D Series: Cidades Inteligentes

Série com o objetivo de desenvolver soluções disruptivas para problemas das cidades.

O D Series é um programa criado por nós para desenvolver soluções ou negócios disruptivos baseado em tecnologias emergentes. Para isso, foram escolhidos 6 (seis) grandes áreas para trabalhar desafios: Inteligência Artificial, Cidades Inteligentes, Blockchain & Fintechs, Sustentabilidade & Cleantechs, Internet das Coisas & Robótica e Realidade Virtual & Aumentada.

Nos meses de abril a julho tivemos a 1ª edição do D Series em São Luís com o tema Inteligência Artificial e contou com o apoio da UNDB e IBM Brasil. Quer saber como foi, clique aqui.

D Camp: Inteligência Artificial

Por que Cidades Inteligentes?

Primeiramente é importante conceituar o que são as chamadas Cidades Inteligentes. Segundo Caragliu, a Smart City (Cidade Inteligente) é

uma cidade que aplica a governança participativa e, por meio de investimentos em capital humano e social e da utilização das TIC, promove a gestão eficiente de recursos, o crescimento econômico sustentável e a melhora na qualidade de vida.
Componentes de uma Smart City

A papel mais importante de uma Smart City é resolver problemas relevantes da cidade para tornar a vida dos cidadãos melhor. Então é dessa premissa que partimos para o D Series: Cidades Inteligentes. O que podemos fazer pelas cidades?

Como funciona o D Series: Cidades Inteligentes?

Para essa edição iremos ter dois momentos principais:

D Talk: momentos de discussões com especialistas para tratar sobre a temática em várias vertentes de atuação. Serão meetups, painéis e rodas de conversas com convidados para o público em geral.

D Camp: é uma imersão de 16 horas para desenvolver soluções reais baseados em desafios prévios. Equipes serão formadas e trabalharão com ajuda de mentores técnicos e facilitadores para auxiliar no processo de construção, usando abordagem do design thinking, metodologias ágeis e o Business Innovation Plan (metodologia própria da Creative Pack para desenvolvimento de projetos).

É um evento voltado para pessoas atuantes nas áreas de: engenharia, arquitetura e urbanismo, antropologia, tecnologia, negócios, educação e design.

Desafios estratégicos

O D Series: Cidades Inteligentes vai trabalhar com 7 macro áreas e partir disso estruturar os desafios estratégicos para serem trabalhados.

Áreas de atuação para os desafios estratégicos

As equipes formadas poderão escolher suas áreas de interesse e durante o D Camp poderão repensar o futuro desenvolvendo soluções para cidades.

E aí, gostou do tema? Quer aprender mais sobre?

Durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2017 iremos trabalhar essa temática dentro do Creative Labs — An Innovation Space. Então fique ligado (a) no nosso facebook e instagram e participe ;)