Você conhece conceitos sobre Comunicação e Marketing?

Conheça agora simples conceitos para começar a construir a sua Marca e Identidade no seu mercado local!!!

A Comunicação e o Marketing precisam estar INTIMAMENTE ligados com o orçamento da empresa, isso porque, consideramos que sem vendas não há dinheiro e sem dinheiro não há como produzir mais produtos e nem sentido de continuar o negócio.

Existe uma frase que é muito utilizada que diz “Quem não é Visto não é lembrado” e ela reflete bem as empresas nos dias atuais que estão ligadas diretamente com a internet.

O fato é que antes de qualquer ação de melhoria em processo, qualidade ou outro departamento é imprescindível que se trabalhe as VENDAS através da ligação entre o cliente e o produto, fazendo com que o cliente DESEJE ter o seu produto, que ele saiba que seu produto resolverá o problema dele.

Uma frase de dois GRANDES nomes do Marketing:

O Marketing tem desempenhado um papel fundamental no enfrentamento desses desafios, uma vez que finanças, operações, contabilidade e outras funções organizacionais não terão sentido se não houver uma demanda por produtos (bens e Serviços) que seja suficiente para que a empresa obtenha lucro.
Em outras palavras, tem de haver receita para que os resultados aconteçam. ~Philip Kotler e Kevin Keller.

Efeitos da Publicidade e Comunicação na Economia das Empresas

Existem 3 níveis de comunicação que são extremamente importantes para uma comunicação eficiente:

  1. Crie seu mercado — Introduza novos produtos e serviços no seu mercado para que as pessoas vejam a inovação e protagonismo da sua empresa se mantendo na frente dos concorrentes.
  2. Amplie seu mercado — Em seguida faça com que o alcance do seu produto atinja novos mercados, explorando públicos que ainda não foram atingidos pela sua marca.
  3. Regularize sua Marca — Mantenha-se presente na cabeça do seu cliente para que ele se lembre frequentemente de sua marca, atualmente a internet é a melhor ferramenta para a manutenção da sua Imagem.

A necessidade de conhecer o consumidor

Acredito fielmente que se você está procurando saber sobre marketing já sabe sobre seu cliente, certo?

Conhecer o cliente é a principal de atingi-lo, sem uma pesquisa de mercado fica difícil a criação de uma estratégia eficiente de marketing, sabendo que com 3 passos conseguimos chegar à venda:

  1. Promova uma ideia na mente dos consumidores
  2. Desperte o desejo pelo produto ou serviço anunciado
  3. Leve o consumidor ao ato da compra

Leve em consideração os aspectos de Necessidades Humanas que podemos reduzir à: Amor à família (Família Feliz como nos comerciais de margarina), Aprovação Social (Ser uma pessoa popular como os artistas de TV), Evasão Psicológica (Viagens ou passeios que nos tirem da dura realidade em que vivemos) e Curiosidade (Será que o fulano usa essa marca mesmo?)

A Psicologia da Compra e Venda

Psicologicamente temos alguns GATILHOS que despertam os desejos de consumo e nós precisamos estar atentos às necessidades dos nossos clientes e satisfazê-los, precisamos pensar:

  • A existência de uma necessidade
  • A consciência dessa necessidade
  • O conhecimento do objeto que pode satisfaze-la
  • O desejo de satisfaze-la
  • A decisão por determinado produto ou marca que, a seu ver, melhor satisfará o desejo

Conseguindo definir todos esses pontos ficará mais fácil a comunicação e aceitação da sua IDENTIDADE na cabeça do seu público-alvo.

Métodos de criatividade

É fato que sozinho vai ficar muito difícil alcançar todos esses pontos, sendo assim tenho algumas sugestões para que você busque a otimização da sua comunicação.

Pergunte-se: O que vendemos? A quem vendemos? Onde vendemos? Quando vendemos? Como vendemos? Essas questões já devem ter sido respondidas já na sua pesquisa de mercado Consumidor…

Com as respostas em mãos fale com vendedores, fornecedores e anote todas as informações e sugestões (mesmo que algumas pareçam estúpidas ou sem fundamentos).

Pense no seu tempo de mercado, qual imagem você quem passar sobre seu produto e seus valores, será que você quer vender o seu PRODUTO ou a sua MARCA nesse momento da empresa? Será que essa venda é emocional ou racional?

Junte tudo isso, sente-se com a equipe ou alguns colaboradores, até mesmo com pessoas da família e amigos e façam um BRAINSTORM, joguem ideias na mesa para só depois começarem a analisar as melhores ideias.

Com todas essas informações você poderá procurar um profissional de Marketing para que ele te ajude a criar uma Marca forte no seu mercado!

Este post teve colaboração de JÚLIA MÓRA Facilitadora do Programa Empreendedor e Especialista em Planejamento de Marketing na IDEALIZE — Financeiro e Comunicação.