O temido “espelho da vida”

#tamojunto
Aug 27, 2017 · 2 min read

Olhar para si próprio não é tão fácil. A tarefa, por mais simples que pareça, esbarra em vários obstáculos…

Confrontar o espelho pode ser mais difícil do que imaginamos. Olhar para si próprio é uma tarefa básica, necessária, mas muitas vezes esquecida por “n” fatores. Encarar nossos próprios medos, defeitos, erros e acertos é combustível obrigatório para seguir adiante no dito jogo da vida.

Por essas divagações, vem também à tona“a tal identidade.” Aí reside outro problema: o medo de julgamentos, os preconceitos, valores, o que nos dizem ser o ideal e aquilo que realmente buscamos para nossas vidas. Ser você mesmo, em detrimento das expectativas alheias, também é um belo obstáculo a ser superado.

Sem percebermos, muitas vezes assumimos o papel de nosso próprio inimigo. É fato. Somos os primeiros a duvidar, a recriminar e a desistir. Sempre buscamos um cúmplice, aquele que vai levar a culpa. Afinal de contas, nem sempre queremos enfrentar o espelho da vida…

Quem se dispõe a vencer essa etapa, precisa de autocrítica. Não adianta ser seguro de si e incapaz de reconhecer as falhas, de olhar e se colocar no lugar do outro. A cada tombo, seria tão melhor o resultado se levantássemos e olhássemos melhor à nossa volta.

Fazer de cada queda realmente um instrumento de mudança. Abrir caminhos novos levando consigo as experiências, positivas e negativas, mas fazendo delas insumo para novas conquistas e mudanças de comportamento.

Fazemos demais pensando no que os outros vão achar. Melhor: tentamos mostrar o que achamos oportuno. É quase uma farsa cotidiana essa necessidade de compartilhar que está “tudo bem sim, obrigado”. Cá entre nós, quem gosta de expor fragilidades e incertezas?

Dessa mesma forma, é um aprendizado constante as decepções. Faça de coração, mas não espere recompensa. De maneira geral, as pessoas pensam em si próprias sempre, até que chegue o próximo tropeço.

E o mundo, acredite, sempre dá voltas. Cabe a cada um de nós decidir a melhor forma de fazer essa trajetória ser a melhor possível. Tarefa árdua, mas possível de ser cumprida com muito suor, dor, humildade e desejo de fazer acontecer. Pense melhor na próxima parada e siga em frente :)

Até mais, tchauuuuu! #tamojunto

)
#tamojunto

Cristiano Luiz Freitas é jornalista, roteirista e produtor cultural com 20 anos de experiência em projetos voltados aos públicos infantojuvenil e jovem.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade