COMO VOCÊ CONDUZ A SUA VIDA? REFLITA COM ESSAS 10 DICAS.

COMO VOCÊ ESTÁ CONDUZINDO A SUA VIDA?

Imagine uma enorme roda na sua frente e, cada pedaço dessa roda, significa um setor da sua vida: Família, trabalho, relacionamento, base intelectual e saúde.

Qual nota você daria para cada setor? Como você está administrando a sua existência?

Reflita com as 10 dicas a seguir:

1) Seja VOCÊ

Quais são os seus valores? O que você preza?

Não permita que ninguém mude a sua raiz, o seu caráter, os seus princípios no que diz respeito a violar uma regra que te cause constrangimento.

Mantenha a sua conduta e procure respeitar as diferenças. Lembre-se que todo ser humano possui características comportamentais diferente.

2) Saiba dizer NÃO

Você tem dificuldade em dizer não para as pessoas? Você vive sobrecarregado(a)?

Dizer NÃO é a forma mais libertadora que existe, desde que seja embasada com bons argumentos e evidências esclarecedoras que algum tipo de atitude e/ou tarefa não esteja condizente com você. A preocupação em agradar um chefe, um colega de trabalho, um parceiro(a), muitas vezes impede que você olhe para as suas vontades e acabe colocando em segundo plano os seus compromissos.

Não se comprometa com as obrigações dos outros, estando as suas em andamento. Não crie sobrecarga de trabalho desnecessariamente, pelo simples fato de não saber dizer não. Todas as pessoas sempre irão pedir algo e com urgência. Termine sempre uma atividade, para começar outra. Crie processos e coloque prazos para terminar os seus projetos.

3) Tenha uma META

Qual é a sua meta? O que você quer de diferente para a sua vida?

A meta é o mapa para os seus objetivos. Quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Quem não possui um propósito de vida, facilmente irá passar a vida contando os minutos do relógio e sempre com insatisfação de que está faltando algo.

Pergunte-se constantemente sobre o seu papel nesse mundo, o que você pode colaborar no desenvolvimento pessoal e/ou profissional de outras pessoas, qual é a sua vocação?

Ao determinar onde você quer chegar, tenha comprometimento com a sua meta e foco para realizar com êxito o seu poder de superação.

4) Gratidão

Você já agradeceu hoje?

Agradeça todos os dias pelo fato de acordar e ter a possibilidade de respirar. A Gratidão tem um valor extraordinário na vida dos verdadeiros campeões. Agradecer as pessoas que te ensinaram ou ensinam algo construtivo, agradecer os seus pais pela dedicação, agradecer o seu emprego, o seu relacionamento, seja o que for, seja grato(a).

5) Entender que a vida tem suas PERDAS X GANHOS

Para receber o “ouro”, é preciso abrir as mãos e se libertar das pedras.

A vida não é constituída somente de ganhos. Ela precisa ser renovada e para isso, perdemos algo. Normalmente, após a perda, surge a coragem, as ideias, novas oportunidades e a volta por cima. Portanto, entender que tudo passa na vida é uma forma de manter uma conexão positiva com o universo, ser realista e ter a oportunidade de fazer melhor, de valorizar as coisas simples da vida.

6) Questione sempre

Você acredita em tudo o que falam para você? Você tem o hábito de pesquisar?

Construir um pensamento crítico é a melhor forma de transformar o mundo. Questionar sobre a vida, sobre as decisões, sobre o turbilhão de informações que chegam através de todas as mídias e manter uma linha de pensamento aberta ao novo é uma das atitudes que toda pessoa bem sucedida utiliza.

Albert Einstein disse: “O importante é não parar de questionar.”

7) Estude, Estude e Estude

De 0 a 10 qual é o nível da sua dedicação aos estudos? Você pratica o que aprende?

A prática é mãe da excelência. Não adianta possuir diversos diplomas, certificados e afins, se não tem história para contar. O conhecimento vai além dos rótulos. O conhecimento é compartilhar com os demais o que você faz de melhor. Conhecimento é contínuo e transformador.

Sócrates já afirmava: “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância”.

O Ser Humano é um eterno aprendiz da vida. Estudar é uma necessidade primordial para se tornar uma pessoa de sucesso.

Quanto mais conhecimento, maiores as possibilidades de inovação e contribuição. Porém, o que jamais deve-se deixar é a humildade. Nem todas as pessoas têm facilmente condições de estudos favoráveis e necessitam de apoio daqueles que que possuem um grau de conhecimento mais elevado. Portanto, jamais o conhecimento deve tornar as pessoas ignorantes e convencidas por pensar que sabe tudo.

Lembre-se que até Steve Jobs disse: “Trocaria toda a minha tecnologia por uma tarde com Sócrates”

Portanto, independente de sua hierarquia, condição econômica, moral e física, todo ser humano necessita de aprendizagem constante sobre tudo e todos.

8) Tempo

Como você organiza o seu tempo? Você chega ao final do dia com a sensação de tudo resolvido?

O tempo é um presente temporário. O tempo deve ser valorizado e planejado com cautela para que todas as ações sejam executas com disciplina para que a vida seja conduzida de forma bem sucedida.

Tenha em mente que o tempo é veloz e administrá-lo com zêlo e consciência sobre como, quando, onde e com quem você deve colocar as suas energias, é essencial.

Não deixe o tempo controlar você. Controle o seu tempo.

9) Família e vida social

Todo ser humano necessita de um porto seguro. Quem é a pessoa que te faz feliz? Você já ligou para algum amigo(a) ou parente hoje?

As exigências diárias, preocupações no trabalho, com o negócio próprio, com a faculdade, entre outros motivos, impedem a devida atenção aos familiares próximos e amigos.

Por mais que a sua agenda esteja envolvida com atividades profissionais, reserve um tempo, o famoso tempo do item 8, para dar atenção aos seus pais, cônjuge, filhos, amigos, jamais esqueça das pessoas que contribuíram e contribuem para o seu sucesso e que te amam e querem o seu bem de verdade.

Diga TE AMO com todas as palavras. Desculpe-se quando necessário.

10) Saúde

Qual foi a última vez que você fez um check-up? Você pratica algum tipo de atividade física?

Para finalizar, não poderia deixar de falar sobre o item mais importante e que muitas pessoas negligenciam, a saúde. O verdadeiro guerreiro preserva o seu bem estar e a sua saúde para encarar as grandes batalhas da vida.

A saúde é o pilar que mantém firme todos os esforços que a vida demanda.

Uma boa dose de bom humor, auto estima, vontade de viver e alegria são remédios sem efeitos colaterais e que ajudam a prolongar a sua existência.

Seja sucesso. Seja você.