América Latina Unida pela Revolução dos Pedestres!

Como Anda
Como Anda
May 11, 2016 · 2 min read

De 4 a 8 de maio, aconteceu na Cidade do México o 3º Congresso Nacional de Pedestres, promovido pela Liga Peatonal. O evento foi um local de encontro, aprendizagem e emponderamento das organizações latinoamericanas que se dedicam à mobilidade a pé; do mesmo modo, buscou-se difundir a importância do caminhar a partir de diversas perspectivas como acessibilidade universal, infraestrutura, filosofia do andar, espaço público, gênero, pedestrianização, vida de bairro e segurança viária. A maioria dos eventos ocorreu no bairro histórico La Merced, onde o caminhar faz parte de sua essência desde tempos pré-coloniais. Essa região, com intensa atividade comercial popular, passa por um processo no qual a mobilidade a pé ganha cada vez mais importância.

Participação brasileira e irmandade latinoamericana

Super-Ando fazendo referência à pesquisa COMO ANDA

Neste solo fértil de histórias e culturas, vários agentes de transformação se destacaram com narrativas, sonhos e realizações rumo a uma cidade que caminhe. Este processo ultrapassa fronteiras como visto no painel Movimentos Latino americanos - Organizações da América Latina que lutam por Cidades Caminháveis, que contou com a presença de representantes brasileiros - Letícia Sabino (Sampapé) e Super-Ando. Além do mais, Ana Carolina Nunes apresentou os avanços da Associação Cidadeapé na sessão de Pecha Kuchas. O congresso foi um importante processo formativo para os brasileiros que trazem na bagagem muita inspiração e energia.

Após o congresso, organizações e ativistas latino americanos buscarão integrar-se cada vez mais, pois como disse o Super-Ando: “América Latina unida pela revolução dos pedestres!”.

Veja aqui o relato dos brasileiros que participaram do Congresso:

Written by

Como Anda

Quem promove mobilidade a pé?

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade