Criando um media center com Raspberry Pi

Dessa vez o assunto será sobre Raspberry Pi, pelo qual em breve irei escrever mais posts sobre o que fazer de legal com essa pczinho.

Tudo começou quando recentemente comprei o kit Raspberry Pi 3 da loja FilipeFlop, que é uma ecommerce brasileira focada em IoT e que oferece um ótimo preço com entrega rápida!

Kit iniciante Raspberry PI 3

E com isso comecei a fuçar e fuçar sobre o que poderia fazer de útil com esse mini pc de bolso, de início instalei e brinquei um pouco com a distro Raspbian que oferece um Linux desktop baseado no Debian, depois disso acabei removendo o Raspbian, e instalei o OSMC que é um sistema operacional fodástico focado em media center.

Media Center OSMC

OSMC é um sistema baseado no sistema Kodi, ele é capaz de rodar videos, músicas, imagens, rádio e tv. Para instalá-lo, acesse esse link: https://osmc.tv/download.

Ele é um sistema com uma lista gigantesca de addons que expandem sua utilidades. No meu caso, eu instalei os addons:

  • cCloudTV: oferece uma lista imensa de canais abertos no mundo via streaming.
  • Exodus: é um streaming de torrents, ele já vem com pacote completo necessário para ver filmes e séries de alta qualidade.
  • OpenSubtitles (Unofficial): Não instale a versão oficial! Instale a versão não-oficial, pois a oficial requer que você se cadastre no site opensubtitles, para baixar e usar legendas nos videos.
  • Youtube e Vimeo: Ambos são apenas addons para visualizar vídeos do youtube.com e vimeo.com.

Um detalhe importante é que com excessão ao Youtube e Vimeo, os demais addons não são oferecidos pelo repositório oficial, e com isso, você terá que instalar um repositório não oficial chamado SuperRepo, que permitirá instalar o cCloudTV, Exodus, OpenSubtitles, além de milhares outros addons a sua disposição. 
Outro detalhe é que infelizmente, nenhum addon Netflix funciona.

Para instalar o SuperRepo que vai permitir a listagem e instalação de addons não-oficiais, faça o seguinte procedimento:

  1. Ao ligar seu OSMC, vá para: Settings >> File Manager >> Add source;
  2. Clique no textbox e digite: http://srp.nu. Depois clique em Done;
  3. Clique no textbox vazio abaixo para nomear esse repositório;
  4. Digite qualquer nome, por exemplo, pode ser o nome de SuperRepo e clique em Done;.
  5. Clique OK;
  6. Volte para a home screen e agora, vá para Settings >> Addons >> Install from zip file;
  7. Clique no source: SuperRepo que você acabou de adicionar;
  8. Escolha o repositório que deseja instalar, para o OSMC o melhor repositório é o Helix, então navegue até: helix/All/Repositories/install-this-repository.zip;
  9. Após essa instalação, você terá novos addons sendo listados para você, para instalá-los, volte para home screen, e vá para Settings >> Addons >> Install from repository >> SuperRepo >> Video add-ons;
  10. Procure e instale os addons: cCloudTV, Exodus, Quasar;
  11. Após a instalação com sucesso, volte para home screen, e vá para Videos >> Video add-ons escolha um desses addons para rodar e boa diversão!

Outra coisa legal do Raspberry e OSMC é a compatibilidade com alguns controles remotos das TV e SmartTVs atuais que basicamente já possuem a tecnologia HDMI-CEC (Sim, HDMI também emite sinal de controle remoto!). Se você comprou uma TV Plasma, LCD ou LED desde 2011 até os dias atuais é muito provável que sua TV possui essa tecnologia, e o mais legal é que se sua TV possui HDMI-CEC, você não terá que configurar nada no OSMC, você vai apenas ativar essa tecnologia pelo próprio controle remoto Babbbaaan!!! Seu OSMC será controlado pelo controle remoto de sua TV. Para identificar isso, listarei abaixo algumas marcas de TV populares no Brasil, e com isso, veja de acordo com sua marca de TV, se seu controle remoto possui essa tecnologia:

  • Samsung: Anynet+
  • Sony: BRAVIA Link ou BRAVIA Sync
  • Sharp: Aquos Link
  • Hitachi: HDMI-CEC
  • AOC: E-link
  • Pioneer: Kuro Link
  • Toshiba: Regza Link ou CE-Link
  • LG: SimpLink
  • Panasonic: VIERA Link, HDAVI Control ou EZ-Sync
  • Philips: EasyLink

Se sua TV possui essa tecnologia, parabéns seu OSMC será 100% controlável pelo conforto do controle remoto! Caso não tenha isso, você pode facilmente comprar um Controle Remoto com USB IR Receiver, há vários no Mercado Livre para comprar.

Em geral, o OSMC quebra muito bem o galho quando você quer ver TVs abertas pelo mundo ou até mesmo assistir filmes/séries dos servidores torrents, ele não é perfeito, pois há vários addons incompatíveis ou que não funcionam, porém ele não só é compatível com Raspberry PI, há versões para Windows, MacOSX e Linux, afinal caso você já possua um pc potente como media center, não haverá necessidade de comprar um Raspberry PI né!