As 10 ações que você deve fazer para uma alcançar a excelência na ordenha

A indústria está cada vez mais preocupada com a qualidade do leite recebido, pois só assim conseguem: Aumentar a quantidade de produtos oferecidos ao consumidor final; Aumentar a durabilidade dos produtos; diminuir as chances de “defeitos” produtivos; ou seja, fidelizar o consumidor com um produto de elevado padrão de qualidade.
Atualmente existem muitas recomendações técnicas, procedimentos, produtos e tecnologias que podem ser utilizados, porém, de nada adianta utilizar-se de tudo isso se a deficiência está na mão de obra, dificuldade de infraestrutura e uso incorreto de produtos ou procedimentos.
Pamela Ruegg, Médica Veterinária de Ciências da Leiteiria da Universidade de Wisconsin-Madison, publicou um artigo onde são definidas 10 ações de extrema importância para a excelência na ordenha, são elas:
1 — Você deve definir metas de desempenho
Sugere-se que você defina metas como: zero resíduos de antibióticos no leite, células somáticas do tanque abaixo de 200.000 e gerenciar as células somáticas por vaca para que você tenha mais controle sobre a mastite subclínica.
2 — Identificar os problemas rapidamente
Você deve desenvolver métodos para monitorar o desempenho do seu rebanho e o processo de ordenha. Sendo assim você irá detectar rapidamente os problemas, como de mastite, por exemplo, o que minimizará o prejuízo.
A utilização de uma ferramenta de gerenciamento auxilia muito neste ponto.
3 — Vacas Limpas
As vacas sujas demoram muito mais para produzir o leite, então é importante que você arrume e limpe as baias com frequência. O desenvolvimento e implementação de rotinas, facilitam o processo.
4 — Padronize as rotinas de ordenha
A padronização da rotina de ordenha é a chave para produzir leite de qualidade. Você até pode escrever as rotinas e trabalhar com isso para melhorar cada vez mais e ensinar os responsáveis.
5 — Treine o Pessoal
Invista o seu tempo ensinando, treinando e revisando semanalmente os procedimentos de ordenha.
6 — Manter e atualizar sistemas de ordenha
A produção do leite de qualidade também depende de um sistema de ordenha que funcione adequadamente. Você deve ficar atento e realizar avaliações regularmente.
7 — Desenvolver protocolos de tratamentos
Irão definir tratamentos padrões para doenças e lesões comuns. Envolva o seu veterinário para que você possa ter os protocolos adequados.
8 — Tenha um plano de biossegurança de mastite
Mantenha o seu rebanho salvo de mastite. Realize procedimentos de quarentena para qualquer gado comprado, verifique para comprar bovinos saudáveis, e cultive amostras do tanque a granel quando novos bovinos comprados estiverem entrando no rebanho.
9 — Cuide das vacas secas
Você deve oferecer ambientes limpos, secos e espaçosos. Não as coloque próximo de animais doentes e forneça programas nutricionais adequados.
10 — Tenha consultores
Tenha uma equipe de pessoas com experiência, isso irá possibilitar a tomada de decisões mais assertivas.
