“Engajamento pelo transporte ativo : a pé e de bicicleta” na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Como Anda
Como Anda
Apr 24, 2017 · 2 min read

Dia 20 de abril, os projetos Como Anda e Bicicleta nos Planos, ambos apoiados pelo Instituto Clima e Sociedade, foram apresentados na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo.

Os ex-alunos do curso de Gestão Ambiental da EACH Silvia Stuchi e JP Amaral convidaram os interessados em assistir à palestra a irem de bike do Teatro Municipal, no centro de SP até à Zona Leste (EACH).

Silvia e JP na entrada do Parque Ecológico do Tietê, bem próximo à EACH-USP.

A atividade, contemplada na disciplina Estudos Avançados em Atividade Física e Saúde Pública, levou o tema do Engajamento pelo transporte ativo a partir dos estudos e projetos que as ONGs Corrida Amiga, Cidade Ativa e Bike Anjo vêm desenvolvendo para potencializar o movimento em prol da mobilidade ativa e também fornecer subsídios para a sociedade civil organizada e cidadãos, bem como técnicos municipais e tomadores de decisão.

JP Amaral apresentando o Bicicleta nos Planos.
Silvia Stuchi apresentando o Como Anda.

Além de levar a temática da participação em mobilidade sustentável, Silvia e JP sensibilizaram os participantes (em sua maioria discentes da graduação e pós-graduação) sobre o “ferramental” adquirido ao longo dos anos de graduação em gestão ambiental na EACH para a realização de atividades em prol do coletivo, para além do indivíduo. Destacou-se a abordagem multidisciplinar da instituição, para facilitação e mediação de debates em temas que requerem múltiplas visões e soluções tais como ocorrem nas pautas discutidas durante o evento.

Agradecimentos especiais ao professor Douglas Andrade, professor do curso de Educação Física e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo.

O Como Anda é o espaço de encontro das organizações que atuam pela mobilidade a pé no Brasil e busca compreender quem são e como atuam as organizações que trabalham com o tema, promovendo a pauta com levantamento de dados e estudos de caso e contribuindo para a articulação do movimento.

A campanha Bicicleta nos Planos tem como objetivo a inserção da bicicleta, enquanto meio de transporte, no planejamento urbano, através dos Planos de Mobilidade Urbana.

Confira aqui o vídeo completo do Encontro.

    Como Anda

    Written by

    Quem promove mobilidade a pé?

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade