Como elogiar as migas sem ser gordofóbica?
Rchl Ptrc
24112

Eu fico um pouco confuso com esses textos, talvez por ser homem e não ter sido criado pela sociedade atual para ser neurótico com meu peso. Então, quando se fala sobre autoestima de pessoas “gordas”, eu queria saber o que se quer dizer exatamente com achar o “gordo” bonito, aceitável ou saudável? 
Existe uma classificação médica para pessoas acima do peso e se estamos falando de pessoas com sobrepeso, concordo que o preconceito não faz sentido, pois pessoas com sobrepeso podem realmente ser esteticamente belas e até mais saudáveis que muitas pessoas magras caso se alimentem bem e façam exercícios regularmente.
Mas depois do sobrepeso vem a Obesidade Moderada, a Importante, a Mórbida e a Super Obesidade. Nesse caso, faço uma pergunta simples: Você já viu um gato obeso? Eu já vi alguns. Ele não consegue saltar nem correr direito, ele não consegue mais se torcer para se limpar, ele não consegue mais caçar. Enfim, não consegue mais fazer várias coisas de gato. Talvez algumas pessoas até achem bonito um gato obeso, mas qualquer veterinário mandaria imediatamente o dono forçar um regime no gato para que ele não venha a desenvolver problemas nas articulações e no coração que culmine em sofrimento e uma morte prematura.
Bom, médicos e nutricionistas também dizem o mesmo para os humanos, pois como animais nômades que somos (o sedentarismo é uma criação artificial que tem apenas 10.000 anos), nosso DNA é programado para desenvolver corpos musculosos, ágeis e com pouca gordura. Somos descendentes de primatas e não de focas, que precisam acumular muita gordura no corpo por causa do frio intenso. Logo, não há respaldo científico ou médico para achar que pessoas com algum tipo de obesidade tenham corpos normais ou saudáveis, já que isso não é da nossa natureza. 
A obesidade pode ser inevitável por motivos de saúde ou acidente (tireóide, paralisia, perda das pernas, etc), mas se a pessoa é obesa por que come demais, e corrijam-me se estiver errado, existem três motivos para isso: 1) Ela adora comer, é boa de grafo e não está nem aí para sua saúde ou aparência. Foi uma decisão consciente e ela tem todo o direito de ser assim. 2) Ela tem problemas psicológicos e/ou emocionais e usa a comida para fugir dos problemas. Essa pessoa precisa de ajuda de um terapeuta. 3) Ela foi criada por pais irresponsáveis que a transformaram em uma pessoa obesa e acostumou-se a viver assim sem ter ideia do que é ter um corpo mais prático.
Nossos conceitos de beleza mudam com o tempo e até 60 anos atrás, a maioria das top models nunca seria aceita nas passarelas, pois uma modelo mais de acordo com medidas do IMC (índice de Massa Corporal) era a norma. Alguns século atrás, mulheres com sobrepeso (o que talvez seja o que a maioria das mulheres querem dizer quando falam sobre estar gorda) era o modelo de beleza ideal, pois a maioria das pessoas era muito pobre, alimentavam-se mal e morriam de muitas doenças que faziam o corpo definhar e por isso, ter umas gordurinhas a mais era considerado sinal de saúde e riqueza.
Também é conhecida a famosa estátua da Vênus de Willendorf, que representa uma mulher supostamente obesa de 22.000 anos atrás. A estátua, de acordo com a maioria dos especialistas, simboliza mais uma mulher fértil (grávida). Vale lembrar que naquela época nós ainda éramos nômades e as tribos nunca paravam muito tempo em um mesmo lugar e não havia comida em excesso. Logo, não havia como alguém ser obeso ou até mesmo ter sobrepeso naquela época. E se houvessem, as chances de serem as primeiras a morrer em caso de ataque de predadores ou tribos rivais eram bem grandes.
Enfim, fiz esse texto porque comecei a achar preocupante e desinformativo esse monte de artigos e opiniões sobre “ser gordo é bonito”. Noto que esses textos só falam apenas de estética ou autoestima, o que é bom, mas nunca de saúde ou da opinião da medicina sobre isso. Não é porque metade da população estadunidense e brasileira está lidando com problemas de obesidade que devemos achar que isso é “normal” ou bonito. Esse é um problema de saúde e até a OMS (Organização Mundial de Saúde) já se manifestou sobre isso.
Nosso corpos tendem a metabolizar alimentos mais lentamente com a idade e é normal adquirirmos sobrepeso, mas isso não é desculpa para deixarmos de cuidar de nossa saúde com uma alimentação razoavelmente saudável e alguns exercícios. A não ser claro, que como eu disse antes, você tenha chegado a uma conclusão consciente e livre de neuroses de que você não se importa com sua aparência e limitações corporais e está contente assim.
Mas, como escrevi no primeiro parágrafo, se a questão toda é na verdade apenas sobre ser “gordinha” e ter sobrepeso, não tem mesmo porque se preocupar com a opinião dos outros, você tem mais é que se sentir bem mesmo e apenas cuidar para não entrar na categoria dos obesos.