7 formas de usar a criatividade em seu consultório odontológico

Se você, dentista, acha que não precisa de criatividade em sua carreira, está enganado. Essa característica se tornou essencial para todas as profissões e principalmente para os autônomos e empreendedores, que querem se destacar da concorrência.

É fato que existem cada vez mais dentistas abrindo seus próprios consultórios. Para atrair mais pacientes e fazer com que eles sejam fiéis a você, é necessário um excelente atendimento e estratégias para manter o paciente interessado. Veja abaixo sete formas de você exercer a sua criatividade dentro do consultório.

1. Posts nas redes sociais

Uma excelente forma de colocar a sua criatividade para funcionar é fazendo posts regulares para as redes sociais. Primeiramente, crie uma conta para o seu consultório nas principais redes, como Facebook e Instagram.

O ideal é que haja posts novos todos os dias. Aproveite os assuntos do momento (se o seu consultório tem um público mais descontraído, aproveite memes e notícias). Também utilize datas comemorativas para criar seu conteúdo. Quanto mais posts você produzir, mais a qualidade do conteúdo irá aumentar.

2. Campanhas de SMS marketing

Se você utiliza um software odontológico como o Dentista Organizado, pode enviar mensagens SMS aos pacientes diretamente do sistema. A mesma regra das redes sociais se aplica às mensagens SMS: utilize datas comemorativas e os assuntos do momento.

A vantagem do SMS é que você não precisa criar imagens e as mensagens devem ser curtas, de até 160 caracteres. Por isso, criar esse tipo de campanha é algo rápido de ser realizado. Outro ponto positivo é que, enquanto o Facebook entrega seu conteúdo para cerca de 5% de seguidores, o SMS tem uma taxa de abertura de 98%.

3. Mensagens de aniversário aos pacientes

Abuse da criatividade para criar uma mensagem SMS padrão de aniversário para pacientes. Em seu software odontológico, coloque o texto da mensagem e as variáveis, que serão trocadas na mensagem pelo nome do paciente, seu nome e o nome do consultório.

A sua mensagem de aniversário deve ter até 160 caracteres e, se você habilitar essa função em seu software, será enviada automaticamente no dia do aniversário de cada paciente. Para que essa ferramenta funcione corretamente, tenha as datas de nascimento de cada pessoa que frequenta seu consultório em sua base de dados.

4. Vídeos sobre saúde bucal e o dia a dia no consultório

Uma grande tendência no marketing de diversas empresas é a produção de vídeos, pois o público prefere cada vez mais esse tipo de conteúdo. Vídeos são dinâmicos, envolventes e conseguem passar uma mensagem de forma rápida.

Você pode utilizar vídeos curtos no Instagram Stories, sobre a rotina no consultório, procedimentos realizados e imagens de pacientes se eles lhe derem autorização. Se você quer criar vídeos mais elaborados, crie conteúdo para o Youtube, tanto sobre a sua rotina como sobre saúde bucal para os pacientes.

5. Brindes para pacientes

Os brindes para quem frequenta o seu consultório podem ser diversos. Faça kits de saúde bucal, com escova de dente, creme e fio dental com a sua logomarca e os entregue para os pacientes mais fiéis. Aqueles que estão realizando uma segundo ou terceira consulta, por exemplo.

As datas comemorativas também pedem brindes especiais, sejam escovas em cores diferentes ou até mesmo canecas ou chaveiros. Lembre-se de que os presentes para as crianças devem ser diferentes, opte por itens mais lúdicos e divertidos.

6. Uniforme como diferencial

Atualmente existem diversas lojas, físicas e online, que vendem uniformes diferenciados para dentistas e outros profissionais da saúde. É possível ter um estilo próprio variando nas cores, modelos, estampas e bordados.

Para quem deseja um visual mais discreto e não quer inovar muito, existem as toucas com estampas diferentes e os acessórios, como broches e patches que podem ser colocados no jaleco quando você quiser. O broche pode ter seu nome ou objetos divertidos, conforme o seu estilo pessoal.

7. A decoração do consultório

Existem diversas formas de ter uma decoração criativa dentro de um consultório odontológico. As poltronas, por exemplo, podem ter estampas e cores diferentes, para dar um toque de cor para o ambiente. Porém tenha em mente sempre quem é o público do consultório antes de investir em itens de decoração (observe se seus pacientes são mais homens ou mulheres, jovens ou pessoas mais velhas).

A sala de espera também exige alguns cuidados, como as revistas e jornais atualizados e algum entretenimento para as crianças, como livros de colorir e outros materiais. A presença de uma televisão no ambiente é importante, desde que esteja sintonizada em programas leves e agradáveis: os pacientes já podem estar tensos por causa da consulta, então tente deixa-los mais tranquilos.

Agora é só exercer a criatividade e fazer o seu consultório superar a concorrência e encantar cada vez mais pacientes! Para ser sempre criativo, lembre-se de buscar boas referências e sempre anotar as suas ideias, assim não faltarão ações inovadoras para fazer seu consultório crescer.