Devemos Temer?

Análise crítica de nossa situação atual.
Muitas pessoas estão discutindo as medidas de Temer e ainda justificando-as comparando ao governo de Lula e de Dilma. Queria levantar alguns pontos interessantes que algumas pessoas possam estar confusas ou até argumentando para poder defender o presente golpista.
- Nosso sistema governamental
“PT acabou com a saúde e a educação! Temer está tentando limpar a sujeira!”
Primeiramente (Fora Temer!), vamos ter que entrar na discussão sobre nosso sistema governamental. Ainda existe a falsa ideia que nosso governo funcione como uma pirâmide. Que o Presidente tem a palavra final. Na verdade, não é bem assim que acontece. Tanto que esse foi um dos problemas da Dilma, pois muitos projetos precisavam de apoio de certas pessoas, apoio estatal e municipal, o qual ela não estava tendo.
A União, e não o presidente, determina quanto será passado para a saúde por ano e cria projetos de saúde em escala nacional. O Estado recebe esse dinheiro da União e agrega uma porcentagem da renda dele e distribui entre os municípios. Por fim, o município trata de tentar atender ao máximo de pessoas, controlando os hemocentros e investindo 15% da renda anual na saúde.
Se entre qualquer um houver super-faturamento, como o que acontece no governo estatal do Alckimin, como podemos jogar a culpa simplesmente no presidente?!

2. Sobre o programa Mais Médicos
“Querem transformar Brasil em Cuba! Dilma está acabou com nossa saúde!”
Segundo dados da Agencia Brasil, o Mais Médicos hoje conta com 14 mil profissionais em locais que até então estavam carentes de atendimento. 80% deles são cubanos! Mas quando os outros estrangeiros recebem seus R$10 mil mensais, o governo brasileiro ignorou completamente a legislação trabalhista no caso dos cubanos e afirmou uma parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que funciona como intermediária.
O dinheiro seria enviado a essa entidade, que repassaria a Havana, que só então faria o pagamento aos médicos, com um detalhe: os profissionais ficam somente com menos da metade do valor pago. Esse valor é impossível saber ao certo, já que o governo brasileiro alega que a Opas não informa a União sobre a justificativa de “cláusula de confidencialidade!”.
Ou seja, o repasse foi terceirizado por uma outra empresa. Bem vindos a terceirização!
Então usar a justificativa que a saúde estava mal devido a Dilma, e que embolsaram grana do projeto e colocaram médicos sem qualidade no Brasil, não rola!
Outra informação interessante é que os cubanos nunca iriam receber 10 mil. O salário iria variar de 2,5 á 4 mil reais dependendo do trabalho que ele iria realizar, onde e como.

3. Sobre o Mais Médicos e os cubanos
Um relato: “A diferença que existe entre os médicos cubanos e as demais nacionalidades no Mais Médicos decorre do fato de que os médicos brasileiros e de outros países se inscreveram de forma voluntária no programa. Já os cubanos não. Eles vieram por uma intermediação do governo cubano. Cuba tem missões médicas em muitos países, especialmente na América Latina e África, e para os médicos cubanos é um orgulho se inscrever para participar delas.”
Os cubanos vem para o Brasil como profissionais de Cuba e não como bolsistas do Mais Médicos. Eles são também uma importante fonte de receita para seu país. Cuba vive um bloqueio que lhe impede de realizar muitas transações comerciais, então exportar serviços médicos é algo que dinamiza seu PIB.
No mais, os médicos cubanos ganham bastante dinheiro em se comparando com o câmbio, uma vez que o real é mais valorizado que o peso cubano. Além disso, eles podem voltar a hora que quiserem ou por opção do governo. Aqui se escuta dizer que são “escravos”, mas se observarmos a diferença cambial, e não nominais, veremos que eles ganham dinheiro suficiente para garantir uma vida confortável. O mesmo vale para serviços de engenheiros que Cuba também tem “exportado”.

4. Sobre a crise
“Ninguém ganha com a crise!”
Então, só que não! Os bancos podem discordar dessa informação!
Os lucros dos bancos em 2015 foram os maiores em muito tempo. A crise só aconteceu porque há concentração de capital em outro ponto.
A crise não é provocada por um presidente, mas por um sistema. Quer viver em um sistema capitalista, você vai ter que se acostumar com crises! Não existe um sistema capitalista sem crise!
O capitalista (banqueiros, fazendeiros, investidores etc) movendo grande capital, nacional e internacional, detêm o poder de “fazer sobrar” e “fazer faltar”. Como o capital que eles controlam é de grande importância (quase 90%) do tesouro nacional, se há um déficit nele, há um déficit nacional, que (adivinha só) não será pago por eles. E quem vai ficar sem dinheiro para investimentos, devendo juros é a nação e não os banqueiros, que ficam tranquilos esperando na deles.
A média global é de duas grandes crises por década, deixando empresas sem investimento, aumenta-se o preço da propriedade, aumenta-se juros, aumentam contas, aumenta o custo de vida, aumenta o desemprego e por aí vai.
Em um cenário onde tudo isso acontece, o trabalhador agora é obrigado a fechar sua loja própria e a se render a um trabalho qualquer, muito mais facilmente, pois tudo esta caro e ele precisa passar essa época de crise. é quando ele aceita péssimos acordos de trabalho, pois ele precisa trabalhar e o emprego se torna um produto escasso.
Isso gera uma ótima oportunidade para reduzir direitos trabalhistas, terceirizar mão de obra e apresentar soluções á curto prazo que parecem ótimas para o trabalhador, mas na verdade ele só esta vendendo o trabalho dele cada vez por menos.

5. As melhoras e os poréns
“Querem trazer a ditadura comunista para o Brasil!”
O PT ficou 12 anos no poder. tirou o país do mapa da fome, tirou o nordeste a seca, construiu projetos de educação como ciência sem fronteiras, criou o SUS, que Obama veio aqui ver de perto para implantar nos EUA como The Obama Health Care, e depois do sucesso do Primeiro Projeto de Saúde Pública nos EUA, foi concedido ao Lula o prêmio nobel da paz.
O SUS é referencia na ONU e internacionalmente. Lula criou 18 faculdade públicas, FHC nenhuma, pois os investimentos em educação dele eram somente para setor privado. Isso sem contar as ETECs e as escolas profissionalizantes que foram marcar registradas da administração do PT.
Porém, nesses 12 anos o PT também compactuou com banqueiros e fazendeiros, genocídios de índios, propriedades privadas, terceirização de matérias primas, entre outras coisas de sua política reformista e não revolucionária!
É claro que dentro dos apartamentos, com convênio médico e estudando em escola particular você não vai conseguir ver muita diferença e nem melhoras na saúde ou na educação.
A administração de Dilma caminhava exatamente as mesma medidas que o Temer está fazendo, só que mais disfarçadamente, não tão escancarada.
Muitos diziam que Dilma e Lula queriam trazer o comunismo para o Brasil. Isso mostra o quanto o brasileiro não entende nada de comunismo!

6. “Deixa o cara trabalhar!”
O que será que entendemos por democracia?
Será que o meu dever como cidadão é somente ir mostrar minha opinião de voto a cada 4 anos e assim, esperar para ver e aceitar passivamente tudo o que os governantes decidem fazer? Mesmo se forem atitudes com vão contra a liberdade, direito e a própria democracia?
E outra, Temer nem votado foi!
Algumas pessoas de direita reclamam que estamos criticando tudo que o Temer faz. Bom, se ele fizesse algo de bom talvez isso não aconteceria! E é o nosso dever criticar quando nossos direitos estão sendo prejudicados de alguma forma.
Na Suécia manifestantes protestaram contra a vice primeira ministra do país, que utilizou seu cartão corporativo para comprar uma barra de chocolate, e foi expulsa de seu cargo. Isso acontece pois na Suécia além do sistema de transparência total de tudo que todos os governantes fazem, eles são extremamente politizados. Eles vão e olham o que seus governantes estão fazendo e cobram por isso.
A matéria feita pela Bandeirantes mostra a vida dos políticos e como se desenvolvem suas atividades, políticos sem…www.revoltabrasil.com.br
Seria estranho começar a criticar se o brasileiro tivesse essa mesma postura?!
Na França, protestos contra as mudanças nas leis trabalhistas gerou espanto em todo o mundo! Mudanças muito parecidas com as que Temer está doidinho para realizar aqui no Brasil!
“Deixar o cara trabalhar!” ou quer dizer “Que o povo trabalhe!”?
Trabalhe mais e ganhe menos? Com menos direitos? Desculpe, mas isso não será possível!
7. PEC241/16
“Precisamos de cortes, mas a educação e a saúde não irão sofrer com isso!”
A PEC 241 é o PAC do sistema financeiro!
Querem que acreditamos que congelar os gastos dos serviços públicos por 20 anos é para melhorar as contas púbicas, quando na verdade é para melhorar ainda mais a vida dos banqueiros do mercado financeiro.
Se tira da saúde e da educação, esse dinheiro vai pra onde mesmo?
E temos que lembrar também que o pouco investimento nesses setores, abaixa a qualidade deste, facilitando a promoção da terceirização desses setores (vou ter que por a fotinho do Alkimin aqui de novo?!)

8. Comunistas e suas ideias
E para finalizar, eias uma indicação de leitura sobre o posicionamento do partido do PCB sobre a PEC 241/16:
Raquel Júnia - EPSJV/Fiocruz | 22/09/2016 14h11 - Atualizado em 22/09/2016 14h45 Leitos de hospitais fechados, aumento…pcb.org.br
— —
Bom, é muito pano pra manga. Mas dá pra perceber que argumentos rasos não ajudam na construção de pensamentos críticos e de cidadães ativos, politizados e preocupados com seus direitos.
— —
*Esse texto foi escrito em conjunto por intermédio de um grupo de discussão.