
Visão sistêmica sobre o incêndio no museu nacional
Ontem eu me programei para falar de outras coisas com você por aqui, uma vez que essa semana tenho uma viagem para um super encontro de novas economias e futuro, mas os acontecimentos de ontem mudaram tudo por aqui. Então decidi escrever sobre nosso passado.
E lá se foi em chamas o quinto maior museu do mundo, aquele que ficava no palácio que serviu de moradia para a monarquia do Brasil por mais de 70 anos, justamente na semana da independência.
Será coincidência?
Quem lembra que em Maio, às vésperas da comemoração da abolição da escravidão, o prédio que abrigava sem tetos no centro de São Paulo também caiu em chamas e em frente à ele, existe uma igreja que é símbolo da resistência negra em São Paulo?
Também gostaria de lembrar do incêndio criminoso que aconteceu em Alto Paraíso, local com uma vegetação nativa imensa, que abriga um dos maiores festivais culturais do país, trazendo muitas etnias indígenas para compartilhar seus saberes ancestrais.
Esses três fatos me chamaram atenção. O fogo que simboliza a destruição, também traz a luz e o que será que ele está tentando nos mostrar bem no ano de eleições no país?
Bem, de forma sistêmica, enquanto nós. brasileiros não honrarmos quem veio antes em nossas terras, não conseguiremos progredir. A ordem vem antes do progresso, assim como a frase em nossa bandeira.
Existe uma necessidade urgente de honrarmos nossos índios, fazer justiça com nossos negros e dar o lugar dos Portugueses em nossa história.
Enquanto não percebermos a importância da lei sistêmica do pertencimento, ficaremos sem raízes e dessa forma, não teremos força para evoluir.
Esse ano é regido por Xangô. Ele é o orixá do fogo, da justiça. Realmente acredito que esses eventos estão acontecendo para que a luz e a transformação se façam por aqui.
O fogo, ao mesmo tempo que destrói, que traz dor, ele também traz vida:
É da união do fogo masculino e do fogo feminino que a vida se faz.
É seu fogo interior que te move.
É com essa qualidade do fogo que precisamos nos conectar. Com o nosso sol interno, com a chama de nossa essência. Assim conseguiremos reconstruir tudo o que foi destruído na base do amor.
Não foi à toa que esses eventos aconteceram esse ano no país. As notícias fazem com que essas questões sejam vistas e não esquecidas. São questões importantes que não estão ocupando o devido lugar em nosso sistema.
Eu vibro para que essa consciência se faça e mude nosso olhar. As eleições estão chegando e a força de transformar o nosso país está em nossas mãos.
Vamos juntos!
Cris Matsuoka
#olharsistemico
#fogo #xamanismo #incendio #palacio #museu #crismatsuoka #transição #mudança
