Você usa WhatsApp profissionalmente? Conheça 9 recursos úteis

Por Bruno Aguiar*

WhatsApp é o aplicativo mais usado no Brasil, segundo uma pesquisa realizada pela Conecta, plataforma web do Ibope Inteligência. A ferramenta é muito didática e versátil e não demorou muito para que empresas e profissionais vissem no aplicativo uma forma eficiente de comunicação profissional.

Os ganhos são muitos, mas dificilmente uma pessoa possui dois WhatsApp: um pessoal e um profissional. Administrar tudo isso dentro de uma mesma plataforma pode ser complicado, mas existem recursos dentro do próprio WhatsApp que podem facilitar essa gestão e fazer com que seu uso para o trabalho seja mais eficiente. Confira.

1 — Diferencie o toque das notificações

Existe, dentro do aplicativo, a opção de mudar o toque de notificação de um contato ou de um grupo. Assim, você consegue identificar quem mandou a mensagem apenas pelo som emitido e diferenciar contatos profissionais de contatos pessoais.

Para definir um toque personalizado no WhatsApp, entre na conversa com um contato e pressione o dedo sobre o nome dele. Depois, vá em “Notificações” e selecione o som que preferir.

2 — Favorite mensagens importantes

O WhatsApp permite sinalizar mensagens com estrelas para acessá-las com facilidade a qualquer momento. Para isso, toque sobre o trecho que deseja favoritar e mantenha o dedo pressionado por alguns segundos. Depois, aperte no botão de estrela que aparece. Esse é um recurso muito útil para quem toma decisões profissionais por WhatsApp e/ou recebe informações importantes.

Quando você quiser encontrar essa parte da conversa no iPhone, vá em Ajustes > Mensagens Marcadas. No caso do Android, vá ao menu do aplicativo e toque em “Starred messages”.

3 — Encontre conversas a partir de palavras-chave

Com a área de busca do WhatsApp, você consegue procurar partes específicas de conversas que você não consegue achar. Funciona assim: você pesquisa por um termo e o recurso mostra uma lista de conversas com todos os momentos em que aquela palavra específica foi citada. Semelhante ao “Ctrl + F” dos navegadores, a funcionalidade é ótima para encontrar números telefônicos, endereços ou informações antigas armazenadas em conversas do mensageiro.

Para usar, vá até o topo do app e puxe com o dedo a página para baixo. Em seguida, você verá no topo o recurso “Buscar”. Basta digitar palavras-chaves para encontrar o que procura.

4 — Use negrito, itálico ou risque as palavras

Seja no Android, iPhone (iOS) ou Windows Phone, é possível enviar textos com formatações diferentes para chamar a atenção ou destacar palavras usando os recursos de negrito, itálico ou riscado.

A formatação “Negrito” torna o texto mais forte do que a fonte tradicional e pode ser usada para dar ênfase ao que está sendo dito. Para usá-la, basta colocar o trecho entre asteriscos (*). Se você quiser deixar as palavras em itálico, coloque o trecho entre sub-traços (_), também conhecidos como underlines. Já para enviar um texto riscado, coloque o trecho que será tachado entre acentos “til” (~).

5 — Transferir arquivos do celular para o PC, sem cabos

Sabe quando você precisa enviar um arquivo do celular para o computador, ou vice-versa, mas não tem um cabo em mãos para conectar o dispositivo ao PC? O WhatsApp pode ser a solução. Basta enviar o arquivo para algum contato no mensageiro e, em seguida, abri-lo na versão web. Para finalizar, é só baixar o conteúdo e salvá-lo no computador.

6 — Chame atenção de alguém em grupos

O recurso, implementado recentemente ao mensageiro, permite marcar o nome dos participantes em um grupo. Isso chama a atenção da pessoa mencionada na mensagem e ela receberá uma notificação caso tenha silenciado a conversa. Para citar alguém no grupo, basta enviar uma mensagem usando o “@” antes de escrever o nome do contato — semelhante às marcações do Facebook e Instagram.

7 — Marque como não lidas mensagens com pendências

Você já deve ter passado por isso alguma vez: leu uma mensagem enquanto estava ocupado e, depois, esqueceu de respondê-la. Mas isso não precisa acontecer novamente, porque o WhatsApp tem um recurso que permite marcar uma conversa como “Não Lida”.

Para usar essa função, vá à tela de conversas do WhatsApp e arraste a que você deseja ler posteriormente, do lado esquerdo para o lado direito. Você verá a opção “Marcar como Não lida”, basta tocar sobre ela.

8 — Descubra com quem você mais fala no WhatsApp

O mensageiro tem um recurso para quem deseja saber quais conversas consomem mais espaço no celular. Mas a funcionalidade também serve para descobrir com quem você mais conversa pelo aplicativo. Para isso, abra o WhatsApp e vá em “Ajustes” > “Uso de Dados e Armazenamento” > “Uso de Armazenamento”. O número de mensagens trocadas com cada grupo e amigo será listado em ordem decrescente.

Se seu aplicativo tem uso profissional e pessoal, é sempre bom saber como você está dividindo o seu tempo entre os dois.

9 — Faça uma lista de transmissão

Se você precisa mandar uma mensagem para várias pessoas, mas não quer criar um grupo para isso, o WhatsApp oferece um recurso chamado lista de transmissão. É como enviar um e-mail para vários destinatários em cópia oculta (CCO).

Para fazer isso, toque, na tela principal, no menu dos três pontinhos e, em seguida, em “Nova transmissão”. Na tela seguinte, use a pesquisa para encontrar os contatos a quem deseja mandar a mensagem. O WhatsApp alerta que apenas aqueles que têm você em suas listas de contato a receberá. Em seguida, toque no botão “Criar”. A lista fica salva e pode ser usada mais de uma vez, tornando uma excelente ferramenta para a divulgação de eventos, avisos ou vendas.

Conhece mais algum recurso útil que não listamos ou tem dica de algum assunto que poderíamos falar? Envie um e-mail para bruno@coletivoconversa.com.br. Queremos {conversar} com você!

Bruno Aguiar é gestor de Comunicação e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa.