Maisa e Dudu Camargo: Quando a busca por audiência ultrapassa todos os limites

Vanessa Cordeiro
6 min readJun 28, 2017

--

Por Vanessa Cordeiro | Twitter | 27/06/2017

Foto: Reprodução de cena do ‘Programa Silvio Santos’/SBT

A mais de um semana, o Twitter vem comentando assiduamente o momento constrangedor que a estrela Maisa Silva (15 aninhos apenas) viveu durante uma edição do Programa Silvio Santos, exibido aos domingos pela SBT e comandado pelo dono da emissora, Silvio Santos.

Na edição que foi vinculada no dia 18 de junho, Maisa participou do quadro “Jogos das Três Pistas”, game que disputava contra o apresentador de telejornal Dudu Camargo.

Pra quem não está familiarizado com a peça: Dudu Camargo comanda todas as manhãs um jornal do SBT, mesmo tendo apenas 18 anos e sem NENHUMA formação jornalistica no currículo.

Durante o game, Silvio Santos decidiu perturbar Maisa insistindo na ideia de que a garota deveria namorar Dudu Camargo, já que de acordo com Silvio, o mesmo se tratava de um rapaz “inteligente e falante”.

Dudu Camargo mesmo vendo o desconforto da colega, decidiu dar continuidade as “brincadeiras” fazendo piadas e “se jogando” para a mesma. Já Maisa (visivelmente desconfortável), rebateu todas as insinuações de Silvio e as provocações de Dudu de forma firme e bastante clara, não dando abertura para qualquer interferência dos dois homens ali presentes na sua vida.

As respostas da garota e todo momento de desconforto da mesma, pode ser lido nessa matéria do Huffpost, que também acompanha o vídeo completo do game disponibilizado pelo próprio SBT (também irei disponibiliza-lo abaixo).

Imediatamente após o programa, uma chuva de comentários sobre o posicionamento da Maisa em relação ao assédio moral (sim, assédio moral) circulou pelas redes sociais, sendo que em boa parte dos comentários as pessoas se mostraram favoráveis a forma como a mesma tratou toda situação.

Assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. Fonte: Wikipédia

É claro que no meio de tantos comentários de apoio, infelizmente Maisa (lembre-se, 15 anos) também encontrou quem a taxasse de arrogante por supostamente não aceitar ser vitima de uma “brincadeira” de dois homens, maiores de idade, num programa de auditório e transmitido em rede aberta… É, pois é…

Enfim… A repercussão foi tamanha que a Maisa resolveu se pronunciar sobre o caso nas suas redes sociais (Instagram e Facebook), e deu um verdadeiro SHOW ao reafirmar (leia abaixo) seu posicionamento e ainda falar sobre a dificuldade da mulher de se posicionar contra essas situações, sem ser taxada de grossa ou a errada da história.

Tô começando esse texto dizendo que eu não estou fazendo isso pq estou me sentindo pressionada, ou como se eu devesse explicações, e etc.
Estou fazendo pelas pessoas que têm carinho comigo e se preocupam com meu bem estar.

Minha apresentação no Programa Silvio Santos, do último domingo (18), está sendo motivo de questionamento e ataques nas redes sociais.
Isso é comum, pois vivemos em uma sociedade onde a mulher muitas vezes não tem voz e precisa lutar com situações constrangedoras e brincadeirinhas todos os dias.

Quando uma menina de 15 anos não aceita qualquer brincadeira ou comentário, e se posiciona, causa espanto. E muita gente se sente no lugar de tentar repreender tal atitude como se me conhecessem, ou se fossem meus pais.

Infelizmente as pessoas não conhecem os bastidores. Muito menos minha relação com o Silvio, e com outros colegas de trabalho.

Com certeza, uma parcela dos telespectadores, gostariam que eu aceitasse tudo o que aconteceu no programa, como dançar com um rapaz mais velho (mesmo eu NÃO querendo), ou beijá-lo.

Estamos aqui para trazer reflexão: até quando as mulheres vão viver precisando aceitar tudo? Não, é não!

Recebi muitas mensagens de apoio, pelo posicionamento e por não aceitar tudo em nome do entretenimento. Eu sou uma adolescente de 15 anos como qualquer outra, me posiciono com as causas necessárias, falo o que penso, sempre mantenho minha educação, tenho o direito de liberdade de expressão, de gostar ou não gostar, e nunca precisei ficar criticando as pessoas nas redes sociais para me sentir melhor.

Agradeço o apoio e compreensão do nosso público, espero que vcs tenham uma ótima noite, muita paz, respeito e menos ódio né???
Eu faço o que amo, pras pessoas que eu amo! Não vou mudar o meu jeito para agradar a ninguém…
espero que vocês sempre sejam quem vocês são


Um beijo!
Maisa

Tudo poderia ter terminado ai, com essa resposta MAGNÍFICA da Maisa sobre o assunto, e com Dudu e Silvio cientes de que as atitudes dos dois foram completamente ridículas… mas não.

Toda essa situação que já era de um total absurdo, infelizmente, conseguiu ficar PIOR!

Dudu Camargo, claramente querendo se aproveitar de toda a repercussão do caso (o mesmo confirmou isso durante outra entrevista que fez, mas na Rádio Jovem Pan), decidiu dar continuidade indo até o programa da pessoa que justamente é conhecida por se aproveitar de casos “bombásticos”, com muito sensacionalismo: Sonia Abrão.

No programa de Sonia Abrão que foi ao ar dia 22 de junho (4 dias após o ocorrido) pela Rede TV, Dudu afirmou que durante o game de Silvio, depois da Maisa comentar sobre a voz dele, o mesmo convidou a menina para “dormir uma noite com ele”. A cena, de acordo com ele, foi cortada do programa de Silvio.

A descrição da entrevista do moço a Sonia Abrão pode ser lida neste post do Huffpost e o vídeo do mesmo dizendo que chamou Maisa para dormir com ele, pode ser visto nesse post da própria Maisa no Twitter.

Se não bastava ter assediado moralmente uma criança em um programa de TV, Dudu confirmou ainda que assediou a mesma sexualmente!

O assédio sexual pode ser definido como avanços de carácter sexual, não aceitáveis e não requeridos, favores sexuais ou contactos verbais ou físicos que criam uma atmosfera ofensiva e hostil. Pode também ser visto como uma forma de violência contra mulheres ou homens e também como tratamento discriminatório. Fonte: UOL

O SBT — sabendo disso — ainda editou e excluiu a cena, se omitindo em tomar providencias sobre os fatos.

E pior: na tarde do dia 27 de junho, em uma matéria publicada pelo jornal Estadão. O jornalista Gabriel Perline, afirmou que durante a gravação do “Programa Silvio Santos” que irá ao ar no próximo domingo (dia 02/07), Silvio Santos sabendo de toda repercussão do caso e querendo se aproveitar disso, promoveu um novo encontro entre Maisa e Dudu.

Neste novo encontro, de acordo com o jornalista, Silvio voltou a se intrometer e fez comentários que desagradaram a menina. A mesma começou a chorar no palco, e Silvio — vendo a cena — continuou com o discurso.

Maisa, segundo a fonte do jornalista, saiu do palco chorando e não voltou mais a gravação.

Essa postura do Silvio, só comprovou e deixou claro o quanto o SBT não se importou com o assedio moral e sexual que a garota sofreu, e ainda tentou realizar um encontro entre o rapaz que a assediou e utilizou de sua imagem pra se promover, com o único intuito de garantir audiência e comentários sobre o programa na internet.

Utilizar-se de um ocorrido desagradável e criminoso (assédio é crime) contra uma CRIANÇA (de novo, Maisa tem 15 anos) para se promover e promover um programa é no minimo asqueroso.

Eu espero — sinceramente — que a família da garota não aceite isso e tome providencias LEGAIS sobre todo o ocorrido!

Além da sororidade que tenho por ela (mulheres, uni-vos!), ainda tenho um carinho especial pela mesma por ter a acompanho desde pequena. Ela nasceu na mesma cidade (São José dos Campos) que eu e por isso sempre dei atenção a ela.

Ver ela sofrendo esse tipo de assedio, ser constrangida e utilizada pra promoção, e ainda não vendo nenhuma ação responsável de um adulto para protege-la, é angustiante e doloroso.

Maisa, a muito tempo vem se mostrado uma garota de personalidade forte e que apesar de nova, com opiniões até então espontâneas, seguras e consistentes.

Estar nesse tipo de situação e ambiente, sem que pessoas ao seu redor (e não só pessoas na internet) a apoiem, pode prejudicar o desenvolvimento dela como pessoa, como MULHER.

Espero que medidas sejam tomadas e os responsáveis por causar esse estresse a ela, sejam responsabilizados e punidos.

Uma menina maravilhosa como essa e NENHUMA mulher merecem passar por isso!

#EstamosComVoceMaisa

PS.: Me desculpem o textão e também os prováveis erros ortográficos e de concordância nele. Nunca escrevi um guest post e quando a Lola (do blog Lola Escreva) me pediu, já senti um nervosismo tremendo. rsrs Desenvolver esse texto não foi fácil! Mas enfim… Obrigado pela atenção!

--

--