TOXICIDADE E USO CONTÍNUO
Cosméticos são, em geral, produtos de uso contínuo, sendo este o principal fator para a troca por orgânicos.
Embora substâncias que componham um cosmético tenham seu nível de segurança aprovado e não sejam consideradas tóxicas nas doses utilizadas naquela composição, através do uso contínuo e concomitante de vários produtos que contenham essa substância, chegamos ao que chamamos de toxicidade crônica.
Toxicidade crônica ocorre quando substâncias seguras para o uso em quantidades pequenas vão se acumulando em nosso corpo devido ao uso contínuo.Cada dia um pouco, até atingirem níveis perigosos.
Isso ocorre porque, ainda que troquemos de marca regularmente, alguns ingredientes que foram as bases para os cosméticos são recorrentes em diferentes marcas, e ainda, cremes, loções e shampoos têm ingredientes comuns entre si. No dia a dia, usamos a mesma substância em pequenas quantidades e em diversos produtos.
A toxicidade de uma determinada substância é dose dependente, sendo a diferença entre remédio e veneno, a quantidade.
Um exemplo simples é a substância LSS presente nos shampoos. Ainda que aprovada como ingrediente cosmético sendo largamente usada como agente formador de espuma, essa substância é também utilizada em quantidades maiores como agente irritante em testes clínicos para eczema. Embora o shampoo seja um produto com enxágue, é sabido que o LSS é absorvido pela pele, especialmente no couro cabeludo.
Em suma, estamos presos numa falsa ideia de que se o produto foi aprovado e está na prateleira, ele é seguro para uso.
A mudança virá com a informação. Quanto mais soubermos sobre os produtos que nos estão oferecendo e usarmos nosso poder de compra como demonstração de nossa insatisfação, maiores e mais rápidas serão as mudanças na indústria cosmética.