TOP 10! Indicação de obstetras humanizados em SP

Ontem escrevemos sobre os médicos obstetras, profissionais que estão ao lado da mulher durante o pré natal, parto e pós parto, oferecendo cuidados clínicos a ela. Também abordamos a questão dos paradigmas de saúde que existem na obstetrícia brasileira e a importância da escolha de profissionais que compartilhem da visão e expectativas da mulher ou casal.

O acesso a este tipo de informação não é tão óbvio e disponível quanto deveria, mas se pode buscar em grupos de apoio ao parto e através da indicação de outras mulheres que tiveram experiências positivas com seus obstetras ou consultando doulas atuantes na região onde se pretende parir.

No meu relato de doula, contei que depois de lidar com muitas situações de desrespeito às escolhas e ao corpo da mulher, decidi que acompanharia partos apenas com equipes humanizadas e iniciei uma pesquisa pessoal para descobrir quem eram os médicos que realmente atendiam partos neste modelo, passando a indicá-los aos casais que me procuravam.

Na internet é possível encontrar diferentes listas com indicações de profissionais. A lista normalmente é pequena mas, aos poucos, vêm crescendo em todo o país, assim como o desejo de mais e mais casais de vivenciar esta experiência no nascimento de seus filhos. Com certeza a lista toda é bem mais extensa que essa que ofereço aqui, pois atualiza-se constantemente e não pretendo ser injusta com tantos profissionais competentes que tenham ficado de fora desta. A intenção hoje é reunir e disponibilizar as minhas indicações particulares, de profissionais com quem tenho ou já tive a oportunidade de trabalhar, cujo trabalho e vocação reconheço e admiro, por isso recomendo!

  • São Paulo

Casa Moara

www.casamoara.com.br

Dra Andrea Siqueira de Queiroz Campos, www.partolandia.com.br

Dr Jorge Francisco Kuhn

Dra Esmerinda Cavalcante

Dr Braulio Zorzella

Dra Betina Abs

Dra Dolores Nishimura

Dra Ana Paula Portela

  • Campinas

Dra Mariana Simões

Dra Mariana Oliveira

Dra Priscila Huguet

Todos os obstetras citados acima oferecem seus serviços de forma particular. Pelo convênio as taxas de cesariana são extremamente altas, para a maioria dos profissionais. Veja na lista a seguir as taxas de cesarianas dos médicos conveniados (saúde suplementar), mas não se assunte!

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1pYS0k0e8y4WMu1ZXBHpvfyuRjb8QJhoOySP9FlxrNqM/edit#gid=0

Lembrando que esta lista é o que considero “o crème de la crème” e representa minha opinião pessoal. Se não for possível a contratação de um obstetra particular, há outras opções que podem possibilitar uma boa experiência de parto normal, como a escolha de um obstetra com menores taxas de intervenções e cesarianas com quem se tenha discutido um plano de parto previamente, assim como a escolha de uma assistência realizada por parteiras nas casas de parto ou domiciliar.

Espero que seja útil! Se for a um desses obstetras, não esqueça de mencionar minha sincera indicação.