Os gastos do Senado em Gráficos— 7 Days of Code — Dia 02

--

Dando continuidade ao 7 Days of Code, o desafio dessa vez era de criar gráficos e conseguir encontrar curiosidades e estatísticas interessantes dentro dos dados. Você pode ver tudo e acessar os códigos no meu GitHub.

Foto: Divulgação

Para começar, peguei os dados já limpos e o primeiro gráfico que fiz foi simples: um que mostrava como foram os gastos por ano. É possível notar uma semelhança entre 2019 e 2021, mas uma redução em 2020. Talvez por causa do início da pandemia?

Gráfico 1 — Valor Reembolsado por ano

Para investigar os dados mais a fundo, afunilei pelo ano e pelo tipo de despesa. Alguns deles não sofrem muita alteração em relação aos anos, como é o caso de “Contratação de consultorias, assessorias, pesquisas, trabalhos técnicos e outros serviços de apoio ao exercício do mandato parlamentar” e de “Aluguel de imóveis para escritório político, compreendendo despesas concernentes a eles”. Para facilitar a visualização do gráfico, alterei o nome deles para Consultoria e Aluguel.

Gráfico 2 — Gastos que tiveram pouca alteração

Já a “Divulgação de Atividade Parlamentar” é uma despesa que cresceu a cada ano.

Gráfico 3 — Divulgação que cresce a cada ano

E as despesas com “Passagens aéreas, aquáticas e terrestres nacionais” não teve nenhuma tendência observável. No primeiro ano da mostra foram quase 7,5 Milhões de Reais com passagens, mas teve uma queda muito grande no ano seguinte e um crescimento depois. Em 2022 já foi gasto mais com passagens aéreas do que 2019 inteiro.

Gráfico 4 — Gastos sem tendência visível

O primeiro ano da pandemia pode ter reduzido o número de passagens dos senadores. Mas para garantir, fui olhar por mês. Comecei usando o gráfico abaixo, mas ele estava confuso.

Gráfico 5 — Confusão nos gastos de passagem por mês

Foi preferível usar o gráfico de linha para mostrar esse dado. Assim, se verifica que as tendências de 2019 e 2021 são as mesmas, mostrando gastos de sazonalidade. Por exemplo, nos dois casos, o valor reembolsado sobe de janeiro para fevereiro e cai em março. No trimestre seguinte, os dois primeiros meses têm crescimento, com uma leve queda em junho.

E também é possível verificar que no quarto mês de 2020 houve uma queda brusca no Valor Reembolsado das despesas de passagens, que coincide com o fechamento de estabelecimentos e interrupções de atividades da pandemia.

Gráfico 6 — Gastos de passagem por mês

Acesse o meu GitHub para verificar os códigos na produção desses gráficos e todos os desafios do 7 Days of Code.

--

--