O que é o Xamanismo ?

Cris Matsuoka
Aug 22, 2017 · 4 min read

As raízes do Xamanismo são arcaicas e alguns antropólogos chegam a pensar que elas recuam até quase tão longe quanto a própria consciência humana.

Existem evidências dessas práticas que datam de 40 a 50 mil anos de idade. E elas estão presentes em diversos povos espalhados pelo mundo.

A Palavra Xamanismo tem origem siberiana e é usada hoje para expressar as práticas que estão dentro deste conhecimento no mundo todo.

O xamanismo não se refere apenas a espiritualidade Indígena. Pra mim, ele representa a busca do conhecimento Ancestral. O conhecimento puro e seus ensinamentos estão presentes em todas as religiões e filosofias.

Quando você segue o Xamanismo, se envolve com o conhecimento de diversas culturas. Existe um grande número de adeptos a estas práticas hoje, justamente por esta necessidade deste conhecimento ancestral.

Os indígenas foram os responsáveis por manterem acesso essa prática de conexão e guardam os grandes ensinamentos da Terra.

A grande mensagem que o Xamanismo traz, é que todos fazemos parte da família universal e tudo está interligado.

Mas até aqui, falei da parte teórica da coisa. Não dá pra descrever o Xamanismo na cabeça. Ele tem que ser entendido no coração. É no sentido que você consegue compreender a grandiosidade dessa conexão com algo maior.

É na vivência que você compreende que o espírito essencial está dentro de você, está na natureza e em todos os seres.

É na vivência que você compreende quem é e como se relaciona com o Universo!

O Xamanismo pode ser considerada uma religião, no sentido mais puro do RELIGARE, pois ele busca as leis da vida e a reconexão com a força da criação, da liberdade e do livre arbítrio da alma.

Este conhecimento está disponível para todos nós. Depende apenas da maneira como nos relacionamos com estas energias. Ele está além das práticas meditativas, místicas e filosóficas, pois ele nos conecta com a energia do criador, transformando a nós mesmos.

Aprendemos a ver e entender o aprendizado escondido em cada pedra, nos tornando curadores de nós mesmos.

É difícil compreender o Xamanismo. Você tem que vivênciá-lo. Ele é um caminho que nos leva a reaprender a SER HUMANO.

Mas, agora vou compartilhar o que eu acredito ser o Xamanismo.

Tudo isso que eu falei aí em cima é uma explicação para a mente entender. A parte teórica da coisa.

O Xamanismo não tem como explicar em palavras. Ele precisa ser vivido.

Em julho deste ano, fiz uma viagem para Alto Paraíso em Goiás. Eu fui a passeio e depois fui participar de um retiro.

Pra chegar neste retiro, que era no meio da floresta, a gente tinha que caminhar por uma trilha, pegar um barquinho, passar por uma ponte, até chegar em um lugar incrível no meio da floresta do cerrado.

Um dia, pensando sobre o que era o Xamanismo, me veio a resposta.

Tinha acabado de fazer uma prática longa de Yoga e estava experenciando aquele vazio que acontece em seu corpo após uma prática de Yoga…

Fui tomar café da manhã e depois, lavando a minha louça e comecei a olhar a floresta. Estava ventando e as árvores começaram a dançar ao som do vento, e alguns passarinhos começaram a dançar entre as folhagens que também dançavam ao som do vento. E eu olhava pra aquilo tudo e eu via o sol entrar no meio das folhas… e ir iluminando aos poucos os ambientes, o chão, o lugar onde eu estava… o Sol vinha e as vezes dava um beijo em meu rosto… e eu sentia aquilo tudo.

Eu fiquei olhando pra aquilo tudo e entendi o que isso é o Xamanismo. É você conseguir observar a natureza e entender que você faz parte da Natureza. Que a natureza é você. Que você faz parte disso. Que isso tudo não está distante. Isso tudo está perto de você, faz parte.

A primeira noite que estive naquele lugar, estava indo para o meu quarto, ali não tem energia elétrica, então a gente se locomove com lanternas. Eu estava saindo da casa principal e indo pro meu quarto, iluminando com uma lanterna o meu caminho e eu vi um monte de formiguinhas no chão e elas carregavam folhas enormes, uma atrás da outra. E eu pensei: Nossa, esse lugar também foi construído assim, com a força do coletivo. Com uma força maior que você nem consegue mensurar da onde vem essa força, mas como é para um propósito maior, você faz essa força. A construção da casa principal foi feita toda em permacultura. Pra chegar ali todo aquele material, é bem difícil… E eu olhei para aquelas formiguinhas e consegui entender a alma da energia que estava ali.

O Xamanismo também é isso. É você olhar para a natureza e conseguir ver a mensagem que ela carrega para uma pergunta. É você aprender a descobrir a mensagem escondida em cada pedra. Em cada pedra que existe em seu caminho. Mais que teorizar o Xamanismo, o Xamanismo é sentir. É se conectar. É sentir essa energia pulsar dentro de você e se conectar com algo maior que existe dentro você.

Existe uma palavra muito bonita no japonês que significa “MA”. MA quer dizer vazio. Mas não é qualquer vazio. O ideograma da palavra MA é como se fosse uma porta aberta voltada para o Sol. Então é esse vazio. Um vazio que pode ser preenchido . E é nesse vazio que essas descobertas acontecem. E o Xamanismo é cheio desse “Ma”, desse vazio, cheio de contemplação.

_/\_

Ahoooo! Eu aceito as minhas relações e me expresso através delas.

)

Cris Matsuoka

Written by

Consteladora sistêmica, Curadora de conhecimento, Gestora de conteúdo e Contadora de histórias. Missão: transformar vidas com arte, conhecimento e sentidos

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade