Marketing: O equilíbrio entre o antigo e o novo na busca por resultados

Tatiana Conradi
3 min readOct 15, 2021

--

O Marketing ganhou força, principalmente depois do início da pandemia. Mas, com tanta gente ensinando sobre Marketing e misturando termos, fórmulas e regras, se torna até um pouco confuso saber do que ele realmente se trata. Então vamos começar pelo início.

Mas afinal, o que é Marketing?

Os conceitos de Marketing começaram a surgir ainda no final do século XIX. De lá pra cá, muitos autores definiram a palavra “Marketing”, cada um com uma visão diferente. De um modo mais abrangente e claro podemos conceituar da seguinte forma:

Marketing é o conjunto de estratégias para empresas ou pessoas que desejam atender necessidades e criar desejos em um público específico com objetivo de venda de produto, serviço ou ideia.

E o Marketing Digital?

O Marketing Digital é a maior prova da versatilidade do Marketing. Nada mais é que o Marketing puro aplicado no digital, assim como o Marketing Social é o Marketing puro aplicado às causas sociais e assim por diante.

O Marketing Digital é o conjunto de estratégias de Marketing que aplicamos (através de sites, anúncios, landing pages, redes sociais, buscadores) com objetivo de atingir o consumidor que está navegando na internet. O Marketing Digital faz com que os consumidores conheçam seu negócio, confiem nele, e tomem a decisão de compra a seu favor. A compra, na maioria das vezes, é de um produto ou serviço, mas pode ser a compra de uma ideia, por exemplo, quando trata-se de Marketing Digital para fins de marca pessoal ou social.

Hoje em dia é quase impossível separar o termo “Marketing” de “Digital”, afinal, se você não está na internet você basicamente não existe.

O fato é que o Marketing Digital, para ser de qualidade, precisa levar em conta o Marketing Raiz e as variações e atualizações do digital que foram acontecendo ao longo do tempo. Isso porque, são elementos complementares e se considerados de forma separada, sempre estará faltando algo na sua comunicação.

Por conta das inovações do mundo digital, muita gente esquece de fazer o “feijão com arroz”, ou seja, o básico. Análise Swot, definição de público-alvo e persona, 4 Ps, planejamento estratégico são exemplos de conceitos vindos do Marketing Raiz e que são de extrema importância para obtenção de resultados. Assim como estar atento às tendências de mercado, o que está em alta nos canais digitais e o que está gerando mais engajamento também. O ideal é achar um caminho para trabalhar de forma conjunta o antigo e o novo.

Na hora de começar o trabalho de Marketing da sua empresa, você deve deixar claro quais são as características do seu produto ou serviço, quais tipos de cliente você deseja atingir, fazer pesquisas para tomar decisões baseadas em dados e tudo que puder fazer para deixar claro a sua proposta de valor.

No final de tudo, o que vai fazer a diferença no do seu Marketing é o resultado que ele gerou através do planejamento bem executado.

--

--