O que é o Xamanismo ?
As raízes do Xamanismo são arcaicas e alguns antropólogos chegam a pensar que elas recuam até quase tão longe quanto a própria consciência humana.
Existem evidências dessas práticas que datam de 40 a 50 mil anos de idade. E elas estão presentes em diversos povos espalhados pelo mundo.
A Palavra Xamanismo tem origem siberiana e é usada hoje para expressar as práticas que estão dentro deste conhecimento no mundo todo.
O xamanismo não se refere apenas a espiritualidade Indígena. Pra mim, ele representa a busca do conhecimento Ancestral. O conhecimento puro e seus ensinamentos estão presentes em todas as religiões e filosofias.
Quando você segue o Xamanismo, se envolve com o conhecimento de diversas culturas. Existe um grande número de adeptos a estas práticas hoje, justamente por esta necessidade deste conhecimento ancestral.
Os indígenas foram os responsáveis por manterem acesso essa prática de conexão e guardam os grandes ensinamentos da Terra.
A grande mensagem que o Xamanismo traz, é que todos fazemos parte da família universal e tudo está interligado.
Mas até aqui, falei da parte teórica da coisa. Não dá pra descrever o Xamanismo na cabeça. Ele tem que ser entendido no coração. É no sentido que você consegue compreender a grandiosidade dessa conexão com algo maior.
É na vivência que você compreende que o espírito essencial está dentro de você, está na natureza e em todos os seres.
É na vivência que você compreende quem é e como se relaciona com o Universo!
O Xamanismo pode ser considerada uma religião, no sentido mais puro do RELIGARE, pois ele busca as leis da vida e a reconexão com a força da criação, da liberdade e do livre arbítrio da alma.
Este conhecimento está disponível para todos nós. Depende apenas da maneira como nos relacionamos com estas energias. Ele está além das práticas meditativas, místicas e filosóficas, pois ele nos conecta com a energia do criador, transformando a nós mesmos.
Aprendemos a ver e entender o aprendizado escondido em cada pedra, nos tornando curadores de nós mesmos.
É difícil compreender o Xamanismo. Você tem que vivênciá-lo. Ele é um caminho que nos leva a reaprender a SER HUMANO.
Mas, agora vou compartilhar o que eu acredito ser o Xamanismo.
Tudo isso que eu falei aí em cima é uma explicação para a mente entender. A parte teórica da coisa.
O Xamanismo não tem como explicar em palavras. Ele precisa ser vivido.
Em julho deste ano, fiz uma viagem para Alto Paraíso em Goiás. Eu fui a passeio e depois fui participar de um retiro.
Pra chegar neste retiro, que era no meio da floresta, a gente tinha que caminhar por uma trilha, pegar um barquinho, passar por uma ponte, até chegar em um lugar incrível no meio da floresta do cerrado.
Um dia, pensando sobre o que era o Xamanismo, me veio a resposta.
Tinha acabado de fazer uma prática longa de Yoga e estava experenciando aquele vazio que acontece em seu corpo após uma prática de Yoga…
Fui tomar café da manhã e depois, lavando a minha louça e comecei a olhar a floresta. Estava ventando e as árvores começaram a dançar ao som do vento, e alguns passarinhos começaram a dançar entre as folhagens que também dançavam ao som do vento. E eu olhava pra aquilo tudo e eu via o sol entrar no meio das folhas… e ir iluminando aos poucos os ambientes, o chão, o lugar onde eu estava… o Sol vinha e as vezes dava um beijo em meu rosto… e eu sentia aquilo tudo.
Eu fiquei olhando pra aquilo tudo e entendi o que isso é o Xamanismo. É você conseguir observar a natureza e entender que você faz parte da Natureza. Que a natureza é você. Que você faz parte disso. Que isso tudo não está distante. Isso tudo está perto de você, faz parte.
A primeira noite que estive naquele lugar, estava indo para o meu quarto, ali não tem energia elétrica, então a gente se locomove com lanternas. Eu estava saindo da casa principal e indo pro meu quarto, iluminando com uma lanterna o meu caminho e eu vi um monte de formiguinhas no chão e elas carregavam folhas enormes, uma atrás da outra. E eu pensei: Nossa, esse lugar também foi construído assim, com a força do coletivo. Com uma força maior que você nem consegue mensurar da onde vem essa força, mas como é para um propósito maior, você faz essa força. A construção da casa principal foi feita toda em permacultura. Pra chegar ali todo aquele material, é bem difícil… E eu olhei para aquelas formiguinhas e consegui entender a alma da energia que estava ali.
O Xamanismo também é isso. É você olhar para a natureza e conseguir ver a mensagem que ela carrega para uma pergunta. É você aprender a descobrir a mensagem escondida em cada pedra. Em cada pedra que existe em seu caminho. Mais que teorizar o Xamanismo, o Xamanismo é sentir. É se conectar. É sentir essa energia pulsar dentro de você e se conectar com algo maior que existe dentro você.
Existe uma palavra muito bonita no japonês que significa “MA”. MA quer dizer vazio. Mas não é qualquer vazio. O ideograma da palavra MA é como se fosse uma porta aberta voltada para o Sol. Então é esse vazio. Um vazio que pode ser preenchido . E é nesse vazio que essas descobertas acontecem. E o Xamanismo é cheio desse “Ma”, desse vazio, cheio de contemplação.
_/\_
Ahoooo! Eu aceito as minhas relações e me expresso através delas.

