Locação por temporada. Como alugar?

DICAS E CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA UMA LOCAÇÃO SEGURA.

No nosso dia a dia podemos até não imaginar, mas existe uma grande demanda por alugueis de imóveis por um curto período, no caso a tão conhecida “locação por temporada”.

Principalmente em cidades grandes, que normalmente atraem muitos estudantes e executivos que permanecem apenas durante o período de algum curso ou workshop, mas também em cidades turísticas, pois o aluguel pode chegar a ser 50% mais barato do que hospedagem em hotéis.

Esse tipo de aluguel é chamado de Locação por Temporada. Nos últimos anos esse tipo de negócio vem crescendo em todo o mundo e tornando mais em conta viagens de lazer ou negócios.

Um estudo recente realizado pelo MercadoLivre Classificados concluiu que 69% dos entrevistados que tem planos de tirar férias, buscam opções de imóveis por temporada através da internet.

Um resultado 70% maior do que o resultado de pesquisa semelhante realizada em 2011. O principal motivo para o aumento é a experiência do usuário, que vem sendo mais bem avaliada ano após ano.

Segundo dados da mesma pesquisa, as características que são mais relevantes na escolha do imóvel são a localização (63%), o preço (52%), a segurança (43%), a conservação do imóvel (42%) e a comodidade (27,5%).

O QUE É LOCAÇÃO POR TEMPORADA?

É o contrato de aluguel de um imóvel, por um período de no máximo 90 dias, não sendo possível renovar nas mesmas condições.

É feito entre pessoas físicas e com frequência a locação inclui o mobiliário e utensílios domésticos, havendo um laudo de vistoria prévio que descreve o imóvel, e tudo o que estiver dentro dele, sendo disponibilizado ao locatário.

Normalmente não é utilizada garantia locatícia, mas o locador pode exigir receber antecipadamente parte do valor total acordado sobre o aluguel.

Existe uma legislação específica (lei 8.245, de 18 de outubro de 1991, modificada em parte pela lei 12.112, de 9 de dezembro de 2009), prevista na lei do inquilinato que normaliza esse tipo de contrato.

PERFIL DO LOCATÁRIO

Qualquer pessoa pode passar por algum momento na vida em que seja interessante ou necessário, morar em outro locar por um período. Mas em geral o perfil desse tipo de locatário se enquadra em algum dos tipos abaixo:

  • Férias: grupos de amigos ou família que buscam um lugar para passar férias encontram na locação por temporada uma excelente alternativa às pousadas e hotéis que, dependendo da localização, podem encarecer bastante a viagem. Com frequência esse perfil procura por imóveis com amplas cozinhas e boa localização, que tenha fácil acesso aos pontos turísticos das cidades e ainda a conveniências e facilidades, como
     mercados e farmácias. Se o imóvel possuir opções de lazer como piscina e churrasqueira provavelmente será bastante requisitado.
  • Reforma: são famílias que possuem um imóvel próprio e que pretendem reforma-lo, não sendo possível morar na residência durante esse período. Nesse caso a família busca conforto e normalmente procura por imóveis no mesmo bairro ou região que já residem para evitar mudanças no cotidiano.
  • Intercambistas: pessoas que chegam ao Brasil para estudar por um curto período, normalmente são cursos de férias, que podem chegar a durar 6 meses. Nesses casos o custo de um hotel é muito alto já que com frequência são jovens e chegam sozinhos. Esse perfil busca por imóveis menores, nas proximidades de universidades.
  • Funcionários de outros estados ou países: muitas empresas precisam, em determinado momento, deslocar funcionários para algum curso, ou mesmo para trabalhar em outra localidade por um período específico. Assim como nos outros casos, a hospedagem em hotel pode ser muito cara e nesses casos a melhor alternativa é alugar um apartamento por temporada, pois já dispõem de estrutura pronta para moradia. Um detalhe importante é que se o contrato for feito através da empresa, não será enquadrado nessa legislação.

VANTAGENS DO ALUGUEL POR TEMPORADA

O contrato de aluguel por temporada costuma ser muito vantajoso para o locador já que, mesmo em momentos de crise, essa modalidade permanece sendo rentável. Nas datas comemorativas ou de grandes eventos o lucro aumenta bastante.

Para o locatário as vantagens são ainda maiores como a privacidade, o custo-benefício e possibilidade de juntar a família que são os principais atrativos destacados pelos usuários desse tipo de serviço.

ALGUNS BENEFÍCIOS

  • Economizar nas diárias, principalmente em cidades muito turísticas no Brasil e no exterior.
  • Saber quanto vai pagar, sem sustos: a negociação é feita antes da viagem e muitas vezes você trata diretamente com o proprietário, então você já saberá antecipadamente se haverá algum custo extra.
  • Possibilidade de economizar nas refeições já que a alimentação pode ser feita no imóvel mesmo, preparando a própria comida.
  • Lavar as roupas sem custo extra: utilizando a lavadora do imóvel
  • Experimentar o dia a dia da cidade: participar do cotidiano da cidade como um morador. Conhecer o mercado, farmácias, lojas, etc.
  • Poder escolher o imóvel que lhe agrade: dependendo do tempo do contrato é possível até personalizar um pouco os ambientes e se sentir em casa cada vez mais.
  • Privacidade para reunir amigos e familiares: sem as limitações dos quartos de hotéis.
  • Poder levar seu animalzinho de estimação: lembre-se apenas de confirmar com o locador a permissão.

DESVANTAGENS DA LOCAÇÃO POR TEMPORADA

PARA O LOCADOR:

Desgaste do imóvel e mobiliário por causa da rotatividade

Precisa fazer novo contrato em cada nova locação

Despesas mensais devem ser pagas pelo locador nos períodos em que o imóvel estiver vazio.

PARA O LOCATÁRIO:

Dificuldade de visitar e conhecer o imóvel, caso você seja de uma cidade diferente.

COMO ALUGAR UM IMÓVEL POR TEMPORADA?

Você pode procurar por imobiliárias e corretores de imóveis na cidade ou região que deseja realizar a locação. Outra opção são os sites especializados em locação por temporada existentes na internet hoje em dia.

O site mais conhecido atualmente é o da empresa Airbnb, que existe desde 2008 e funciona a base de trocas. Ele conta com anfitriões espalhados pelo mundo inteiro e um sistema de classificação com opinião dos viajantes.

Os pagamentos (através de Paypal ou cartões de crédito e boleto) e trocas de mensagens são feitas através de plataforma própria, oferecendo segurança aos usuários.

A grande diferença entre o Airbnb e as agências convencionais é que o primeiro funciona como uma rede social.

O site funciona como um intermediário recebendo o valor integral do locatário previamente, mas só disponibilizando para o locador 24 horas após a instalação do hóspede. Em caso de reclamação o valor pode ser retido.

AS CIDADES MAIS PROCURADOS NO BRASIL PARA LOCAÇÃO POR TEMPORADA

As cidades do Rio de Janeiro (RJ), Ubatuba (SP) e Guarujá (SP) são localidades mais procuradas no Brasil. Mas outras cidades do litoral do Rio de Janeiro e São Paulo são muito frequentes no ranking das mais populares.

O Rio de Janeiro possui um potencial turístico enorme e esse mercado de locação por temporada acompanha a tendência do setor.

Já o litoral de São Paulo é muito procurado por pessoas que residem na capital e que têm uma forte cultura de ir para o litoral.

Outras cidades muito procuradas são:

  • São Sebastião (SP)
  • Florianópolis (SC)
  • Bertioga (SP)
  • Búzios (RJ)
  • Cabo Frio (RJ)
  • Praia Grande (SP)
  • Ilhabela (SP)
  • Caldas Novas (GO)
  • Salvador (BA)
  • Caraguatatuba (SP)
  • Arraial do Cabo (RJ)
  • Porto Seguro (BA)

DICAS E PRINCIPAIS ERROS AO ALUGAR UM IMÓVEL POR TEMPORADA

Exceto nos casos de reforma, quando a pessoa normalmente já mora próximo ao imóvel, alugar por temporada pode ser um risco, pois pela distância, dificilmente será possível visitar previamente.

Verifique se o corretor ou a imobiliária possuem registro no CRECI da sua região: Busque referências na internet ou com pessoas que já utilizaram o serviço. Aceitar ofertas de desconhecidos publicadas na internet, sem um serviço que ofereça garantia da negociação pode ser uma grande furada.

Não abra mão do contrato: Achar que por serem poucos dias não é necessário formalizar o acordo é outro grande erro. Além disso, certifique-se de que o contrato contenha as datas de entrada e saída, forma de pagamento, eventual multa no caso de atraso, depredação do imóvel ou mesmo desistência de uma das partes, entre muitas outras coisas. E leia com atenção cada cláusula.

Mais dicas que podem ajudar você a fazer a melhor escolha e não cair em furadas.

  • Pesquise como é o entorno do imóvel, veja se há conveniências e serviços próximos. Cheque comentários sobre segurança do local também.
  • Se quiser levar algum animal de estimação, converse com o locador antecipadamente e descubra se não há impedimentos por parte dele ou mesmo do condomínio.
  • Desconfie se o valor da locação estiver muito abaixo do preço de mercado. Muitas pessoas já foram vítimas de má-fé alugando imóveis que não existiam ou que não eram do anunciante. Sempre solicite contato por telefone.
  • Verifique se haverá algum custo extra como eletricidade, IPTU ou condomínio durante o contrato.
  • Pesquise com antecedência para ter tranquilidade e economia. Os imóveis ficam mais escassos e mais caros conforme chega o período das férias.
  • Peça fotos atualizadas do imóvel ou peça alguém para visitar, se for possível, para garantir que tudo esteja como prometido.
  • Chegando ao local confira se todas as lâmpadas, tomadas e torneiras estão funcionando corretamente e teste também os eletrodomésticos. Caso algo esteja com mal funcionamento peça que isso seja anotado no contrato para evitar futuras cobranças indevidas.
  • No caso de imóvel com área comum, que contenha piscina e/ou churrasqueira, pergunte ao locador se a utilização dessas opções de lazer serão permitidas a você.
  • Quando a locação for de apenas parte do imóvel e você for compartilhar o ambiente com o anfitrião, certifique-se de que o espaço, as regras da casa e o próprio anfitrião combinam com o seu estilo.

MODELO DE CONTRATO DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL POR TEMPORADA

Para ajudar você na hora de alugar um imóvel por temporada, abaixo você encontra um modelo de contrato que pode ser adaptado e usado.

Nele constam as principais informações necessárias para não ter problemas.

CONTRATO DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL PARA TEMPORADA

LOCADOR: (Nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador da cédula de identidade R.G. nº xxxxxxx, e CPF/MF nº xxxxxxxx, residente e domiciliado na (Rua), (número), (bairro), (CEP), (Cidade), (Estado);

LOCATÁRIO: (Nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador da cédula de identidade R.G. nº xxxxxxx, e CPF/MF nº xxxxxxxx, residente e domiciliado na (Rua), (número), (bairro), (CEP), (Cidade), (Estado);As partes acima identificadas acordam com o presente Contrato de Locação Residencial para Temporada, que se regerá pelas cláusulas seguintes:

DO OBJETO DO CONTRATO

Cláusula 1ª. O objeto do presente instrumento é o imóvel residencial, situado na (Rua), (número), (bairro), (Cidade), (Estado), de propriedade do LOCADOR, conforme documentação em anexo.

DO USO DO IMÓVEL

Cláusula 2ª. O LOCATÁRIO deve usar o imóvel objeto deste contrato, somente com a finalidade residencial própria e de sua família.

DAS OBRIGAÇÕES DO LOCATÁRIO

Cláusula 3ª. Fica obrigado o LOCATÁRIO, em agir de acordo com o estabelecido nas normas do condomínio, responsabilizando-se civil e criminalmente, durante a vigência deste instrumento.

Cláusula 4ª. Obriga-se o LOCATÁRIO em cuidar pela conservação do imóvel, bem como todos os bens que nele contém, sendo responsável em entrega-lo ao termino do prazo estipulado neste contrato, nas condições em que recebeu conforme consta no termo de vistoria em anexo.

DO VALOR DO ALUGUEL

Cláusula 5ª. Pagará o LOCATÁRIO ao LOCADOR a título de aluguel o valor de R$ xxxxxx (Valor), a ser pago em parcela única, na ocasião da assinatura.

DO PRAZO

Cláusula 6ª. A locação por temporada terá prazo de xx dias, na data de xx/xx/xx até xx/xx/xx, vigorando a partir da assinatura de ambas as partes, quando cessará os efeitos deste contrato, independente de notificação judicial ou extrajudicial.

DA MULTA

Cláusula 7ª. Caso o LOCATÁRIO não desocupe o imóvel na data estipulada da cláusula 6ª, ficará sujeito ao pagamento de multa diária no valor de R$ xxxxx (Valor), enquanto ocupar o imóvel

CONDIÇÕES GERAIS

Cláusula 8ª. O presente contrato passa a valer entre as partes a partir da assinatura do mesmo.

Cláusula 9ª. Será adiantado ao LOCADOR pelo LOCATÁRIO, um cheque nominal no valor de R$ xxxxx (Valor), utilizando-se do mesmo para o conserto ou reposição de qualquer bem danificado na constância do contrato. Sendo devolvido integralmente caso não se verifique dano ao imóvel ou seus bens.

DO FORO

Cláusula 10ª. Para dirimir quaisquer controvérsias oriundas do CONTRATO, as partes elegem o foro da comarca de (xxx); Por estarem assim justos e contratados, firmam o presente instrumento, em duas vias de igual teor, juntamente com 2 (duas) testemunhas.

(Local, data e ano).

(Nome e assinatura do Locador)

(Nome e assinatura do Locatário)

(Nome, RG, Testemunha)

(Nome, RG, Testemunha)

Em caso de problemas ou mesmo constatação de que o imóvel não é como o que foi prometido, procure o serviço que auxiliou você na locação e reclame.

Agora que você já sabe como funciona a locação por temporada, que tal conhecer algum lugar diferente? Tome as precauções necessárias, arrume suas malas e use esse conhecimento para adquirir novas e incríveis experiências.

Muito boa viagem!

Opa! Gostou do artigo? Foi útil para Você?

COMPARTILHE nas redes sociais com seus AMIGOS que NÃO SABEM quais os PROCEDIMENTOS e CUIDADOS necessários a se tomar ao alugar um imóvel por temporada.

Like what you read? Give Diego Piola a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.