O temido “espelho da vida”
Olhar para si próprio não é tão fácil. A tarefa, por mais simples que pareça, esbarra em vários obstáculos…

Confrontar o espelho pode ser mais difícil do que imaginamos. Olhar para si próprio é uma tarefa básica, necessária, mas muitas vezes esquecida por “n” fatores. Encarar nossos próprios medos, defeitos, erros e acertos é combustível obrigatório para seguir adiante no dito jogo da vida.
Por essas divagações, vem também à tona“a tal identidade.” Aí reside outro problema: o medo de julgamentos, os preconceitos, valores, o que nos dizem ser o ideal e aquilo que realmente buscamos para nossas vidas. Ser você mesmo, em detrimento das expectativas alheias, também é um belo obstáculo a ser superado.
Sem percebermos, muitas vezes assumimos o papel de nosso próprio inimigo. É fato. Somos os primeiros a duvidar, a recriminar e a desistir. Sempre buscamos um cúmplice, aquele que vai levar a culpa. Afinal de contas, nem sempre queremos enfrentar o espelho da vida…
Quem se dispõe a vencer essa etapa, precisa de autocrítica. Não adianta ser seguro de si e incapaz de reconhecer as falhas, de olhar e se colocar no lugar do outro. A cada tombo, seria tão melhor o resultado se levantássemos e olhássemos melhor à nossa volta.
Fazer de cada queda realmente um instrumento de mudança. Abrir caminhos novos levando consigo as experiências, positivas e negativas, mas fazendo delas insumo para novas conquistas e mudanças de comportamento.
Fazemos demais pensando no que os outros vão achar. Melhor: tentamos mostrar o que achamos oportuno. É quase uma farsa cotidiana essa necessidade de compartilhar que está “tudo bem sim, obrigado”. Cá entre nós, quem gosta de expor fragilidades e incertezas?
Dessa mesma forma, é um aprendizado constante as decepções. Faça de coração, mas não espere recompensa. De maneira geral, as pessoas pensam em si próprias sempre, até que chegue o próximo tropeço.
E o mundo, acredite, sempre dá voltas. Cabe a cada um de nós decidir a melhor forma de fazer essa trajetória ser a melhor possível. Tarefa árdua, mas possível de ser cumprida com muito suor, dor, humildade e desejo de fazer acontecer. Pense melhor na próxima parada e siga em frente :)
Até mais, tchauuuuu! #tamojunto
