CineMaterna proporciona
vida cultural e troca de experiências sobre a maternidade para mães

Portal Cotidiano
3 min readApr 22, 2015

Por Nahomie Laurore

Facilitadora recebendo as famílias

Para as mães que amamentam os filhos, levá-los ao cinema é o único jeito de assistir aos filmes em cartaz. O CineMaterna oferece para as mães um espaço onde possam se divertir com toda tranquilidade. Recebidas por uma equipe de facilitadoras, as famílias são auxiliadas no que precisarem. Uma vez na sala, algumas se instalam nos assentos convencionais para curtir o filme juntos com os bebês no colo. Outras preferem se acomodarem próximo à tela, na primeira fila, sentadas sobre tapetes, no chão cheio de brinquedos para distrair as pequenas e os pequenos futuros cinéfilos. Apesar da presença dos recém-nascidos, os filmes exibidos em geral são de temática adulta com exceção de dois gêneros: ação e terror. Por isso, apenas bebês de até 18 meses são admitidos nas sessões adultas para evitar toda visão ativa e consciente do filme.

‘’Quando o filme escolhido for de classificação livre, admitimos criança de mais de 18 meses’’, conta a coordenadora Luciola Carina Goncalves, numa sessão no Shopping Iguatemi em Florianópolis. O objetivo do CineMaterna é de favorecer para as mães, papais ou acompanhantes dos bebês um momento de lazer que antigamente não existia depois da mulher ter dado á luz.

“O CineMaterna é uma iniciativa que dá oportunidade para as mães se divertirem. Iluminação, som, temperatura são adequados para os bebês,” Amanda, mãe.

Som reduzido, trocador na sala, ar condicionado mais suave, ambiente levemente iluminado para que as mães possam controlar os movimentos dos bebês com toda segurança é o cenário ofertado pelo programa. É também um ambiente que preserva a intimidade das mães que amamentam e impede a tensão entre públicos diferenciados.

Sem medo de se levantar várias vezes durante o filme, as mães ficam de pé quando é preciso para acalmar os filhos agitados ou balançar suavemente os sonolentos. Outras crianças deixam sair pequenos gritos de alegria agitando os braços em toda direção. Até um momento que todos, acariciados, beijados, acabam dormitando. Com ou sem barulho, a certeza é de que a sessão segue e ninguém se estressa mesmo faltando algumas partes do filme.

Depois das sessões, é oferecido um café onde as mães se encontram para discutir e compartilhar histórias vividas na maternidade.

CineMaterna propõe sessões de filmes para pais e acompanhantes junto com os seus bebês para que possam manter contato com a sétima arte

Cada filme é escolhido por enquete feita no site da ONG. Para votar no filme favorito é preciso se cadastrar. O resultado é publicado na programação do CineMaterna.

Irene Nagashima, fundadora da ONG, fala sobre CineMaterna

--

--