“Engajamento pelo transporte ativo : a pé e de bicicleta” na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Dia 20 de abril, os projetos Como Anda e Bicicleta nos Planos, ambos apoiados pelo Instituto Clima e Sociedade, foram apresentados na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo.

Os ex-alunos do curso de Gestão Ambiental da EACH Silvia Stuchi e JP Amaral convidaram os interessados em assistir à palestra a irem de bike do Teatro Municipal, no centro de SP até à Zona Leste (EACH).

Silvia e JP na entrada do Parque Ecológico do Tietê, bem próximo à EACH-USP.

A atividade, contemplada na disciplina Estudos Avançados em Atividade Física e Saúde Pública, levou o tema do Engajamento pelo transporte ativo a partir dos estudos e projetos que as ONGs Corrida Amiga, Cidade Ativa e Bike Anjo vêm desenvolvendo para potencializar o movimento em prol da mobilidade ativa e também fornecer subsídios para a sociedade civil organizada e cidadãos, bem como técnicos municipais e tomadores de decisão.

JP Amaral apresentando o Bicicleta nos Planos.
Silvia Stuchi apresentando o Como Anda.

Além de levar a temática da participação em mobilidade sustentável, Silvia e JP sensibilizaram os participantes (em sua maioria discentes da graduação e pós-graduação) sobre o “ferramental” adquirido ao longo dos anos de graduação em gestão ambiental na EACH para a realização de atividades em prol do coletivo, para além do indivíduo. Destacou-se a abordagem multidisciplinar da instituição, para facilitação e mediação de debates em temas que requerem múltiplas visões e soluções tais como ocorrem nas pautas discutidas durante o evento.

Agradecimentos especiais ao professor Douglas Andrade, professor do curso de Educação Física e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo.

O Como Anda é o espaço de encontro das organizações que atuam pela mobilidade a pé no Brasil e busca compreender quem são e como atuam as organizações que trabalham com o tema, promovendo a pauta com levantamento de dados e estudos de caso e contribuindo para a articulação do movimento.

A campanha Bicicleta nos Planos tem como objetivo a inserção da bicicleta, enquanto meio de transporte, no planejamento urbano, através dos Planos de Mobilidade Urbana.

Confira aqui o vídeo completo do Encontro.