Qual é melhor, Wix ou WordPress?

@cristianoweb
3 min readDec 11, 2016

--

Já adianto o ‘spoiler’ desse artigo: AMBOS! Mas só vou explicar depois.

Uma amiga minha me convidou para participar de um debate que estava rolando no Facebook da designer Ela Camarena sobre qual dessas duas plataformas é melhor para criar sites.

Fui acessar o link da (boa) discussão, e vi algumas pessoas defendendo o Wix pela facilidade, outras criticando alguns pontos, e o mesmo sobre o WordPress. Até aqui, tudo normal.

Acredito que a minha amiga Patricia Haddad me provocou para opinar, porque o debate começou a ficar bem mais técnico e ela provavelmente achou que eu poderia contribuir com a minha opinião.

Então eu acho que a primeira coisa que precisamos fazer para termos uma boa conclusão é mudar o ponto de vista e nos colocar sob a óptica de quem faz a pergunta, e aí chegaremos na conclusão acima.

Ambas as plataformas atendem seus públicos!

Eu mesmo não uso Wix, conheço as suas limitações técnicas, mas não critico quem usa em seus sites, ou até mesmo como forma de trabalho. E mesmo para quem trabalha com WordPress profissionalmente como eu, possa concordar comigo, basta olhar em volta e ver quantas empresas de diferentes níveis e abordagens de seus produtos e serviços existem no mundo.

Para cada uma dessas empresas existe um público.

Acho a discussão sobre qual é a melhor plataforma tão inútil que nem vale debater. Se a Ela (autora da menção no Facebook) se sente bem usando e trabalhando com Wix em seus sites e projetos, tudo bem! Ela tem mais que usar mesmo!!! Se a ferramenta atende às suas necessidades e ela está confortável com isso, eu bato palmas!

Na menção eu vi pessoas criticando e defendendo AMBAS as plataformas, e isso significa que há espaço para todas.

Cansei desse papo de dizer que WordPress é usado em 25% dos sites do mundo, quando no fundo, ele é bom para mim! Eu adoro ter a flexibilidade que ele me proporciona. Gosto do fato de ter centenas de milhares de desenvolvedores por aí que podem atuar nos meus projetos ampliando a atuação dos sites que eu construo. Da mesma forma como amo ter tantos profissionais desenvolvendo templates que posso comprar e personalizar nos projetos dos meus clientes, dando agilidade e escalabilidade para os meus clientes. Mas de novo…

o WordPress é bom para mim, e o cliente acredita no que eu vendo para ele!

Wix não é inimigo do WordPress, como o Joomla, o Drupal ou qualquer outra plataforma também não o é. Eu estou cansando desse bairrismo, dessa polarização de opiniões sobre tudo. Eu sou feliz com WordPress e Ela Camarena com Wix e pronto!

Claro que reconheço que o debate que Ela levantou é importante para quem está na dúvida sobre qual plataforma usar, mas no fundo, essas pessoas só vão saber se gostam ou não de uma plataforma quando as usarem. E ainda sim a experiência será individual e de nada adiantará essa discussão e cada um usará exatamente aquilo que achar melhor.

Portanto, use Wix, use WordPress e crie ótimos projetos! Os clientes vão adorar!

Nota: Adorei a sua arte Ela Camarena, parabéns!

--

--

@cristianoweb

Pai, marido, goleiro de fim de semana e designer web fundador da Kamus.