Os mutirões do Parque de Capim Macio

Um terreno gigante, completamente arborizado, que parece ter permanecido intocado desde os tempos das matas virgens potiguares. Em Capim Macio, a apenas uma quadra da movimentada Av. Roberto Freire, em Natal, existe uma área de mais de 10 mil metros quadrados que com árvores nativas, frutíferas, vegetação rasteira virgem e solo ainda não contaminado pela construção civil que tomou conta dos arredores deste simpático bairro, nos últimos anos.

Batizada com a simplicidade que inspira a natureza, foi chamada de Parque de Capim Macio, e é fruto da organização dos moradores daquela área e periodicamente promove mutirões para limpeza e revitalização do parque. Normalmente os moradores são convocados a participar e trazerem enxadas, pás, vassouras e sacos de lixo para promover, durante um dia inteiro, a limpeza daquela área. Normalmente os grupos se organizam para as atividades nos finais de semana, onde podem aproveitar o tempo com crianças, animais de estimação enquanto cuidam da estimada área verde daquela região.

“O objetivo é deixar a praça limpa para que a comunidade possa ocupá-la e com isso os criminosos se afastem do local. Se tivermos um espaço limpo, iluminado e ocupado pela população a probabilidade de acontecer um assalto aqui é bem menor do que se a praça estivesse cheia de mato, às escuras, abandonada”, disse Viviane Campos, integrante do Conselho de Cooperação e Defesa Social de Capim Macio.

“É uma oportunidade muito bacana para cuidar de algo que faz parte da nossa comunidade, onde nossos filhos possam vir brincar, colher pitangas das árvores, brincar com seus animaizinhos. Além de promover o convívio com os moradores da região”, acrescenta Janine Schott, moradora da Capim Macio.

No último sábado 03, reuniram-se cerca de 30 pessoas para mais uma mobilização para a limpeza do Parque. Na ocasião, os moradores também organizaram uma feirinha de artesanato e uma feira de adoção de animais, promovida pela Ong Amor Sem Raça Definida. Foram estimados que mais de 500 pessoas visitaram o Parque, nesse dia, participando das feiras e ajudando na limpeza.

O Parque de Capim Macio está localizado atrás do supermercado Extra, na Av. Engenheiro Roberto Freire.

Para que quiser acompanhar as atividades e reuniões para o cidado e manutenção do Parque, pode acessar o facebook da comunidade: https://www.facebook.com/parquedecapimmacio/