1º Fórum Latinoamericano de Pedestres Medellín, 2017 — Ativos por cidades caminháveis!

A origem

Em maio de 2016, formou-se a Rede Latinoamericana de Pedestres (RLP) a partir do encontro das organizações participantes da América Latina presentes no marco do 3º Congresso de Pedestres do México (Congreso Peatonal). Essa coalizão emergente nasceu diante do frutífero intercâmbio entre os países irmãos, que decidiu promover um fórum regional para fortalecer a aliança pró-mobilidade a pé. Por unanimidade, elegeu-se a cidade de Medellín na Colômbia para ser a sede do 1º Fórum Latinoamericano de Pedestre diante das boas referências de mobilidade ativa na cidade e da atuação destacada da associação local “Fundapeatón — Fundación En Los Zapatos del Peatón”, que assumiu o grande desafio de realizar o fórum.

Latinoamericanas/os vão se re-encontrar em Medellín. Foto: 3º Congreso Peatonal (Liga Peatonal, México)

1º Foro Latinoamericano de Peatones — Medellín, 2017

O Fórum será um passo histórico para as organizações latinoamericanas que promovem mobilidade a pé. Ocorrerá nos dias 27 e 28 de outubro e congregará inúmeros agentes de mobilidade humana, técnicos e tomadores de decisão, acadêmicos, inúmeros coletivos de mobilidade sustentável entre outros.

Com uma programação diversa, o evento buscará tratar diferentes perspectivas da mobilidade a pé como, por exemplo, a ressignificação do pedestre, a cultura do caminhar, perspectivas de mobilidade urbana integral e urbanismo com perspectiva de gênero, para citar alguns destaques. Todas elas a fim de evidenciar este olhar compartilhado entre as diversas realidades de suas cidades e abordagens de trabalho das organizações latinoamericanas em prol de cidades mais humanas e caminháveis.

“Ativos por cidades caminháveis!” (Foto: divulgação - Fundapeatón).

Brasil presente! Como Anda presente!
Andrew Oliveira (Corrida Amiga/Como Anda) apresentará o projeto Como Anda em diferentes espaços a fim de compartilhar o cenário brasileiro e os objetivos do projeto com base no plano de ação pela mobilidade a pé — “Políticas de Mobilidade a Pé na América Latina” e “Oficina São Paulo x Medellín”. Haverá representantes de Argentina, Colômbia, Equador, México, Venezuela e, claro, Brasil marcará importante presença, pois contará também com a participação de Ana Carolina Nunes e Leticia Sabino (Cidadeapé/SampaPé), presentes nos painéis de “Perspectiva de Gênero” e “Perspectivas de Mobilidade a Pé Latinoamericanas”, respectivamente. Além das intervenções do Super-Ando que encarna o heroísmo do caminhante brasileiro.

Super-Ando convocando caminhantes da América Latina para o 1º FLP.

Acompanhe o Como Anda
Venha caminhar com a gente e acompanhe cada passo no 1º Fórum Latinoamericano de Pedestres!