Ubuntu

Cris Matsuoka
2 min readJun 3, 2020

Ubuntu

Ubuntu significa: “sou o que sou pelo que NÓS SOMOS !”

Atente para o detalhe: pelo que SOMOS, não pelo que temos…

Ontem estava pensando em tudo o que está acontecendo no mundo e o que mais sentia era que estávamos nos distanciando daquilo que precisamos mais encontrar: nossa humanidade.

Pensei sobre o que eu poderia falar sobre isso e hoje de manhã veio a resposta: Ubuntu!

“Ubuntu é uma ética ou ideologia da África que foca nas alianças e relacionamento das pessoas umas com as outras. A palavra vem das línguas dos povos Banto; na África do Sul nas línguas Zulu e Xhosa. Ubuntu é tido como um conceito tradicional africano.

Uma tentativa de tradução para a Língua Portuguesa poderia ser “humanidade para com os outros”. Uma outra tradução poderia ser “a crença no compartilhamento que conecta toda a humanidade”.

Uma tentativa de definição mais longa foi feita pelo Arcebispo Desmond Tutu:

Uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, não-preocupada em julgar os outros como bons ou maus, e tem consciência de que faz parte de algo maior e que é tão diminuída quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos.”

Eu sou apaixonada pelo xamanismo dos povos Zulus, foi lá que Bert bebeu da fonte para trazer os conceitos da constelação e tenho certeza que várias das fichas de Bert caíram com esse especificamente: “a importância como um conceito religioso, assentando na máxima Zulu umuntu ngumuntu ngabantu (uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas) que aparentemente parece não ter conotação religiosa na sociedade ocidental. No contexto africano, isso sugere que o indivíduo se caracteriza pela humanidade com seus semelhantes e através da veneração aos seus ancestrais. Assim, aqueles que compartilham do princípio do Ubuntu no decorrer de suas vidas continuarão em união com os vivos após a sua morte”.

Eu sou o que sou pelo que nós somos todos!

Estamos ligados dentro desse sistema maravilhoso chamado Gaya. Precisamos voltar a ocupar o nosso lugar como SER HUMANO dentro dele e se lembrarmos um pouco de quem somos em essência, tudo ficaria mais fácil.

Ubuntu pra você!

Por todas as nossas relações,

Cris Matsuoka

--

--

Cris Matsuoka

Consteladora sistêmica, Curadora de conhecimento, Gestora de conteúdo e Contadora de histórias. Missão: transformar vidas com arte, conhecimento e sentidos