Presentear é muito mais que comprar presente.

Quem não gosta de receber presentes? Eu por exemplo, adoro ganhar e também, tenho imenso prazer ao presentear.
A maioria das pessoas perdeu o prazer em dar e receber mimos e o pior, durante a correria do dia a dia, não percebemos que o presente, deveria ser muito mais que um produto com valor super faturado embrulhado no melhor papel de presente.
Presentear pode ser muito difícil quando não se conhece quem esta sendo presenteado e é aí que eu quero chegar.
Perdemos a intimidade com quem amamos, queremos coisas prontas e praticas, perdemos a atenção, o detalhe que faz a diferença. 
O presente pode ser sua presença ou algo que faça apenas sentido para quem dá e recebe. Não precisa de uma data especifica e o melhor é não comprar nada de ultima hora. Isso não são regras, apenas dicas de como podemos aprender algo sobre presentear.
Os dois últimos presentes que ganhei, foram tão especiais, que resolvi dividir com vocês.

Uma caixinha reciclada — Um saquinho de algodão, feito pela Fê — Um potinho com uva passa, castanha sementes e aveia — Chás! Muitos chás e o copo que ganhei da Natália

Tenho me preocupado com a quantidade de lixo que produzo desnecessariamente, também não tenho consumido leite, eis que a Natália, uma amiga de longa data, resolveu me presentear com um copo que eu poderia levar para todo o canto e muitos saquinhos de chás. Um presente útil, fora de época e que me fez perceber que ela esta atenta quanto as minhas necessidades.
Fê Cannalonga, amiga muito querida, não fez diferente, ao me agradecer por enviar um produto que ela usaria em suas atividades, resolveu me presentear com o que existe de melhor, ela me enviou com muito carinho, coisas que estão ao alcance dela, trabalhos manuais, feitos com muito carinho, embalados com cuidado e cheios de amor, coisas uteis e que já estão em uso!
Fernanda e Natália tem coisas em comum além da minha amizade, são conscientes com o consumo de alimentos e tudo ao seu redor, são mulheres fantásticas que transformam o ambiente onde vivem. O que eu aprendi com meus presentes e com elas? Que presentear, pode ser uma maneira de mudar a forma como o outro passará a interagir com a vida e as pessoas ao seu redor. Presentear é fazer uma ligação, assistir um filme juntos, estar atenta as necessidades do outro, dividir o pão, experiencias e coisas que nos farão sentir especiais, é ensinar e compartilhar excelentes ideias, é pensar de forma consciente, é empoderar outras pessoas a pensarem e agirem como você.