Como Anda alçando vôos rumo ao Canadá…

Na próxima semana, a equipe do Como Anda representada por Silvia Stuchi (Corrida Amiga) e Ramiro Levy (Cidade Ativa) embarcam para mais uma conferência Walk21 para mostrar os resultados deste projeto que, desde o início de 2016, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade, vem buscando compreender o movimento pela mobilidade a pé no Brasil e, por meio deste diagnóstico, fortalecer o cenário em prol de cidades acessíveis e caminháveis.

Uma das missões da Walk21 é agregar melhores práticas e iniciativas sobre mobilidade a pé. Ano passado o evento foi realizado em Hong Kong, em outubro, e o Como Anda marcou presença na mesa “caminhando juntos”. Desta vez, o destino é Calgary — Canadá, local que sediará a Conferência Walk21 em 2017.

Em sua 18ª edição, a programação da Walk21 propõe uma mistura diversificada de tópicos e estilos de sessões, favorecendo um ambiente agradável e propício para explorar o tema central da conferência — o andar a pé. Ou seja, para além de sessões plenárias, simpósios, apresentações, vários “walkshops” — mistura de “walk + workshop” — serão realizados no centro da cidade e entorno de Calgary.

Destacamos a nossa participação em 5 momentos:

  1. Dia 19/09 (pré-conferência): Na oficina do America Walks, o projeto Como Anda será destaque no tema “Developing a Network of Advocates” — Case Study Presentation: “Como Anda” — Developing a National platform for advocacy networking. Ainda na oficina, no momento de apresentação da Federação Internacional dos Pedestres, Corrida Amiga e Cidade Ativa terão a oportunidade de mostrar algumas campanhas que desenvolvem sobre o tema.
  2. Dia 20/09: no tema “Grassroots Campaigning and Advocacy” apresentaremos o trabalho “Como Anda — A New Hub for the Pedestrian Mobility Movement in Brazil”. Nesta mesa estarão presentes e apresentando seus trabalhos a Cynthia Yamamoto, do Peruanos de a pie (Peru) e Will Craig, do Kasian (Canadá).
  3. Dia 21/ 09 (manhã): Presença da Corrida Amiga na assembleia geral anual da International Federation of Pedestrians (IFP).
  4. Dia 21 de setembro (tarde): Silvia Stuchi mediará a mesa “Reclaiming Streets for Walking: Testing Novel Ideas and Strategies”, com a presença de Tamara Bozovic (New Zealand Transport Agency, New Zealand), Aniss Mezoued (Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne, Belgium) e Bronwen Thornton (Walk21, United Kingdom).
  5. Reunião com comitê organizador da Conferência sobre oportunidades de realizar o evento no Brasil, envolvendo organizações da sociedade civil, poder público e privado.

Teremos vários momentos de “falas imperdíveis” sobre caminhabilidade, desenho urbano e saúde pública, com a presença de:

  • Billie Giles-Corti da RMIT com a provocação “Seria a Política de desenho Urbano a “solução” “para alcançarmos cidades caminháveis?”;
  • Shin-pei Tsay do Gehl Institute, discutindo “Vida a 5 km / h: Vida Pública e Caminhada”, e
  • Steven Burgess da MRCagney irá explorar o tema “Cidades saudáveis!”

Por ora, é isso!

Desejamos que a Walk21 seja divertida, enriquecedora e que possamos trazer para o Brasil em nossa volta várias coisas bacanas para compartilhar com todas as pessoas interessadas :)

Programação completa do evento disponível aqui.