Webinar [02]: Mobilização e engajamento em campanhas

Como Anda
Como Anda
Apr 16 · 4 min read

O Como Anda tem organizado uma série de webinars com especialistas e pessoas interessadas para discussão sobre como defender a mobilidade a pé — antes, durante, ou depois das Eleições municipais de 2020. No primeiro webinar discutimos formas de ativismo e advocacy para a mobilidade a pé, conceitos essenciais para a defesa da pauta. Veja o relato:

No dia 08 de abril demos sequência a série e organizamos o segundo encontro, dedicado à investigação de duas ações muito relevantes: as campanhas Calçada Cilada, do Instituto Corrida Amiga, e Calçadas do Brasil, do Mobilize Brasil, que com objetivos distintos, adotaram estratégias similares para revelar o problema das calçadas nas cidades Brasileiras.

Sob a Mediação de Wanessa Spiess, idealizadora do CalçadaSP e colaboradora na Cidadeapé, o painel teve a presença de Silvia Stuchi, diretora do Corrida Amiga, Paola Bernardi, uma das articuladoras da campanha e atuante no Grupo Mulheres do Brasil e Movimento Ruas Vivas, e Pedro Torres, do aplicativo Colab. Representando o Portal Mobilize, participaram a arquiteta coordenadora da última edição, Marília Hildebrand e o jornalista Marcos de Sousa. Foram discutidas ferramentas e táticas aplicadas nas campanhas, e alguns dos desafios encontrados nesses processos.

No início da conversa, Silvia contextualizou a campanha Calçada Cilada e as ferramentas usadas nas 6 edições da iniciativa. A campanha é anualmente organizada pela Corrida Amiga, e tem foco no engajamento da população na defesa de cidades caminháveis e acessíveis. No total, as edições somam cerca de 8.000 ciladas nas calçadas, com registros em 38 municípios e 10 estados. Segundo Silvia, a campanha é planejada para uma abordagem de coleta de evidências mais simples, para engajar e sensibilizar um público mais amplo. Por isso, as atividades de comunicação são intensas, e têm por objetivo passar uma mensagem mais lúdica sem, assim, perder a importância e seriedade do tema.

Como articuladora da campanha em Ribeirão Preto — SP, Paola demonstrou que a campanha serviu como possibilidade de aproximação com o poder público, momento que coincidiu com o início do da elaboração do plano de mobilidade urbana da cidade. Com o interesse da mídia e da população pela pauta, a repercussão e envolvimento na edição se desdobrou em outras campanhas de mobilidade, fortalecendo a rede de articuladores e potencializando os resultados.

Na continuação do webinar, Marcos e Marília contextualizaram a campanha Calçadas do Brasil, organizada pelo Mobilize Brasil. A primeira edição em 2012 foi planejada tendo em vista a Copa do Mundo de 2014. O Mobilize entendeu que seria um momento oportuno para falar da qualidade das calçadas a ní­vel nacional. O tema era, naquele momento, ainda pouco pautado na mí­dia. No entanto, o envolvimento de colaboradores para avaliação das condições das calçadas resultou em um ranking das capitais, encaminhado aos respectivos responsáveis de órgãos públicos e repercutiu significativamente em diversos canais de informação. Já em 2019, como contam Marcos e Marília, a campanha foi para sua segunda edição e contou com mais de 800 avaliações de calçadas nas 27 capitais brasileiras. Em ambas edições contaram com participação de um público mais especializado e conseguiram pressionar tomadores de decisão, além de ampliar a discussão de mobilidade.

A conversa proporcionou um mergulho nas estratégias por trás das campanhas. Como ponto comum, ambas experiências envolvem um grande esforço de planejamento, e revelam a necessidade de articular um complexo conjunto de ferramentas de comunicação, articulação de atores, coleta de dados, encaminhamento de resultados e diálogo com órgãos públicos.

Apesar das similaridades, nota-se que algumas ferramentas utilizadas, especialmente para a coleta de dados e mobilização de atores, foram calibradas de formas distintas. A Calçada Cilada aposta por uso de uma ferramenta simples de fiscalização que permite articulação direta entre poder público e sociedade civil, o que têm como resultado amplo engajamento e sensibilização de grande número de pessoas. Já a Calçadas do Brasil é uma campanha que pauta a qualidade da mobilidade para pedestres nas capitais de todos os estados. Para isso, engaja um público específico para realizar avaliações em pontos estratégicos, através de metodologia detalhada de análise de caminhabilidade. Os resultados coletados e a comparação entre as cidades são utilizadas para pressionar as autoridades locais.

Pedro Torres, coordenador de engajamento do Colab, a ferramenta de mobilização utilizada nas campanhas mais recentes da Calçada Cilada, apresentou estratégias do para engajar mais as pessoas envolvidas nas campanhas, como: ranking colaborativo (classificação entre pessoas que mais participam de uma ação), e a análise do perfil de participantes realizada para entender como aprimorar campanhas e o próprio aplicativo. Pedro ressalta: não tem receita pronta! Mas trabalhar com a gamificação e feedback constante dos participantes permite que os cidadãos engajados nas campanhas fiquem mais ativos — além de mostrar que campanhas podem ter outros desdobramentos, gerar outras iniciativas e multiplicar o alcance da pauta.

O debate animou participantes que se envolveram através de uma série de perguntas. Agradecemos mais uma vezes a todas as pessoas convidadas e ao público que esteve online neste webinar. Se você se interessou no assunto e quer assistir o webinar completo, registramos e disponibilizamos esse encontro no nosso canal do Youtube:

Se animou e que somar com a gente? Tem interesse em participar dos próximos encontros virtuais sobre o tema? Juntas e juntos, vamos longe! Preencha o formulário disponível neste link e faça parte de um grupo de diferentes perfis e um interesse comum: se engajar pela mobilidade a pé. Fique de olho e acompanhe mais sobre táticas, ferramentas e outros estudos de caso nas nossas redes sociais (Instagram e Facebook).


Como Anda é o ponto de encontro de organizações que promovem a mobilidade a pé no Brasil, um projeto em desenvolvimento desde janeiro 2016 pelas organizações Cidade Ativa e Corrida Amiga através do suporte financeiro do iCS. Na terceira fase (2019–2020), o projeto está investigando experiências de incidência política na mobilidade a pé.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store