Programação: Porque é importante aprender o básico.

Matheus Costa
2 min readMay 18, 2020

--

Os dois lados da moeda.

Photo by Matt Ragland on Unsplash

Comecei a “programar” e me interessar por tecnologia por volta dos meus 14/15 anos de idade. Hoje com meus curtos 20 anos, e no 3 período de uma faculdade de Sistemas de Informação reconheço algo que aprendi nessa trajetória : O básico é uma das partes mais importantes.

Como provavelmente seu professor de matemática no ensino médio dizia, para você aprender bem a base, que “lá na frente vai ficar mais fácil”, tenho que dizer em relação a programação, essa frase não estaria mais correta.

Antes de eu me ingressar na UFU, eu já havia trabalhado com programação freelancer e até consegui uma oportunidade em uma ótima startup onde contei minha experiência com detalhes aqui. Mas algo que sempre me intrigou era se eu precisava de linguagens base como C/C++, Java, ou até mesmo Assembly para me tornar um resolvedor de problemas melhor(um programador melhor), pois como já obtinha uma boa visão sobre o mercado de programação, eu pude perceber que poucas empresas utilizavam tecnologias base como as citadas anteriormente, e sim linguagens e frameworks já em acensão como JavaScript, Angular, React, Laravel, Python, Spring, Firebase, entre várias outras…

Acontece que o pulo do gato está justamente no fato de que essas mesmas linguagens e frameworks, surgiram e foram CONSTRUÍDAS em linguagens base. Logo o JavaScript foi gravado em C, e o C em B, e o B em Basic e assim por diante, até chegarmos aos dias atuais.Ou seja se você entende bem a base, será muito mais fácil e prazeroso desconstruir(aprender) e resolver problemas com as “linguagens de mercado”. E você será um profissional de muito mais valor.

Para comprovar isso podemos citar termos técnicos e fazermos analogias, como por exemplo a estrutura de um Struct em C/C++ a um objeto em qualquer outra linguagem.

C/C++

JavaScript

São diferentes! Mas é impossível negar a semelhança tanto na entrada quanto na saída do programa!

Por hoje é só! Espero que tenha te ajudado de alguma forma, se gostou não se esqueça de dar um aplauso e de compartilhar com alguém que você acha que pode aprender com esse conteúdo!

Aqui está meu github e minhas outras redes, algumas utilizo mais outras menos, mas sempre acabo ajudando quem realmente precisa!

Até a próxima! :)

--

--

Matheus Costa

Algorithms and Data Structures Specialization student at Stanford University