, serviço de roadie, consultoria em eventos, coordenação geral e produção musical. Além de também gerar especializações como oficinas e cursos de produção técnica, roadie, rider, gravação, sonorização, entre outros. As Gurias são Camila Pedrassoli e Juliana Furtado, diretoras e comandantes de um crew que conta com várias outras mulheres.

7- Hysteria

www.hysteria.etc.br

A Hysteria é uma plataforma de conteúdo que tem o objetivo de amplificar vozes e anseios, por meio de vídeos, textos e podcasts. A plataforma é bem dinâmica, e subdividida nas abas: “Ver”; onde é possível assistir séries, clipes e entrevistas; “Ler”, onde você pode encontrar as melhores dicas de leitura, resenhas e até desabafos sincerões e “Ouvir”; com podcasts, playlists e séries narradas. Hysteria é uma ponte entre profissionais criativas e o mercado, que te leva a um universo de pertencimento do qual não da vontade de sair!

8- Estúdio Mestre Felino

O Estúdio mestrefelino.com é comandado pela produtora musical, sound designer e baixista Helena Duarte, que também é uma das organizadores do Girls Rock Camp Brasil. Lá são produzidos trabalhos de música, vídeo e finalização de áudio. O estúdio fica na cidade de Mogi das Cruzes, num casarão dos anos 70.

9- Tom Tom Magazine

Foto do site tomtommag.com

A tomtommag.com é uma revista física e online para mulheres bateristas. Além de matérias, entrevistas e dicas de equipamentos e acessórios, a revista conta com glossário de termos específicos para bateristas, indica professoras, produtoras, faz review de equipamentos e vídeo-aulas.

10- Boia Fria Produções

A Boia Fria Produções é uma produtora cultural que atua nas áreas musical e editorial, trabalhando na venda e produção de shows, assessoria de imprensa e gestão de imagem de artistas e eventos culturais com foco em música negra, especialmente Soul e Hip Hop. Comandada pela produtora e jornalista Mariana Bergel, e já tendo trabalhado com artistas como Seu Jorge, Tom Zé, Racionais MC’s, Mano Brown, Emicida, Elza Soares, Negra Li, RZO, Ed Motta, BNegão e Paula Lima, atualmente Mariana é empresária do raper Rincon Sapiência.

https://www.facebook.com/BoiaFriaProducoes/

--

--