O que é constelação sistêmica familiar Xamânica?

Constelação sistêmica ou constelação sistêmica familiar é uma terapia quântica que atua no campo morfogenético do sistema familiar da pessoa que constela.

Essa terapia foi criada por um alemão chamado Bert Hellinger. Bert era missionário e foi viver em uma tribo Africana do povo Zulu. Lá ele começou a observar e entender os movimentos dos ritos e mitos que aquela tribo fazia em relação aos seus ancestrais e os benefícios que esses ritos causavam para os seus descendentes. Apesar da escassez de material em que a tribo se encontrava, as pessoas de lá viviam feliz, em paz e harmonia.

A constelação em sua raiz é Xamânica. Ela nasce desta observação que o Bert Helinger fez e da síntese desse conhecimento ancestral tão rico. Esta técnica nos ajuda a olhar para a nossa história, para os aspectos que nós não compreendemos, trazendo a consciência para eles.

A constelação acontece em três fases:

A primeira fase, ela nos revela a causa daquele problema. Trazemos para a consciência muita coisa que estava escondida em nosso sistema.

Na segunda fase ordenamos aquilo que está em desordem, com movimentos sistêmicos e frases de cura, de acordo com a possibilidade existente naquele campo.

E por fim, na terceira fase, fazemos a integração desta imagem de cura no sistema, neste campo morfogenético.

Mas, o que é campo morfogenético?

O campo morfogenético foi estudado por Rupert Sheldrake. Sua fala diz que existe um campo de interconexão entre seres. É o lugar onde ficam guardadas as informações de tudo o que aconteceu em uma determinada família. É um campo atemporal de infinitas possibilidades! Nele, todas as mentes estão conectadas.

Nós possuímos uma memória coletiva. Essas informações ficam guardadas neste campo. Isso explica como aves sabem que precisam migrar de região para região, como os salmões sabem que precisam subir os rios para continuar com a espécie e como o seu cachorro sabe que você está para chegar em casa no exato momento em que você pensa nisso.

Um exemplo fácil e que ficou bastante conhecido, foi um experimento feito com macacos de uma mesma espécie de dois continentes distintos. Foram dados aos macacos do primeiro continente, batatas. Uma macaca foi até o rio e lavou a batata para comer. Os outros macacos que viviam com ela, por imitação, começaram a fazer o mesmo. Depois de algum tempo, os cientistas perceberam que macacos da mesma espécie que moravam em outro continente, começaram a fazer o mesmo movimento, sem nunca ter tido contato físico com os primeiros macacos. Incrível, né?

Outro exemplo fácil de compreender é a tendência na moda. A tendência também fica armazenada neste campo e rapidamente este padrão se espalha pelos 4 cantos do mundo.

Bem, compreendendo este estudo, Bert percebeu que com movimentos simples e frases de cura é possível transmitir novas informações para este campo familiar e quebrar os padrões que ali existem. Sua grande genialidade foi sintetizar estes movimentos em 3 leis básicas:

Pertencimento

Hierarquia

Equilíbrio de troca

É tudo muito simples, na verdade. Na teoria, só é preciso alinhar e ordenar essas leis dentro do sistema familiar. Porém, o que acontece é que os sistemas estão tão emaranhados, que nos causam diversos problemas no campo físico, psicológico e emocional.

Na constelação que eu facilito, eu trago elementos do Xamanismo para ajudar a colocar em ordem essas leis. Eu uso animais de poder como representantes, uso a música e toco instrumentos como tambor, sinos, maracás, sementes; uso defumação e alguns exercícios xamânicos que ajuda a quebrar a resistência do campo para facilitar a cura deste sistema.

Se você se interessou por este assunto e quer constelar ou conversar comigo sobre este tema, me manda um email para matsuoka.cris@gmail.com.br

Gratidão

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.