As 10 ações que você deve fazer para uma alcançar a excelência na ordenha

Excelência na Ordenha

A indústria está cada vez mais preocupada com a qualidade do leite recebido, pois só assim conseguem: Aumentar a quantidade de produtos oferecidos ao consumidor final; Aumentar a durabilidade dos produtos; diminuir as chances de “defeitos” produtivos; ou seja, fidelizar o consumidor com um produto de elevado padrão de qualidade.

Atualmente existem muitas recomendações técnicas, procedimentos, produtos e tecnologias que podem ser utilizados, porém, de nada adianta utilizar-se de tudo isso se a deficiência está na mão de obra, dificuldade de infraestrutura e uso incorreto de produtos ou procedimentos.

Pamela Ruegg, Médica Veterinária de Ciências da Leiteiria da Universidade de Wisconsin-Madison, publicou um artigo onde são definidas 10 ações de extrema importância para a excelência na ordenha, são elas:

1 — Você deve definir metas de desempenho

Sugere-se que você defina metas como: zero resíduos de antibióticos no leite, células somáticas do tanque abaixo de 200.000 e gerenciar as células somáticas por vaca para que você tenha mais controle sobre a mastite subclínica.

2 — Identificar os problemas rapidamente

Você deve desenvolver métodos para monitorar o desempenho do seu rebanho e o processo de ordenha. Sendo assim você irá detectar rapidamente os problemas, como de mastite, por exemplo, o que minimizará o prejuízo.

A utilização de uma ferramenta de gerenciamento auxilia muito neste ponto.

3 — Vacas Limpas

As vacas sujas demoram muito mais para produzir o leite, então é importante que você arrume e limpe as baias com frequência. O desenvolvimento e implementação de rotinas, facilitam o processo.

4 — Padronize as rotinas de ordenha

A padronização da rotina de ordenha é a chave para produzir leite de qualidade. Você até pode escrever as rotinas e trabalhar com isso para melhorar cada vez mais e ensinar os responsáveis.

5 — Treine o Pessoal

Invista o seu tempo ensinando, treinando e revisando semanalmente os procedimentos de ordenha.

6 — Manter e atualizar sistemas de ordenha

A produção do leite de qualidade também depende de um sistema de ordenha que funcione adequadamente. Você deve ficar atento e realizar avaliações regularmente.

7 — Desenvolver protocolos de tratamentos

Irão definir tratamentos padrões para doenças e lesões comuns. Envolva o seu veterinário para que você possa ter os protocolos adequados.

8 — Tenha um plano de biossegurança de mastite

Mantenha o seu rebanho salvo de mastite. Realize procedimentos de quarentena para qualquer gado comprado, verifique para comprar bovinos saudáveis​, e cultive amostras do tanque a granel quando novos bovinos comprados estiverem entrando no rebanho.

9 — Cuide das vacas secas

Você deve oferecer ambientes limpos, secos e espaçosos. Não as coloque próximo de animais doentes e forneça programas nutricionais adequados.

10 — Tenha consultores

Tenha uma equipe de pessoas com experiência, isso irá possibilitar a tomada de decisões mais assertivas.

Like what you read? Give Control Milk - Tecnologia a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.