Limpando o guarda-roupa e montando looks

Geralmente, monto os meus looks assim: com tempo, separo as partes de baixo e pego um bloquinho onde vou anotando tudo o que pode ser usado com elas; escolho as cores e os caimentos das partes de cima; decido se usarei ou não uma terceira peça; penso nos acessórios, na bolsa e nos sapatos que completarão o look.

Anoto tudo nesse bloquinho e deixo ele em meu closet, para que me guie na hora de escolher o que poderei usar com aquela saia ou calça, sempre me salvando na hora da pressa, ou quando preciso arrumar a mala e tirar o máximo de proveito possível das peças que levarei.

O bloquinho foi a maneira que encontrei para maximizar o meu guarda-roupa, dando mais funções a cada uma das roupas que estão lá guardadas, além de ser um jeito fácil de entender o que está faltando e poderá ser adquirido em uma compra futura.

Mas aí veio o meu momento eureka! Olhando para o bloquino, o meu senso virginiano me deu a ideia de fazê-lo funcionar ainda melhor: organizei o que costumo anotar em uma tabela e criei o Planejador de Looks, que agora pode ser usado por vocês:

O Planejador.

A ideia é simples e você pode preencher o Planejador de acordo com o seu tempo e necessidade. A notícia boa é que a primeira planilha já funciona de cara, criando 6 looks diferentes, sem precisar catalogar todas as suas roupitas para começar a dar resultado.

Como funciona.

Você começa com uma saia “x” e vai anotando em cada coluna quais cores combinam com as cores dela; quais parte de cima naquelas cores ou estampas ficam legais com ela; quais terceiras peças (blazers, coletes, jaquetas, casacos…) poderiam ser usadas; quais acessórios, sapatos e bolsas combinam com tudo isso.

Planejador que vira inventário.

Outra função do Planejador é na hora de limpar o guarda-roupa. A planilha não apenas serve como guia de looks, mas também como memória do que você não tem usado mais.

E falando em limpeza de guarda-roupa, tem um passo a passo de como fazer bem aqui:

Sabe por que funciona?

Para tirar a prova dos nove e saber se a planilha funciona, basta fazer uma continha bem simples. Se você faz aos pouquinhos, pegando uma peça por vez, olha só quantos looks diferentes você ja criou: seis! Agora, imagine quantos outros surgirão a cada nova planilha começada, pegando uma peça de baixo diferente!

Se o objetivo da planilha é: maximizar o guarda-roupa, versatilizando as pecinhas que você já tem, enquanto mostra o que pode ser usado com o que, especialmente nos dias de pressa e indecisão, esse objetivo foi alcançado!

Mas, sabe por que funciona? Por dois motivos. O primeiro é que guarda-roupa para render deve ter uma proporção de, mais ou menos, três partes de cima para cada parte de baixo e com a ajuda do Planejador você consegue ver se essa proporção exsite ou não no seu guarda-roupa.

E o segundo: sabe por que começo pela parte de baixo e não pela parte de cima? Porque partes de cima são muito mais marcantes do que partes de baixo. A variedade, o diferente, será sempre alcançado mudando o que se usa em cima, juntamente com os acessórios que completam o look. Com o planejador em mãos, isso também fica fácil de entender!

Planejando as próximas compras.

Outra função do Planejador é que, a medida que for sendo preenchido, ele dará uma boa noção do que falta em seu guarda-roupa, servindo como guia para que planeje compras mais certeiras e eficientes.

Amigo em tempos de crise.

Por isso o Planejador é um amigo em tempos de crise. Nessas horas, vale muito mais planejar as compras, adquirindo apenas aquilo que está realmente fazendo falta (e que poderá ser usado e recombinado com tudo o mais que tenha), enquanto vamos tirando o melhor proveito das pecinhas que estão lá, penduradas em nosso guarda-roupa ;)