Quem não se comunica, se complica

A comunicação é o maior trunfo que as pessoas possuem. Aquele que percebe isso, já está um passo à frente. Somos capazes de falar tudo que estamos sentindo, o que queremos, ao que viemos e expressar de diversas maneiras todos esses aspectos e pensamentos. A comunicação pode ser o divisor de águas entre o sucesso ou o fracasso de qualquer relacionamento entre as pessoas, desde uma amizade até o fechamento de novos negócios.

Algumas pessoas têm uma dificuldade maior em se expressar, seja por timidez, criação ou por dificuldade em falar sobre seus sentimentos. Existem algumas atividades que podem ajudar a melhorar isso, mas antes vamos falar de algumas ações que ajudam a combater o travamento na hora de se comunicar, principalmente se colocadas em prática desde cedo, quando ainda somos crianças.

Teatro: ótimo para os tímidos

O teatro é uma excelente escolha para aqueles que são mais tímidos, podendo ser iniciado ainda quando criança, assim que os pais percebem alguma dificuldade nas relações interpessoais e na comunicação de seus filhos. Em sua maioria, as aulas são compostas por uma série de exercícios, além das cenas, que ajudam a socialização com os demais alunos e, consequentemente, com a sociedade. As atividades geralmente incluem treinos para a voz, relaxamento mental e dinâmicas que estimulam a desenvoltura da fala e da expressão facial e corporal.

Cursos: tem de tudo

Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso com calma, mas existem diversos cursos específicos para auxiliar na sua comunicação com o mundo. Os cursos de oratória, por exemplo, preparam o aluno para falar em público, passando técnicas de expressão verbal, vocabulário, processos de memorização e de apresentação, como o uso correto de movimentos e gestos.

Em São Paulo, existe uma instituição chamada Academia da Expressão, que faz todo tipo de curso ligado a expressão verbal e corporal, além de trabalhar a timidez e o desenvolvimento comportamental dos profissionais e futuros trabalhadores. De uma forma geral, qualquer curso presencial já o ajudará a se expressar, visto que em sua dinâmica já são previstas apresentações e trabalhos em grupo, por exemplo. Porém, os cursos específicos para a comunicação e a fala são super especializados, gerando resultados mais eficazes.

Fonoaudiologia: especialmente para as crianças

Muitas vezes os pais não percebem, mas a dificuldade da criança em se expressar ou o falar errado dela pode se dar por problemas de audição, na voz ou até mesmo por algum bloqueio na capacidade de leitura. Quando não sanados na infância, esses aspectos podem influenciar o desenvolvimento da fala, consequentemente, a habilidade de comunicação na fase adulta. É importante estar atento. Fala, audição e leitura são os aspectos fundamentais para o desenvolvimento da habilidade de se comunicar.

Tá, mas o que posso fazer sem depender de ninguém?

Bom, já falamos de ações que podem ajudar no desenvolvimento da comunicação usando recursos e profissionais externos, ou seja, que não dependem apenas da nossa vontade, certo? Mas, o que podemos fazer por conta própria para tentar melhorar a habilidade de fala e expressão verbal? Vamos falar agora de algumas atitudes que podem auxiliá-lo e que só dependem de você para serem colocadas em prática:

1 — Leitura

A leitura é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento do vocabulário e para estimular o cérebro a ser criativo. Pode parecer bobagem, mas quanto mais leitura, mais capacidade de expressão verbal. Enquanto você lê, existe o contato com palavras desconhecidas e com cenários e situações distintas. Tudo isso te prepara para lidar com diversos aspectos do seu dia a dia. Mesmo que de forma inconsciente você está treinando sua habilidade de comunicação.

2 — Música

A música é outra aliada importante no aprimoramento verbal. Imagine que você está aprendendo inglês. Ouvir músicas nessa língua é uma ótima forma de treinar o ouvido e acompanhar a letra é excelente para treinar a fala e a escrita. Você pode aproveitar seu momento de lazer para isso. A música também é boa para treinar a audição e a fala das crianças desde cedo.

3 — Participação em eventos

Participar de grupos de discussão, palestras, feiras e exposições é outra forma de ampliar seus conhecimentos, trocar experiências e, consequentemente, desenvolver sua expressão verbal. Se for a um evento, principalmente da área de humanas, pode ter a certeza de que alguém irá falar com você. Deixe a timidez de lado e interaja! Esse é o segredo para ter um bom retorno na capacidade de se comunicar com esse tipo de atividade.

4 — Permita-se trocar experiências e conviver com pessoas diferentes

Talvez esse seja o maior segredo para o desenvolvimento da habilidade de se comunicar. O maior aprendizado que podemos ter nesse sentido, além do que foi passado no colégio e de toda a nossa bagagem de vida, é com esse tipo de troca. Viva realidades diferentes, seja virtualmente ou presencialmente, mas acima de tudo converse com outras pessoas, ouça (ou leia) os sentimentos e pensamentos alheios e os aceite, mesmo que sejam diferentes dos seus. Não esqueça da troca, fale sobre suas ideias também! A tolerância é outra atitude que ajuda a desenvolver a comunicação e o bom relacionamento interpessoal.

Encontre o seu caminho, se comunique!

O fato é: quem não se comunica, se complica, e pode ser muito! Em um mundo cada vez mais conectado as pessoas tendem a deixar a comunicação e o bom relacionamento interpessoal um pouco de lado, mas a verdade é que tudo que você faz comunica alguma coisa a alguém, até virtualmente. Uma foto pode dizer muito sobre você.

Quantas vezes você foi a um lugar porque alguém te falou que era bom? Quantas vezes você desistiu de comprar um produto porque ouviu algum comentário ruim sobre ele? A comunicação é assim, serve para o “bem” e para o “mal”. É importante que você perceba a importância dela e saiba como usá-la a seu favor e, se possível, para contribuir para alguma melhoria, incluindo nas relações interpessoais.

*

Este artigo foi originalmente escrito aqui.

*

Se quiser conferir outros posts sobre carreira, lifestyle, empreendedorismo, e, claro, coworking, dá uma espiada no nosso blog oficial: www.coworkingbrasil.org/news