WGJ — Women Game Jam 🎮

O quanto esse evento influenciou minha carreira e pode mexer com a sua

Cristiane Jade
4 min readNov 4, 2022
Lia Fuziy e eu no palco da WGJ de 2019 em São Paulo.

Desde 2018 acontece um dos eventos, que na minha opinião, é um dos mais importantes para a indústria de games: Women Game Jam.

A Women Game Jam tem como foco mulheres cis, trans e pessoas não-binárias e é um evento não competitivo. O que cria um ambiente mais confortável e encorajador para a aprendizagem, criação de portfólio, troca de experiências entre novatas e veteranas da indústria e o mais importante, o fortalecimento da comunidade feminina de desenvolvimento de jogos local.

A WGJ é organizada por um grupo composto majoritariamente de mulheres, de diferentes idades, raças e credos. Unidas por um sonho em comum: mudar o cenário da indústria de jogos!

Workshop ao vivo com a Lia Fuziy

A cada ano o número de participantes e sedes aumentam, tudo graças ao crescimento da comunidade e do patrocínio de empresas da indústria de games. Apoio é fundamental né mores?!

Graças a esse evento pessoas se conhecem, se conectam, geram experiências e isso faz com que tudo que esta em todo mude.

Sou uma pessoa que construiu a carreira através de eventos, palestras oficinas, pessoas inspiradoras. Sem dados científicos posso dizer que, apenas meu olhometro, eu notei muita diferença de presença feminina e diversidade em geral entre 2018, 2019 e 2020. Era tudo mato em 2018 se for comparar com 2020. Conheci mulheres cis, trans e pessoas não binaries que são incríveis e agora estão comigo, pelo brasil, pelo mundo, fazendo acontecer e tudo isso graças ao que a WGJ gerou.

Keynote da edição de 2019 euzinha ao lado da Renata Rapyo.

Ser organizadora regional e nacional desse evento agregou muito a minha história, carreira e vida. Segui até 2021, foram 3 edições de muito aprendizado. Tenho muito orgulho do que fui para esse evento e ainda represento para essas pessoas que vivenciaram a WGJ.

Eu no meio da galera participante da WGJ em 2019.

Se vocês tiverem a oportunidade, participem da WGJ, comecem como jammer, experimentem dar palestras, fazer workshop, ser mentora ou até mesmo organizadora. Multipliquem, sejam espelhos. O único jeito de mudar um ambiente é você identificar o problema e ser a pessoa que promove solução, solucionem!

Sei que sou inspiração para muitas mulheres, queria dizer que gostaria muito de ver cada vez mais vocês sendo inspirações para a próximas gerações de desenvolvimento de games, tudo depende da gente, do quanto a gente faz o nossos sonhos acontecerem.

Print de alguma reunião de alinhamento de 2021 no qual estamos felizes e serias. Na imagem esta eu, Ana Antar, Jeanine Adler e Carolzinha.

Vocês não sabem o quanto é bom você ir num lugar e encontrar um semelhante, que você pode falar tranquilamente e com segurança, sem receios. Na real vocês sabem sim, fala se não é bom encontrar alguém que gosta do mesmo tanto de cerveja que você? Do mesmo anime, banda, música, memes. Identificação gera comunidades.

A imagem abaixo possui posters de uma das edições da Women Game Jam, cada país fez a sua arte.

Ultimo ponto que é muito importante pra mim:

  1. Ser reconhecida por outras mulheres e estar ao lado de pessoas fundamentais pra industria:
Érika Caramelo apresentado sobre o trabalho que Paloma Silva, Renata Rapyo e Cristiane Jade representam para industria de jogos.

2. Ter uma foto minha numa palestra da GDC representando as mulheres da industria de jogos:

Obrigada por fazerem isso acontecer, minhas parceiras de guerra, vocês fazem acontecer:

Lia Fuziy
Monique Moon
Maria Tereza
Paloma Silva (Pam S.)
Amanda Duarte
Gabi Thobias
Luísa Cecília da Silva Pinto
Renata Rapyo
Ana Antar
Danielle Serranú
Lizy Novo
Bianca Queiroz
Camila Carlos
Anny Caroline
Nayara Lara

Eu, Érika Caramello, Gabriela Valentin Thobias, Renata Rapyo, Camila Marques,May Fury na WGJ São Paulo.

Abraços,

--

--

Cristiane Jade

🎮 Making Games around the world 🎮 Diversity, Respect, Inclusion and Equality.