Como Anda fala de mobilidade a pé no Greenbuilding Brasil

No dia 10/08 o projeto Como Anda, realizado pela Cidade Ativa e Corrida Amiga com apoio do Instituto Clima e Sociedade, foi apresentado no Greenbuilding Brasil tratando, como tema principal, do movimento pela mobilidade a pé no Brasil e em como arquitetos e urbanistas podem atuar por cidades mais caminháveis e sustentáveis.

A palestra, apresentada por Gabriela Callejas e Rafaella Basile, da Cidade Ativa, e Silvia Stuchi, da Corrida Amiga, tratou da mobilidade a pé como peça fundamental para garantir cidades sustentáveis e inclusivas.

Para a contextualização do tema, foram apresentados dados relativos à emissão de gases poluentes e uso de veículos motorizados individuais no Brasil, além dos benefícios econômicos e sociais da promoção do deslocamento a pé, como melhoria da saúde e incentivo ao comércio local.

A partir desse cenário das cidades brasileiras, o projeto Como Anda foi apresentado como ferramenta para compreender o estado da arte do movimento da mobilidade a pé no país e como ponto de encontro das mais diversas organizações. Além da análise dos dados do mapeamento, foram mostradas as ferramentas de linha do tempo com os marcos da mobilidade a pé no Brasil e de leitura da legislação. Algumas conclusões sobre a análise dos marcos regulatórios federais e municipais foram apresentadas aos participantes, com destaque para a questão da construção e manutenção das calçadas, do ambiente das superfícies caminháveis e seus elementos.

Por fim, apresentou-se o Plano de Ação, construído em conjunto com organizações que atuam no tema, composto por três grandes linhas de ação: fortalecer as organizações; fortalecer a pauta da mobilidade a pé e articular o movimento pela mobilidade a pé no Brasil, tendo sido indicadas atividades em andamento do projeto.