Projeto de e-commerce para o Marukai

Constance Chen
6 min readJan 3, 2020

Primeiro projeto do bootcamp de UX/UI da Ironhack.

Como primeiro projeto para o curso da Ironhack, nos foi dada a missão de desenvolver um e-commerce para algum mercado local de livre escolha do grupo. Porém, muito mais do que oferecer uma simples plataforma de compras online, a proposta do projeto consistia-se em buscar entender outros pontos problemáticos do negócio e necessidades dos clientes e assim, explorar as possibilidades de soluções.

O resultado final poderia ser uma plataforma de compras pensada tanto para desktop quanto para um dispositivo móvel, contando que o grupo justificasse a escolha.

Para o desenvolvimento do trabalho tive ajuda de dois grandes colegas: Andres Fernandez e Giovanna Shiroma. A seguir apresentarei todo o processo que fizemos para chegarmos à solução final.

O Marukai

O mercado escolhido para o desenvolvimento do trabalho foi o Marukai, mercado localizado próximo ao metrô no bairro da Liberdade.

O Marukai trata-se de um dos mercados mais antigos e tradicionais da região e apresenta grande diversidade de produtos orientais, principalmente de origem japonesa. Mesmo estando próxima a outros mercados locais que oferecem produtos semelhantes, é de se notar a sua forte presença. Por conta desses aspectos, o grupo achou que seria interessante pesquisar mais a respeito.

Foto do Marukai no fim de semana

Pesquisa

Como início de trabalho, realizamos uma pesquisa online com o objetivo de entender a relação das pessoas com a culinária oriental e se fazia sentido trabalhar esse nicho. Qual seria a frequência de consumo? Qual a dificuldade em encontrar os ingredientes necessários para o preparo das refeições? Quais os meios utilizados pelas pessoas para ter acesso a esses produtos?

Os resultados que obtivemos foram de que a culinária oriental é bastante apreciada (independente da pessoa ser de família oriental) . Em alguns casos, eles apresentam dificuldade em encontrar itens orientais e quando necessitam de algum produto costumam ir até uma loja específica para comprar.

Dados da pesquisa online

Com base nas pesquisas online somada às entrevistas e observações no local, chegamos as seguintes conclusões:

  • O mercado Marukai apresenta uma grande diversidade de clientes, como pessoas da comunidade japonesa, chinesa e coreana, além de pessoas que vem de outros estados do Brasil e enxergam o mercado como um importante ponto turístico e de lazer;
  • As pessoas estão dispostas a percorrer grandes distâncias somente para comprar no Marukai;
  • As pessoas gostam muito do mercado e confiam nele;
  • O Marukai é muito cheio, principalmente nos finais de semana. Muitas pessoas vão em grupos até o mercado e nota-se que enquanto uma pessoa realiza as compras as outras esperam do lado de fora. Inclusive existe um banco logo em frente a entrada.

Persona e jornada do usuário

Após realizarmos as pesquisas, conseguimos enxergar 3 personas: Pedro, um viajante do Ceará que está explorando São Paulo e suas particularidades; Alice Akemi, mãe de família e descendente de japoneses; e Helena, entusiasta da culinária oriental e que gosta de visitar o bairro da Liberdade esporadicamente.

Personas identificadas pelo grupo

Para este projeto estabeleceu-se como persona principal a Alice, por se tratar de um cliente recorrente do Marukai.

Após definido a persona principal, foi desenvolvido a sua jornada para assim, entender melhor as suas dificuldades e como deveríamos atuar. A jornada foi separada em 3 situações: pré-compras, durante as compras e após as compras.

Jornada da Alice e destaque aos pontos de dores

Os principais pontos de dores destacados foram durante o momento de deslocamento, tanto da ida quanto da volta. Como mencionado anteriormente, as pessoas estão dispostas a percorrer longas distâncias somente para obter um produto em específico do Marukai.

Com base nas informações coletadas e reflexões, ficou claro que devíamos focar em pensar formas de tornar os produtos do Marukai mais acessíveis, fazer com que as compras fossem mais práticas para assim aumentar as vendas e diminuir o tempo de espera nas filas. Sendo assim, o grupo chegou no seguinte Problem Statement:

Como tonar os produtos da culinária oriental mais acessível para o usuário, sabendo que os atuais meios demandam planejamento e tempo valioso dele?

Objetivos e desenvolvimento da solução

Tendo em mente o que deveríamos resolver, o grupo tinha como principais objetivos:

  • Tornar mais acessíveis o produtos;
  • Tornar prática a experiência de compra;
  • E por consequência aumentar o número de vendas do Marukai.

A solução se daria por meio de um aplicativo de compras para o Marukai, por conta do público relativamente jovem e por conta da pesquisa sobre os possíveis concorrentes, no qual muitos deles apresentavam sites para a venda de seus produtos.

A criação de um aplicativo para o Marukai, além de ser um diferencial por si só, contaria com recursos pensados a longo prazo, como compras programadas. O usuário poderia realizar compras adiantadas e retirar no local durante o fim de semana em seu momento de lazer, e assim, evitar grandes filas. Bastaria apresentar o comprovante de compra do próprio aplicativo.

Dentre outras features pensadas estaria na possibilidade de escolher entre a língua japonesa ou português, por se tratar de um mercado com o público-alvo em sua maioria japonês ou descendente.

Sitemap e User Flow

Após refletirmos sobre quais páginas e recursos fariam sentido para o MVP, definimos como seria o sitemap do aplicativo. Foi de grande importância a realização do card sorting para o agrupamento dos produtos para o desenvolvimento de fluxos mais intuitivos.

Estudo inicial do Sitemap
User Flow

Wireframes e primeiros testes

Durante os desenhos de como se daria o funcionamento do aplicativo foram apresentadas inúmeras possibilidades. Foi de fundamental importância testar com os usuários. A cada teste recebemos feedbacks do que poderia ser melhorado no fluxo e na organização do layout. Além de ter uma ideia de qual era a percepção do público em relação a solução.

Primeiros estudos do wireframe

Design final e Microinteração

Como inspiração para o resultado final criamos um Moodboard com elementos, fotos e situações que refletissem a percepção da marca que gostaríamos que o nosso aplicativo transmitisse.

Moodboard do Marukai

Essa inspiração somada a todos os nossos feedbacks, fez com que chegássemos ao resultado final do nosso MVP:

Resultado do protótipo final

Fizemos novamente testes com os usuários com o intuito de saber a percepção do público em relação a solução alcançada:

Nuvem de palavras sobre o que os usuários acharam do aplicativo

Conclusão

Como primeiro trabalho de UX/UI Design posso dizer que foi bastante intenso. Colocar em prática o que aprendeu em um período tão curto de tempo se mostrou desafiador, mas ao mesmo tempo prazeroso.

Dentre os inúmeros aprendizados que obtive nesse primeiro trabalho foi perceber os diversos modelos mentais que as pessoas tem e a importância da realização de testes com os usuários.

Outra coisa que me marcou bastante durante o processo foi a forma como o grupo trabalhou. É sempre interessante ver a diversidade de idéias dando forma a um único produto. Só tenho a agradecer pela oportunidade e aos meus colegas Andres e Giovanna pelo resultado e pela experiência!

--

--