Uma alternativa de investimento disponível para todos

FinCo Invest
Aug 23, 2017 · 3 min read

A modalidade de crowdfunding hoje em dia, se tornou um chavão entre investidores e tem sido particularmente bem aceito no setor imobiliário. Mesmo em sua infância, o crowdfunding imobiliário, está rapidamente reformulando a maneira que indivíduos encontram e investem em propriedades imobiliárias. Essa mudança trouxe benefícios não apenas para investidores, como também para incorporadores e mercado imobiliário como um todo. Ainda esse acelerado crescimento também implica em algumas considerações importantes para investidores quando escolherem dentre as plataformas que irão investir seus recursos financeiros.

Quanto ao processo do crowdfunding imobiliário para investidores, o conceito é bastante simples: membros da plataforma podem buscar dentre investimentos imobiliários ofertados online, e encontrar oportunidades considerando a localidade, tipo de projeto, valor mínimo de entrada, retorno esperado e estrutura (empréstimo ou participação), a que melhor atenda a seus critérios de perfil de investimento.

Depois, podem investir o montante que desejarem, que será retido pela plataforma até que o volume captado atinja o volume suficiente. Neste ponto, os documentos jurídicos são redigidos e o capital é repassado ao captador do recurso.

Investidores tem normalmente duas opções de aplicação, sendo elas: de empréstimo ou participação. No Brasil, temos um formato que basicamente funciona como um empréstimo/mútuo, entretanto com ganhos variáveis como se fosse por participação. De qualquer forma, ambas modalidades dão direito aos investidores a terem acesso aos indicadores de performance do empreendimento dentro da plataforma.

Financiamento tradicionais para desenvolvedores imobiliários porem ser custosos, consumidores de tempo e limitados por instituições de empréstimo como bancos e fundos. Tais credores impõem restrições apertadas aos devedores, como rigoroso controle dos projetos e prazos curtos a aderir. Uma vez adeptos a acessarem os financiamentos, ainda existem transações onerosas, taxas jurídicas e administrativas, assim como processos burocráticos e regulamentações a seguir.

Desde a crise financeira de 2008, principalmente no mercado Norte Americano, tais instituições tem aplicado critérios mais restritivos na aprovação de empréstimos, restringindo esta opção.

Em Julho de 2017, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), apresentou a nova regulamentação da Instrução CVM 588, que dispõe sobre a oferta pública de distribuição de valores mobiliários de emissão de sociedades empresárias de pequeno porte, realizada com dispensa de registro por meio de plataforma eletrônica de investimento participativo.

“O crowdfunding de investimento é uma alternativa inovadora para o financiamento de empreendedores. A CVM considera que a segurança jurídica trazida pela nova norma pode alavancar a criação de novos negócios de sucesso no país, permitindo a captação de recursos de modo ágil, simplificado e com amplo alcance a investidores por meio do uso da internet”, comentou Leonardo Pereira, Presidente da CVM.

Entenda um pouco mais sobre esta modalidade assistindo o video abaixo:

)
    FinCo Invest

    Written by

    Simplificando e Democratizando Investimentos Imobiliários

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade