Precisamos falar sobre o LDRV

Coolmeia
4 min readJun 2, 2017

O mundo se divide em duas partes: a que sabe o que significa LDRV e a que não sabe. Para a metade que já sabe, a sigla dispensa apresentações. Vamos focar em quem não tem noção do que estamos falando. LDRV — Lana Del Rey Vevo — é um grupo do Facebook com mais de 400 mil membros, majoritariamente brasileiros. Mas quais são as discussões do LDRV? Todas as discussões possíveis, o grupo vai de temas sérios a enquetes debochadas do tipo “qual é o seu sonho de princesa hoje?”, em que os usuários dizem o que desejam no dia.

Pode parecer mais do mesmo, mas o Lana Del Rey Vevo é um manual de comunicação em tempos digitais. Por lá, podemos aprender sobre interação, adaptação de linguagem, engajamento, identificação, produção de conteúdo e muito mais. Como? Vem nessa tour que a gente te explica!

Falando em tour, um dos termos bastante utilizados no grupo, a linguagem adaptada ao meio é seu passaporte para a boa comunicação no LDRV. Boa parte das expressões utilizadas na comunidade é do dialeto LGBT, como “que sapão, mana, flopar, hitar, tour, xateada, grito, berro, tiro”. Tanto no Lana, quanto na hora de produzir conteúdo comunicacional é importante escolher uma linguagem que seja adequada à persona que você deseja atingir. Para os conhecedores de LDRV, já imagino a frase “mas no grupo tem hetero!”, tem sim, sabe por quê? O conteúdo produzido por lá gera identificação, independente da orientação sexual. Pelo menos uma história contada no LDRV aconteceu com você ou com um amigo.

Entramos aqui na parte de conteúdo. Para fazer com que alguém se interesse pelo seu texto é preciso que algo chame a atenção e seja coerente ao mesmo tempo. Quando essas duas partes se juntam, você tem engajamento. Falando nisso, sabe aquelas perguntas que você coloca ao final da postagem para gerar interação? O LDRV faz e muito bem, olha mais uma técnica de comunicação aparecendo em um lugar inesperado.

Com mais de 400 mil membros, a postagem tem que chamar a atenção para ser lida. Imagens em movimento, os famigerados GIFs, da Gretchen ou de cenas do reality show RuPaul’s Drag Race não faltam. Calma, não estou dizendo que você precisa recorrer à rainha do rebolado para ganhar likes na página de seu cliente, quero dizer que a linguagem visual chama a atenção das pessoas que estão rolando o feed das redes sociais. Aquela imagem aliada ao texto do post pode ser o primeiro contato da sua persona com a parte escrita que ela, provavelmente, ignoraria caso a parte imagética não a tivesse detido.

Linguagem adaptada ao público, texto aliado à parte visual, conteúdo que seja coerente e que chame a atenção e agora interação. Antes da internet já era óbvio que uma boa conversa entre cliente e vendedor funcionava como primeiro passo para o fechamento da compra, a diferença é que a interação era bilateral, agora você tem mais de 452482374 pessoas palpitando no que você compra.

Com mais de 400 mil membros, interação é o que não falta no LDRV. Quando uma pessoa faz uma postagem, ela não quer apenas informar algo, mas deseja que boa parte dos membros se engaje no post. Se o conteúdo for forte e acompanhado por algum artifício visual, como dito anteriormente, o próximo passo é se dedicar às repostas na postagem. Um artifício utilizado no LDRV é o “edit” — atualização de edições relacionadas à postagem que indicam os seus desdobramentos. Resumindo, em um conteúdo comunicacional online é importante que você responda cada comentário como se fosse único e o mais rápido possível, fortalecendo a interação marca + cliente. Os social media da Netflix também são sensacionais nesse aspecto.

Aqui encerramos nossa aula de comunicação digital com o Lana Del Rey Vevo. Aprendemos que utilizar a linguagem adequada ao seu público é o primeiro passo para alcançar o sonhado engajamento, também vimos que um conteúdo textual interessante, que gere identificação, aliado à parte visual, desperta interesse nos seguidores e consequentemente a vontade de interagir (com a marca, com os demais comentários e até levar a discussão para fora do ambiente virtual). Encerramos nossa tour com a frase de fechamento dos posts do LDRV: se flopar, nunca existiu!

Glossário LDRV

Separamos algumas expressões utilizadas no Lana Del Rey Vevo para você se inteirar.

Embuste: indivíduo insuportável, chato, detestável. Aplicação em uma frase: “Vi aquele embuste do seu ex ontem!”.

Fazer: dar uns beijos, transar. Aplicação em uma frase: “Vocês fariam o Wolfgang (personagem de Sense8), manas?”

Flopar: não fazer sucesso; geralmente empregado ao final das postagens.

Grito, berro, tiro: tríade utilizada para expressar choque perante alguma situação ou comentário. Aplicação em uma frase: “A: Mana, voltei com meu ex. B: Socorro! Grito, berro, tiro!”.

Hino: a melhor música da vida, pelo menos na sua concepção. Aplicação em uma frase: “Born this way é um hino!”.

Hitar: antônimo de “flopar”; fazer sucesso.

Mana: amiga, irmã; pode ser utilizado independente dos gêneros linguísticos feminino e masculino; geralmente empregado nas saudações das postagens.

Sapão (big frog): indivíduo muito bonito. Aplicação em uma frase: “O Ed Westwick (Chuck Bass de Gossip Girl) é um sapão, amiga!”

Tour: no sentido figurado tem o significado de história, acontecimento; já no sentido denotativo, significa turnê de shows.

Escrito por Rafaella Rodinistzky

Jornalista com um pé na área criativa. Perseguidora de ocupações urbanas, amante do universo gráfico, principalmente das histórias em quadrinhos e publicações independentes. Você tem um minuto para ouvir a palavra dos fanzines?

Arte por Gabriela Todeschi

--

--

Coolmeia

Somos uma colmeia apta a produzir e partilhar experiências por meio da cooperação e do profissionalismo de quem ama e investe no que faz. Facebook: coolmeia.co