O mundo está mudando muito rápido

Cris Matsuoka
Sep 5, 2018 · 3 min read

Olá, tudo bem?

Esse feriado vou participar do HackTown, em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais.

Essa cidadezinha com cerca de 40 mil habitantes é considerada o “Vale do silício do Brasil”, por abrigar muitas startups de tecnologias. A fama veio na década de 60, com a criação da ETE, INATEL e FAI – que atraiu muitas mentes inovadoras para a cidade.

Nesse evento será abordado temas atuais e do futuro, com mais de 300 palestras e shows que acontecerão de forma simultânea na cidade.

O RACKTOWN foi pensado dentro das 4 novas economias (economia Criativa, Colaborativa, Compartilhada e Multimoedas). Se você ainda não ouviu falar dessas economias, não faz ideia do que eu estou falando ou quer entender mais sobre o assunto, me acompanhe pelo stories do meu Instagram: @crismatsuoka vou fazer uma Mini cobertura do evento e prometo mostrar o meu olhar sob tudo de mais interessante que encontrar por lá.

Pra quem não sabe, estudei Futuro e novas economias com a Lala Deheinzelin, principal futurista brasileira e fiz parte da equipe do Crie Futuros. Com base nessa experiência e nos meus conhecimentos ancestrais e sistêmicos, desenvolvi a Curadoria de Conhecimento- processo intensivo de autoconhecimento que visa “ Curar a dor” do seu conhecimento, ajustando os bloqueios que te levam a não fluir em sua vida profissional de forma sistêmica.

É um processo curto, de 4 sessões, porém profundo, pois atuamos em todas as áreas de sua vida.

Unir ancestralidade e futuro é honrar nossa base, nosso chão, nossa raiz. Não é à toa que as principais habilidades do futuro é a inteligência intrapessoal, interpessoal e criativa. Para vivermos o futuro, precisamos reaprender a SER humano e o xamanismo é a melhor forma de nos conectarmos novamente com nossa essência.

Dentro o olhar sistêmico, a primeira lei que quebramos, é quando nos esquecemos que somos seres natureza antes de sermos seres sociais e culturais. Já começamos errado aí. A natureza faz parte de nós.

O mundo está se transformando muito rápido, de forma exponencial. Tudo está cada vez mais rápido e temos uma sensação que não vamos dar conta de tanta informação.

Isso acontece porque a tecnologia e a informação são Exponenciais e nós somos lineares. Aí fica complicado dar conta de tudo mesmo… mas também vem a solução: temos que reaprender a sermos seres interdependentes!

Viver em rede é saber conectar, saber olhar no olho do outro e passar confiança, é SER de verdade, estar alinhado aquilo que acredita e vivenciar isso tudo da maneira mais linda que existe.

Se não reaprendermos essas habilidades que são completamente humanas, vamos ser engolidos pela onda da transição. Já parou pra pensar que em 30 anos mais de 70% das profissões que conhecemos serão extintas?

Mas olha só que legal, novas profissões nascem a cada dia. Para surfar nessa onda e passar por esse momento de transição de forma tranquila, basta você alinhar todos os seus dons, saberes e talentos e desenvolver a melhor forma de entregá-lo ao mundo.

Eu posso te ajudar a fazer isso. Se quiser passar pelo processo de Curadoria de Conhecimento, entre em contato por aqui ou pelas minhas redes sociais. 🙌🏼🙏🏼🌀

E se você quiser entender mais sobre as novas economias, novos negócios e novas formas de fazer, me acompanhe pelo stories @crismatsuoka

Vem ver como o futuro pode ser um lugar de abundância e felicidade 🙌🏼

Até mais,

Cris Matsuoka

    Cris Matsuoka

    Written by

    Consteladora sistêmica, Curadora de conhecimento, Gestora de conteúdo e Contadora de histórias. Missão: transformar vidas com arte, conhecimento e sentidos

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade