Um desabafo a respeito do Paulo Freire.

Tudo nessa vida precisa de mudança para poder se adaptar aos novos momentos, o mesmo ocorre na educação.
Vou citar um exemplo resumido:
Imagine se o mundo ainda vivesse seguindo as Teorias da Administração Cientifica criada por Taylor e um pouco depois Fayol, deu uma contribuída. Hoje, seriamos ainda um bando de homens-máquina trabalhando de forma robótica e com um chefe no pé do ouvido cobrando resultados.
Mas por sorte isso não aconteceu, surgiram outras pessoas preocupadas na evolução da Administração e foram trazendo novos estudos e novas teorias aparecendo, como a Teoria das Relações Humanas (Mayo), Teoria Estruturalista (Weber), Teoria Contingencial e etc…Enfim, com evolução da Administração podemos ver grandes avanços na sociedade e até dar o crédito por isso ao Taylor (considerado um dos principais nomes da Administração até hoje).
Voltando ao Freire, sua teoria foi muito útil (na minha opinião) pois serviu como base no ensino para época, tanto é que o próprio exercito com o programa chamado “MOBRAL”, manteve sua base para aplicar nesse programa. Mas esse modelo não podia perdurar tanto tempo, pelo fato de hoje estarmos vendo o quão desastroso é para a educação um programa sem a devida reciclagem.
Por isso, teria sido muito bom que durante esse tempo, de modelo educacional, tivessem aparecido pessoas que dessem continuidade na criação de teorias mais atualizadas, como ocorreu na Administração, para hoje a historia ser diferente. Não é justo culpar o Freire pelo fracasso do modelo educacional, pois ele tentou fazer algo diferente para ajudar, por vezes, as pessoas procuram gastar tempo criticando algo que está estampo que não funciona mais e esquecem de tentar procurar soluções de fato, por isso a coisa não anda para frente.
Agora uma opinião pessoal, Freire, assim como Taylor, deve ser lembrando como o nome principal na educação, não apenas pelo fato de ter criado um modelo de ensino (mesmo com suas falhas), mas também como alguém que criou um alicerce (base) educacional que pode ser melhorada/moldada. Só está faltando alguém que erga essa parede, pq gente para falar que está tudo troncho tem muita, mas arregaçar a manga e dizer “- Deixa que eu conserto”, são poucos.
