Um Velo-City para a bicicleta e também para o a pé

Como Anda
Como Anda
Jun 21, 2018 · 2 min read

A cidade do Rio de Janeiro foi a primeira da América Latina a receber a maior conferência do mundo sobre mobilidade por bicicleta, a Velo-City, entre os dias 12 e 15 de junho de 2018. O projeto Como Anda, representado por Cidade Ativa e Corrida Amiga com apoio do Instituto Clima e Sociedade, teve a oportunidade de participar do evento, pautando a mobilidade a pé e aproximando o debate da mobilidade ativa voltado a cidades acessíveis, caminháveis e cicláveis.

Silvia Stuchi apresentou o Como Anda no Velo-City 2018

Foram dois os momentos em que o Como Anda teve destaque nas falas da conferência. Silvia Stuchi, da Corrida Amiga, apresentou a iniciativa, principais resultados e ferramentas e, pela primeira vez, falou da análise da rede que está sendo elaborada a partir dos dados de parceria das mais de 170 organizações mapeadas. Além dela, Rafaella Basile, da Cidade Ativa, participou de um painel sobre infraestrutura inclusiva, trazendo à tona o planejamento da mobilidade a pé. Ela ressaltou diversos projetos, pesquisas e campanhas que têm colaborado para um planejamento voltado aos pedestres nas cidades brasileiras, sendo o Como Anda um deles.

Outras iniciativas específicas sobre mobilidade a pé também foram apresentadas no evento como o “Sentindo nos Pés” e o “Mulheres Caminhantes” do SampaPé! e a pesquisa “Walking Delivery” do Julio Loureiro. Ainda, diversas pesquisas e projetos que trabalham a mobilidade por bicicleta e a pé conjuntamente estiveram presentes em todo o evento, abordando a mobilidade não apenas como o simples deslocamento de pessoas, pois a questão vai além: envolve saúde, meio ambiente, direito à cidade, indicando que cada vez mais essas pautas devem caminhar — e pedalar — juntas!

Mobilidade a pé também presente no “Sentindo nos Pés” do SampaPé!
Iniciativas voltadas à mobilidade a pé e por bicicleta apareceram juntas em diversas falas

Se quiser ver mais um pouquinho da conferência, veja aqui o vídeo da Rachel Schein:

Como Anda
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade