Por que repetimos tradições de inverno na estação mais quente do ano?

Image for post
Image for post

Uma tradição que sempre intriga é o Natal no Brasil. A gente absorveu o modus operandi dos gringos de receber o Papai Noel, montar árvores com enfeites e comer… peru a-s-s-a-d-o! Na maior parte do país, o final de dezembro é uma das épocas mais quentes do ano e ainda sustentamos a tradição de assar no forno uma carne que demora 6h para ficar pronta, esquentando a cozinha, a casa e colocando toda a família pra trabalhar no dia que, em tese, é o mais solidário e harmonioso do ano. Pra quê?


Já pensou a sua panela cheia de delícias que você plantou?

Image for post
Image for post

Parte dos alimentos que descartamos podem ser replantados e colhidos novamente, você sabia? Já tentou plantar uma sementinha de alguma coisa aí no seu quintal ou na sua janela? A natureza é um organismo vivo e com imensa capacidade de regeneração. Muitos alimentos ainda podem rebrotar mesmo depois de já terem sido utilizados, basta sabermos como lidar com eles.

Pensando nisso, fizemos uma listinha pra você poder replantar aí na sua casa. A natureza, sua saúde e seu bolso agradecem. Bora?


O grupo da fome aumentou. E o clima, o que tem a ver com isso?

Image for post
Image for post

Nós já conversamos por aqui sobre os motivos de tanta gente passar fome no mundo. Não falta comida, mas falta logística de distribuição de alimentos e, claro, humanidade. O relatório anual de segurança alimentar da ONU apontou que de 2016 para 2017, mais 15 milhões de pessoas estão no grupo de desnutrição ou da fome mundial.

São 820,8 milhões pelo mundo, ou 10,9% da população mundial.

Há 10 anos, essa porcentagem era de 12% e, até 2015, esse número diminuía ano a ano. Há 2 anos, no entanto, que essa expectativa se rompeu e os números de desnutridos apresentam um crescimento considerável: um salto de 784,4 milhões de pessoas em 2015 para 820,2 milhões no ano passado. …


A lógica por trás de se comer sazonal. E orgânico.

Image for post
Image for post

No Brasil, a gente não costuma muito celebrar o Dia das Bruxas, só quando estamos no curso de inglês quando somos mais novinhos, né? Mas o famoso Halloween, que é uma data importante na maioria dos países anglófonos *, tem uma culinária bem específica de um legume que a gente ama: a abóbora.

* que fala inglês como primeira língua.

O Dia das Bruxas foi criado a partir de uma celebração celta da colheita, o Samhain, mas a abóbora virou um símbolo na adaptação da festa que passou a rolar nos EUA. Na Irlanda, quem eram os protagonistas eram os nabos, um vegetal bem consumido por lá. …


Não é. É de comer.

Image for post
Image for post
Peixinho da horta nas mãos do chef Javy Larroquet.

Você já ouviu falar nas PANCs? Elas são as Plantas Alimentícias Não Convencionais, ou seja, as plantinhas que podemos comer, mas por algum motivo doido nós não consumimos. Existem alguns medos urbanos a respeito delas, como o fato de que algumas podem ser tóxicas.

Elas podem, tá? Mas nada que um pouco de informação não resolva essa questão. A ideia da alimentação que valoriza também as PANCs é o resgate de um conhecimento antigo (e milenar) de plantas que abandonamos na nossa alimentação.

E o mais interessante é que plantas que são PANCs na Amazônia, não necessariamente são as mesmas do Rio, porque temos uma infinidade de hábitos pelo Brasil, garantindo uma quantidade incrível de PANCs e não PANCs. …


Ou: compre do pequeno.

Image for post
Image for post

Você sabia que 50 empresas do ramo alimentício dominam 50% do mercado do mundo? Isso significa que você fica horas no supermercado escolhendo a melhor marca pra você, mas no fundo é tudo a mesma coisa e você investe sempre nas mesmas empresas.

Só muda a embalagem, sabe?

Mas e daí? O que isso implica pra nossa alimentação? Bom, são essas as empresas que definem o que você come e a qualidade do que você ingere. Semana passada, rolou a publicação em português do Atlas do Agronegócio, um documento que desdobra um super conteúdo sobre toda a concentração do que a gente come na mão das grandes empresas. …


Recentemente, as abelhas estão provando que sim.

Image for post
Image for post
Até a última gota.

Você já parou pra pensar que os agrotóxicos têm impactos para além da contaminação na nossa saúde? Se a gente pode se viciar em cigarro…

será que a natureza pode se viciar em veneno?

A revista Exame publicou no final de agosto uma notícia extremamente triste e preocupante: as abelhas já estão apresentando sintomas de dependência a certos tipos de pesticida. Como? Bom, as abelhinhas se alimentam do néctar das plantas e flores e agora elas estão procurando justamente as que estão contaminadas.


Image for post
Image for post

A galera vem aderindo o vegetarianismo e veganismo em peso ultimamente, você já reparou nisso? Há pouco tempo, quem sentava em uma mesa e dizia que não comia carne era incompreendido, mas hoje é super comum abrir um cardápio por aí e ter várias opções vegetarianas e veganas no menu. E não é pra menos!

Nos últimos 3 anos, esse grupo cresceu 600% nos EUA.

Na Suécia, 30% dos jovens se declaram veganos por amor ao meio ambiente e 24% dos que ainda não são, estão dispostos a diminuir o consumo de carne nos próximos 5 anos. A Dinamarca é o primeiro país em investir integralmente em alimentos orgânicos. …


Os 5 aprendizados que tiramos de 1 mês sem consumo de embalagens descartáveis.

Image for post
Image for post
Crédito da foto: @aquecarregaadocura

Julho marcou um lindo e importante movimento da nossa causa: o #plasticfreejuly, ou o que nós chamamos por aqui de: #julhosemplástico.

A ideia é mobilizar todo mundo a não consumir plásticos durante o mês e provar que é possível a mudança nos pequenos hábitos, em uma espécie de test drive. Claro que o movimento aposta que, depois que a galera percebe como é simples recusar os plásticos descartáveis em vários momentos do mês, isso vire rotina. …


Pra quem ainda duvida que comida é política.

Image for post
Image for post

Você deve ter visto que a chamada PL do Veneno virou destaque recentemente nas redes sociais, né? Isso é super importante. Mas você sabe realmente do que se trata?

Quais os verdadeiros perigos desse projeto de lei?

Bom, a PL 6299/02 avançou na segunda-feira e é de autoria do atual Ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Ela avançou em uma Comissão Especial da Câmara dos Deputados e teve 18 votos a favor e 9 contrários à proposta. …

About

Menos 1 Lixo

Um Movimento que propõe uma vida com menos lixo e mais recursos, consumo consciente e sustentabilidade na prática pra você!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store