Toda organização deve ter um manifesto.

Manifesto
Manifesto
Sep 3, 2018 · 3 min read

Muitos dos problemas do mundo não vêm da malícia. Eles vêm da inaptidão sustentada.

A inépcia se manifesta de várias formas, permitindo assim que incoerências floresçam. As incoerências podem assumir muitas formas, incluindo a corrupção e vários tipos de contradições.

Pegue o Facebook, por exemplo. Seu objetivo era tornar o mundo mais aberto e conectado. Mas eles acabaram fazendo o mundo mais aberto para que possamos reunir informações pessoais das pessoas e vendê-las ao maior lance.

A verdade é que as organizações que tem uma declaração de propósito são raras. A maioria tem dois parágrafos no meio do estatuto da empresa, que pode ser encontrado na aba “sobre nós” do site — missão, visão, valores, né?

E sem uma clara definição de valores, essas organizações se tornam desalmadas. É como uma inteligência artificial que é programada para produzir canetas Bic; ela irá fazer de tudo para atingir seu objetivo. Inclusive acabar com a raça humana para usar os nossos recursos. E isso está acontecendo hoje, só que não sob controle de inteligência artificial, e sim de humanos. E muitos estão tomando decisões anti-éticas só para aumentar as métricas.

E o problema de não ter esses valores declarados em algum lugar, é que quando a organização age de forma incoerente, ninguém consegue apontar o que está acontecendo.

Falta autenticidade. Palavra tão citada em reuniões em grandes corporações. Autenticidade significa dizer e fazer a mesma coisa. Simples assim. E se os valores e propósito não estão declarados, não há controle.

Quando não há um senso de direção claro, as pessoas se tornam obsessivas pela rota. No caso, o próximo quarter, as métricas de crescimento, o gráfico de projeção.

“Products are made in the factory, but brands are created on the mind”
Walter Landor


Na Manifesto, nós aplicamos diretamente nossos valores em cada um de nossos projetos. Se foram 4 anos até chegarmos a essas “premissas” de trabalho. Na verdade, elas sempre existiram, foi uma questão de auto-consciência e, descobrir o nosso papel na sociedade.

De um estúdio que fornecia design de identidade visual, nos especializamos em branding. Isso, por diagnosticar que a única forma de produzir trabalhos inspiradores, era comunicando mensagens inspiradoras. A explicação mais clara de branding, é o que nós sentimos ao interagir com um produto, serviço ou empresa. E é com esse sentimento que nós escolhemos trabalhar.

Nós vivemos na era do Ad-block. O “público-alvo” não consome mais. As pessoas estão céticas. E elas têm um radar contra bobagem que, rapidamente, inutiliza táticas de marketing manipuladoras.

Uma marca não é algo transacional. Marca é pra sempre.

Nós unimos nossos valores na lista abaixo, sabendo que podemos adicionar ou alterá-la a qualquer momento. Hoje, mudar de opinião não é algo condenável — pelo contrário, aprender a aprender de novo é o único “diferencial competitivo”.

  1. Se você não pode dizer porque sua empresa existe, por que alguém deve se importar?
  2. Dinheiro não é causa, é consequência.
  3. A conta não fecha se o ambiente estiver no prejuízo.
  4. Os colaboradores da sua empresa merecem o dobro da sua atenção.
  5. Pessoas com senso de propósito vivem melhor.
  6. Propósito é a declaração do mundo que voce está tentando construir.
  7. Legado é mais importante que vendas.
  8. Os produtos e serviços são o reflexo da visão de mundo da organização; e o que as pessoas vão consumir é essa visão, não o produto.
  9. Não existe design bom se a mensagem é ruim. Nós nos damos o direito de não “enxugar gelo”.
  10. A internet deu para as pessoas a escolha, devolveu para os consumidores a razão e, colocou as empresas na mão da sua audiência.
  11. Organizações são feitas por pessoas e, para pessoas.
  12. Há sempre duas opções: o certo e o mais fácil; escolher a primeira nem sempre é o mais popular.
  13. Existem duas coisas que definem a boa criatividade: obsessão e curiosidade.
  14. Consumo é política; as pessoas consomem para se comunicar.
  15. Popularidade não é a mesma coisa que maestria.

Como premissa, procuramos trabalhar com empresas que nascem com um propósito claro. Uma obsessão e curiosidade para criar o novo e, uma arrogância sem remorso de acreditar que há sempre uma solução melhor para velhos dilemas. Nosso objetivo é criar marcas que sirvam como plataformas, onde gerações consigam se relacionar; Inspirar as pessoas a construir o futuro.

Manifesto

Written by

Manifesto

Somos um estúdio criativo especializado em branding. Acreditamos que propósitos merecem ser comunicados. // manifesto-branding.com // instagram.com/manifesto.ag

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade