Ver filmes de Natal no trabalho é pedir para nos emocionarmos. Como somos a favor do “sentir” em qualquer lugar, reunimos neste artigo as campanhas de Natal favoritas de algumas pessoas da equipa da comOn, e os motivos por detrás de cada escolha. É clicar e chorar!

Image for post
Image for post
Manona Che Mi Piace, Pinterest

1. Ikea: Silence The Critics

Por Wil Carvalho (Copywriter)

O Ikea é um bom exemplo de uma marca que percebe as nuances da cultura urbana local. Criou um anúncio de Natal que ao invés do jingle habitual, trouxe um Grime (um estilo de rap originário de UK, outrora marginalizado e atualmente adorado), onde para além de responder ao briefing, conseguiram numa só tacada entreter de forma autêntica e ser jovem sem precisar de o dizer.

Um trabalho bem feito a todos os níveis.
Da Mother.

2. Sainsbury’s: Nicholas The Sweep

Por Maria Claudia Conde (Head of Strategy)

Crianças e um conto de Natal brilhante. O que mais precisamos?

O…


André Cabral é copywriter na comOn, mas no projeto Pensar Maior imaginou-se astronauta. Neste artigo, ele transporta-nos para uma trilogia espacial em três partes, com uma descolagem, um contacto e um regresso.

O Pensar Maior é um evento que junta mais de quatro mil colaboradores da Fidelidade sob um pretexto que o próprio nome explica. Não se trata apenas de celebrar o trabalho da maior seguradora do país, mas de elevar o sentido crítico dos seus trabalhadores para um patamar que lhes permita alinhar agulhas com a visão da marca e contribuir para o desenvolvimento do negócio.

O evento realiza-se uma vez a cada dois anos e desde 2017 que a comOn está envolvida na criação dos conteúdos. Este ano, no entanto, o desafio foi ligeiramente diferente. Quando recebemos o briefing, no…


Image for post
Image for post

Era a minha primeira semana de trabalho na comOn. A Márcia Galrão, especialista em UI UX, iria começar um período sabático naquela mesma semana. Viajaria para a Asia, ficaria 3 meses e depois voltaria. Havia muita história para conhecer ali. Eu, ainda tímida, com o olhar na pontinha dos pés, fui até à mesa dela. Com um caderno novo numa mão e a caneta favorita na outra, sentei-me ao seu lado e perguntei o que me veio à cabeça. Era a minha primeira entrevista para a Empathycam, o instagram da comOn. Percebi naquele momento que de nada adiantava criar um…


Image for post
Image for post
Jéssica e Sandy no HOOD

Já conheces a Jéssica e a Sandy? Elas são duas mulheres moçambicanas e Girl Movers que estiveram connosco na Comon para uma experiência de três dias na área de Marketing.

Ambas estão no âmbito de um estágio oferecido pela Girl Move, uma academia de liderança e empreendedorismo social, preocupada em multiplicar oportunidades para mulheres, para com isso causarem impacto e transformação no seu país.

Durante três meses a Jéssica e a Sandy conheceram várias empresas, alargando a sua rede de contactos, ganhando mais ferramentas e conhecimento do mundo para realmente construírem uma carreira com impacto alinhada com as causas que…


Rob Estreitinho, Senior Strategist da VCCP e criador da newsletter Salmon Theory, apresentou uma talk sobre contrapontos na comOn

Image for post
Image for post
Rob Estreitinho no HOOD

“Importam-se se eu der a talk sentado? É que estou com um uns problemas na coluna”. Rob tem uma voz que ressoa pela sala sem muito esforço. As suas ideias falam alto e conversaram com a comOn de uma forma muito inspiradora.

Rob Estreitinho é Senior Strategist da VCCP, mas não só. É também o criador da newsletter Salmon Theory, que mistura filosofia com estratégia (como ele faz questão de dizer “cruzam-se mais do que imaginamos”). …


Image for post
Image for post
Carolina Costa, Head of Social Media Design da comOn

O Social Media Design tem como função principal a criação e definição de guidelines e posterior desenvolvimento de conteúdo visual para as marcas com foco em redes sociais e, por isso, deve ajudá-las a utilizar o digital de forma a ampliarem a sua mensagem num contexto de consumo imediato de conteúdo. A verdade é que estamos (ainda) numa altura em que as redes sociais são um dos principais meios de informação.

Conversámos com a Carolina Costa, Head of Social Media Design da comOn, para perceber tudo o que faz parte desta competência.

Para começar, é importante saber o início. Como…


Image for post
Image for post

A mais recente campanha internacional da comOn está nas ruas do Canadá. Um trabalho feito em parceria com a Consulai, a maior empresa de consultoria nos setores agroalimentar, agrícola e florestal em Portugal, para promover os queijos açorianos.

Esta campanha faz parte do “Enjoy it’s from Europe”, que tem como objetivo promover produtos agrícolas europeus no exterior para ajudar a abrir novos mercados.

“Say Azores Cheese” está não só online, como também nas ruas de Toronto e Montreal. Desde os outdoors na rua, à press Trip organizada nos Açores em Setembro, o projeto já chegou a quatro milhões de impressões.


O Agency Bootcamp, lançado em agosto, é uma iniciativa para quem quer experimentar o mundo da tecnologia, da inovação, da publicidade e do marketing.

Image for post
Image for post

Uma coisa é clara: isto não é uma escola e não é um estágio. É um
programa para quem quer experimentar o mundo do marketing, da
publicidade, da inovação e da tecnologia. Para quem sabe que aprender é fazer, e quer aprender o máximo possível no mínimo de tempo possível.

O Agency Bootcamp é um programa de cinco semanas para desenvolver não só hard-skills mas também soft-skills naquilo que é a realidade do mundo do trabalho em agência. Perceber em primeira mão o ambiente, as diferentes formas de trabalhar, como gerir deadlines, expectativas e tempo. …


Márcia Galrão, uma das nossas especialistas em UI e UX, passou 3 meses a viajar pela Ásia. Criou a hashtag #100dias100Márcia para partilhar alguns dos capítulos desta jornada bonita que é o ir. Neste artigo, conta-nos as histórias que trouxe na mala e diz como é voltar para casa depois de viver tantas outras realidades.

Image for post
Image for post
Parque Nacional de Komodo, Indonésia

Ir para voltar


Image for post
Image for post
Photo by Avi Richards on Unsplash

Have you ever:

  • isolated yourself in the office in order to achieve better concentration and focus to finish a task?
  • been earlier, or stayed late, in the office looking for quietness?
  • used “office time” to watch a YouTube video not work-related, search a trip, or talk to friends on WhatsApp?
  • thought about the ridiculous time you waste on the way to work and around?

If, as for me at some point in life, you said yes to most of these questions this article may save your job.

COMON

COMON is an ecosystem of creative and innovation companies that understand the way people live, and what it takes to make their lives better.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store