O que é Editoração?

Sabe aquele livro que você ama, que marcou sua vida? E aqueles de que você nem gostou? Ou os que precisou ler na escola? Bem, todos eles, certamente, foram feitos por profissionais especializados e apaixonados pela leitura. Mas você sabe quem são essas pessoas e como elas chegaram a essa profissão?

Com-Arte Jr.
3 min readJul 14, 2018

Por Giovanna Romera e Júlia Gretz

São muitos os livros que passam por nossas vidas, mas… você já parou para pensar em como eles são feitos? Sabe quantos profissionais são necessários para que eles cheguem bonitos e legíveis na sua mão, seja no formato físico ou e-book?

Podemos adiantar que são muitos os profissionais e diversas as tarefas — como escolher os livros que serão publicados, preparar e revisar o texto, criar o projeto gráfico e desenvolver estratégias de venda — contudo, todo o processo (desde o autor até o leitor) é coordenado por uma pessoa: o editor.

O curso de Editoração, então, foi criado com a proposta de capacitar pessoas para o mercado editorial a partir de uma visão ampla do processo da produção do livro, como a que o editor deve ter. Isso não quer dizer que todas as pessoas formadas em Editoração necessariamente trabalharão como editores, mas que, independentemente do campo que escolherem — seja ele mercadológico ou acadêmico — , terão o entendimento de todo o sistema.

Para isso, temos, aqui na USP, aulas que focam tanto a parte textual e o design do livro quanto sua história e seus meandros. Temos também a possibilidade de colocar em prática o que aprendemos através de uma editora laboratório, a Com-Arte, e de uma empresa júnior, a Com-Arte Jr.

Mas com que exatamente um profissional formado em Editoração pode trabalhar?

Podemos garantir que com muitas coisas! Se gostar de mexer com texto, olhando os aspectos estruturais e gramaticais e ajudando a melhorar a fluidez da leitura, pode ser preparador ou revisor. O primeiro tem um papel mais voltado a detectar incongruências lógicas na trama e erros de conteúdo na obra, enquanto o segundo é responsável por corrigir aspectos mais técnicos, como a gramática ou detalhes gráficos. Em geral, o texto passa primeiro pelo preparador e, depois, pelo revisor.

Se preferir o lado mais artístico dos livros, pode ser designer editorial, o responsável por conceber toda a parte visual do projeto, como a tipografia, as cores, as ilustrações (se houver); diagramador, aquele que deve pegar o arquivo contendo todo o conteúdo escrito pelo autor e organizá-lo no que serão as páginas do livro impresso (de acordo com que o designer definiu); e capista, quem trabalha principalmente com a criação de capas.

É possível também trabalhar nos muitos outros (e às vezes esquecidos) departamentos de uma editora, como a produção, geralmente atrelada à parte gráfica do processo; o marketing, que coordena a divulgação das obras e a criação de eventos; o direitos, responsável pelos contratos entre a empresa e o autor; e o comercial, que cuida do contato entre a editora, as livrarias e os leitores. Mas não só dentro de uma editora há emprego para profissionais de Editoração: há quem promova o intermédio e o contato entre possíveis autores e a casa, como o agente literário. Como podem ver, são diversas as opções!

Mesmo formando profissionais tão importantes, sabemos que o curso de Editoração não é muito conhecido. Por isso, ao longo do mês de julho, publicaremos outros artigos que falarão um pouco mais sobre nossa grade horária, matérias, projetos e formas de ingresso no curso que a ECA-USP oferece. Se você também ama livros, que tal dar uma chance e conhecer um pouco mais sobre Editoração? Você pode se encantar tanto quanto nós.

--

--

Com-Arte Jr.

Empresa júnior do curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP.