Organizações brasileiras marcam presença na Walk21 Bogotá, a maior conferência do mundo sobre pedestres

Como Anda
Como Anda
Oct 9, 2018 · 2 min read

Pela primeira vez na América do Sul, a Conferência Walk21 deste ano será sediada em Bogotá entre os dias 15 a 19 de outubro de 2018. O evento abordará quatro grandes temas: caminhabilidade, com o conceito de cidades e espaços públicos sustentáveis, habitáveis, saudáveis e resilientes; equidade, com questões de acessibilidade, mobilidade, segurança e inclusão nos espaços públicos; competitividade, com o incentivo a economia local através de melhorias no espaço urbano e; participação social, por meio de políticas participativas e métodos de engajamento comunitário.

Nos últimos anos, Bogotá se consolidou como exemplo de cidade caminhável por meio de estratégias que priorizam a mobilidade a pé, por bicicleta e por transporte público como . No Brasil, também houveram alguns avanços nesse tema e, de acordo com a programação do evento, pelo menos 11 organizações brasileiras estarão compartilhando suas experiências. O projeto Como Anda, representado pela Cidade Ativa e Corrida Amiga com apoio do iCS, também marcará presença com uma apresentação no painel de discussão sobre engajamento na mobilidade a pé, ao lado de America Walks e Georgetown University McDonough School of Business, para compartilhar todo o aprendizado da equipe durante os últimos três anos.

E ainda tem mais! As equipes da Cidade Ativa e Corrida Amiga, em parceria com a America Walks, IFP (International Federation of Pedestrians) e UN Environment, realizarão uma oficina com o objetivo de incentivar a troca de experiências entre grupos e de discutir oportunidades para articulação de uma rede internacional de organizações que atuam pelo movimento dos pedestres. A ideia central da oficina é que ela seja construída de maneira colaborativa entre todos os participantes para que, assim, possamos avançar juntos no fortalecimento da pauta e do movimento pela mobilidade a pé internacionalmente.

Vamos caminhar também em Bogotá?

Organizações brasileiras que apresentarão seus trabalhos na conferência, de acordo com a programação disponível:

  • Caminha Rio — Rio de Janeiro
  • Cidade Ativa — São Paulo
  • Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP — São Paulo
  • Corrida Amiga — São Paulo
  • ITDP Brasil
  • LABMOB — Rio de Janeiro
  • Municipality of Porto Alegre (EPTC), Porto Alegre
  • Serviço Social Autônomo PARANACIDADE — Curitiba
  • SubSecretaria de Urbanismo, Rio de Janeiro
  • SampaPé! — São Paulo
  • WRI — Porto Alegre
    Como Anda

    Written by

    Como Anda

    Quem promove mobilidade a pé?

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade