TCC Passo a Passo: Como fazer?

TCC Passo a Passo

Neste artigo, eu falarei sobre os 12 passos fundamentais para você fazer o seu TCC.

Primeiramente, é importante ressaltar que o aspecto mais difícil para a elaboração do TCC é a organização das ideias.

Desse modo, os primeiros passos correspondem às medidas fundamentais para a ordenação de seu pensamento.

Em um segundo instante, torna-se possível escrever de forma eficiente e rápida o seu trabalho de conclusão de curso.

Introdução

Antes de falarmos sobre os passos para escrever um TCC, é importante compreender como deve ser a escrita de um trabalho acadêmico.

Dessa forma, deve-se ressaltar que a escrita científica deve ser analítica e crítica, ou seja, não basta descrever fatos, teorias e informações.

Desse jeito, é relevante compreender que o pensamento crítico exige a comparação entre teorias, ideias, informações, sendo que, ao se aplicar os métodos adequados, encontram-se os resultados visados.

Consequentemente, é importante destacar que, no trabalho de conclusão de curso, existe um equilíbrio entre a escrita crítica e a escrita descritiva.

Em outros termos, um TCC deve conter, em média, 20% de texto descritivo e 80% de texto crítico.

Diante do exposto, vejamos os principais passos para você elaborar um TCC (tanto monografia, como artigo) da maneira correta.

12 Passos para um TCC Perfeito

Neste tópico do artigo, buscaremos analisar as principais medidas a serem realizadas para que você consiga fazer o seu TCC.

Antes de iniciarmos a análise de cada um dos passos do TCC, é importante salientar que eles devem ser seguidos na ordem de apresentação deste texto para ser possível a estruturação de seu pensamento.

Mapa Mental dos 12 do TCC

Passo 1: Ler as regras de sua Instituição de Ensino Superior (IES)

Primeiramente, é essencial ler as regras de sua Instituição de Ensino Superior (IES).

Assim sendo, você deve observar qual é o tipo de TCC exigido: monografia, artigo científico ou projeto experimental.

Além disso, é preciso notar se o trabalho de conclusão de curso será realizado em grupo ou individualmente.

Por fim, é necessário verificar o prazo de integra do projeto de pesquisa e do TCC para você poder se organizar no início de seu último ano de graduação.

Passo 2: Seleção do Tema de Pesquisa

Inicialmente, cumpre-se asseverar que você deve buscar um tema que lhe gere interesse e que seja factível a realização da pesquisa.

Dessa forma, busque um tema que lhe cause curiosidade e vontade de se aprofundar.

Além do mais, deve-se observar se você possuirá estrutura física disponível em sua IES para conduzir a pesquisa.

Por conseguinte, se não houver acesso a documentos, textos, materiais ou equipamentos de laboratório para realizar a pesquisa em sua faculdade no tema escolhido, será preciso pensar em outro tema.

Passo 3: Escolha do Orientador ou da Orientadora

Após definir o tema da sua pesquisa, você poderá buscar um orientador ou uma orientadora que desenvolva atividades acadêmicas em uma linha de pesquisa compatível ao tema selecionado.

Diante do que fora articulado, você não deve buscar se adaptar ao orientador ou à orientadora porque você gosta do docente como pessoa, mas deve compatibilizar o tema de seu interesse com uma orientação de um especialista no tema escolhido.

Ademais, ressalta-se que a participação em grupos de pesquisa ou estudo é um indicativo de que você possui interesse em determinado tema; portanto, você poderá solicitar a orientação do docente responsável por este grupo.

Passo 4: Recorte Epistemológico

Diante do exposto, será possível restringir ainda mais o tema selecionado para que a pesquisa possa ser conduzida da forma correta.

Quanto mais você limitar o seu tema, melhor será realizado o seu TCC.

Dessa maneira, sugerimos a aplicação da regra dos 4 da Monografia Perfeita, ou seja, para delimitar o tema do TCC, aplique os seguintes critérios:

  1. Critério Temático
  2. Critério Doutrinário
  3. Critério Espacial
  4. Critério Temporal

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo:

Passo 5: Defina um Problema-chave

Para finalizar o processo de delimitação do tema, é preciso encontrar o problema-chave de sua pesquisa.

Dessa maneira, você deve buscar uma pergunta que gere discussão acadêmica e que será enfrentada em seu TCC.

Ao se encontrar esta pergunta, você poderá finalizar o processo de delimitação temática de seu TCC, já que você saberá a qual pergunta você deve responder.

Passo 6: Levantamento Bibliográfico

Quanto ao levantamento bibliográfico, após definir o problema-chave de seu TCC, você poderá iniciar o processo de busca por documentos, obras, relatórios e artigos científicos sobre o tema de sua pesquisa.

Neste primeiro instante, caso você conheça muito pouco acerca do tema a ser pesquisado, recomenda-se que seja encontrada uma obra fundamental para o enfrentamento de seu problema-chave.

A partir desta obra nuclear, será possível analisar as referências bibliográficas apontadas por ela.

E, consequentemente, você iniciará, por meio de referências cruzadas, a se aprofundar em determinado assunto.

Passo 7: Referencial Teórico

Conforme mencionamos anteriormente, o referencial teórico é fundamental para realizar a delimitação do tema, sendo o critério doutrinário da regra dos 4 para o recorte epistemológico de seu TCC.

Por conseguinte, ao se ler a obra principal do referencial teórico sobre o tema, você poderá criar uma base sólida para prosseguir no levantamento bibliográfico de sua pesquisa científica.

Adicionalmente, cumpre-se notar que este é o motivo de se ressaltar a necessidade de se restringir ao máximo o tema, já que você precisará esgotar o debate quanto ao tema selecionado em sua pesquisa para poder elaborar seu TCC.

Passo 8: Hipótese de Pesquisa

No que tange à hipótese de pesquisa, deve-se salientar que, após iniciar o levantamento bibliográfico, será possível chegar a um posicionamento provisório quanto à solução ao problema-chave de seu TCC.

Por consequência, para encontrar a sua hipótese de pesquisa, você deve responder a seguinte pergunta: Como é possível solucionar o problema-chave?

A partir desta hipótese, você saberá o caminho a ser percorrido para verificar se sua hipótese de pesquisa está correta ou não.

Passo 9: Determinação da Metodologia & Métodos

Ao definir a hipótese de pesquisa, você poderá prosseguir a sua pesquisa determinando a Metodologia e os Métodos a serem empregados.

Desse modo, lembre-se de que o método corresponde ao caminho a ser percorrido para chegar aos resultados de sua pesquisa científica.

Dessa maneira, reflita de qual forma você pretende enfrentar o problema-chave e estabeleça os métodos de abordagem e de procedimento a serem aplicados em seu TCC.

Passo 10: Leitura & Fichamento

Tendo em vista o levantamento bibliográfico iniciado e o estabelecimento dos métodos a serem utilizados em sua pesquisa, você poderá iniciar a leitura e o fichamento das obras e artigos encontrados.

Adicionalmente, deve-se salientar que o fichamento permite que a sua escrita seja mais rápida e eficiente, visto que você separará os principais argumentos e as ideias mais relevantes a serem empregadas em seu TCC.

Passo 11: Registro e Arquivamento dos Documentos

Desde o primeiro instante de sua pesquisa, é importante criar pastas para salvar os documentos levantados.

Consequentemente, separe os seus arquivos em pastas conforme o tema, o tipo de documento, os registros dos testes realizados, os resultados obtidos, os autores fichados e analisados etc.

Na hipótese de você empregar um sistema de numeração para catalogar seus arquivos, não se esqueça de criar uma tabela com a legenda aos números utilizados para que você possa encontrar os documentos caso você se esqueça da numeração utilizada (algo muito frequente após alguns meses).

Passo 12: Conhecimento das Normas da ABNT

Ao iniciar a redação de seu TCC, é importante conhecer as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas, pois, elas disciplinam a matéria referente à formatação dos trabalhos acadêmicos.

Ademais, é relevante mencionar que as normas da ABNT, constantemente, são atualizadas.

Assim, busque a versão mais recente da norma da ABNT para utilizá-la em seu trabalho de conclusão de curso.

Conclusão

Conclusão do Artigo- TCC passo a passo: Como fazer?

Em virtude do que fora exposto, nota-se que o aspecto mais desafiador na elaboração de um trabalho de conclusão de curso é a organização do pensamento para enfrentar o problema-chave.

Assim sendo, siga os 12 passos apontados neste artigo na ordem em que foram apresentados para que você consiga começar e finalizar o seu TCC da maneira correta.

Por fim, caso tenha gostado deste artigo, compartilhe e comente, pois a sua opinião é muito importante para o desenvolvimento de nosso trabalho!

--

--

--

Professor of Law at the University of São Paulo. Post-doctoral research at Université Paris I Panthéon-Sorbonne. Academic Visitor at University of Oxford.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Cristina Godoy Bernardo de Oliveira

Cristina Godoy Bernardo de Oliveira

Professor of Law at the University of São Paulo. Post-doctoral research at Université Paris I Panthéon-Sorbonne. Academic Visitor at University of Oxford.

More from Medium

The final and most important touch; the cover

Clovers.

Twitter-Data-Analysis